Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VIVENDO E APRENDENDO COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Identificar os sentimentos e pensamentos de colegas, professores e familiares sobre os animais de estimação.

2) Perceber a importância atribuída aos animais de estimação pelos seus donos.

3) Adotar atitudes de valorização e proteção aos animais, reconhecendo-os como seres vivos  merecedores de respeito.

4) Conhecer entidades e associações de proteção aos animais e posicionar-se de maneira crítica e responsável contra a negligência e a violência direcionadas aos mesmos. 

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS AO/A PROFESSOR/A:   

Professor/a, na história da humanidade os animais sempre tiveram uma estreita proximidade com o homem, participando nas caças, na locomoção, como guardas, dentre outros. No momento em que foram domesticados, alguns animais passaram a ocupar um lugar diferenciado na vida dos seres humanos, desenvolvendo com esses uma relação de companheirismo, fortemente marcada por sentimentos de afeto. Nesse sentido, estudos recentes apontam para a importância da convivência com animais para a saúde física e mental do ser humano. Essa aula tem o propósito de sensibilizar o/a aluno/a para o respeito e cuidado que se deve ter com os animais de estimação além de auxiliar na identificação de pensamentos e sentimentos dos donos em relação aos seus animais. 

Professor/a, sugere-se que essa aula seja desenvolvida no laboratório de informática. 

Atividade 1:

1º Momento: Professor/a convide os/as alunos/as para assistirem ao vídeo: "TURMA DA MÔNICA EM: UM DIA DE CÃO", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=9z6zGm0MzEY 

2º Momento: Propor a seguinte reflexão aos/as alunos/as: Na sua percepção, o que o vídeo retrata? Qual a idéia do Cebolinha a respeito da vida dos cães? Por que ele teve o desejo de tornar-se um cão? O que Cebolinha e Cascão vivenciaram quando tiveram a oportunidade de se tornarem um cachorro?

3º Momento: Em duplas, os alunos deverão conversar a respeito da vida dos cães que moram na rua e daqueles que vivem com seus donos. Após essa primeira reflexão, os/as alunos/as deverão listar os cuidados que se devem ter com animais de estimação.

Tarefa de Casa: Os/as alunos/as deverão entrevistar pessoas de sua família, de seu condomínio ou bairro que tenham animais de estimação a partir das seguintes questões: 

1) Por que você escolheu ter um animal de estimação?

2) Na sua percepção, os animais de estimação contribuem com as as pessoas? De que forma?

3) Você acredita que animais têm sentimentos? Exemplifique

4) O seu animal percebe quando você está triste ou chateado? Que reação ele tem?

5) Relate um episódio curioso que você tenha vivido com o seu animal de estimação.

Atividade 2:

1º Momento: Socializar as entrevistas realizadas pelos/as alunos/as ressaltando alguns pontos: 1) Os animais de estimação são companheiros leais aos seus donos e dignos de respeito e consideração. 2) Quando as pessoas optam por ter animais de estimação precisam ter ciência de suas responsabilidades para com os mesmos. 3) Os animais de estimação são solidários aos seus donos e, na maioria das vezes, colaboram com os mesmos quando esses estão bravos, tristes ou deprimidos. 4) Os animais de estimação têm instinto de proteção e muitas vezes são considerados “heróis” por salvarem a vida de seus donos. 

2º Momento: Dividir a turma em cinco sub-grupos e propor que acessem os links abaixo para fazerem a leitura dos textos: 

1)"Higiene na convivência das crianças e os animais de estimação", disponível em:

http://br.guiainfantil.com/higiene-infantil/333-a-higiene-na-convivencia-das-criancas-e-os-animais-de-estimacao-.html

2) "Conviver com animais de estimação pode prevenir doenças", disponível em:

http://jornaldacidade.net/2008/noticia.php?id=72554 

3) "Benefícios da convivência com Animais", disponível em:

http://animais.bicodocorvo.com.br/curiosidades/beneficios-da-convivencia-com-animais

4) "A convivência entre crianças e animais", disponível em: 

http://www.dzai.com.br/animais/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=16901 

5) "Bebês e animais de estimação", disponível em:

http://www.sissaude.com.br/sissaude/inicial.php?case=2&idnot=6534 

3º Momento: Os/as alunos/as deverão relatar as informações contidas nos textos lidos para os demais colegas. 

4º Momento: Professor, após a apresentação dos/as alunos/as, oriente os/as mesmos/as a retornarem ao seu grupo inicial para produzirem cartazes ou folders com informações importantes sobre animais de estimação que poderão ser ilustrados com gravuras de revistas ou desenhos feitos por eles/as mesmos/as.

Fotos ilustrativas do arquivo pessoal da autora 

5º Momento: Socializar os cartazes e folders dos/as alunos/as e propor que se faça uma divulgação/distribuição dos mesmos em outra sala ou no horário do recreio, incentivando os/as alunos/as a respeitarem e a defenderem os animais.

Professor/a, caso você tenha acesso ao documentário "Camelos também choram" sugere-se a exibição do mesmo no sentido de despertar a atenção dos/as alunos/as para o fato de que na convivência com animais é possível perceber que muitos deles demonstram sensibilidade com a sua espécie e com os seres humanos. No caso desse documentário, fica evidente o sofrimento do Camelo fêmea diante de seu filhote e a sua sensibilidade perante a música. Para conhecer a sinopse e comentários feitos pelos críticos a esse documentário, acesse o link abaixo:

http://www.cineplayers.com/critica.php?id=525  

Atividade 3: 

1º Momento: Professor/a, inicie sua atividade ressaltando a importância do respeito e do cuidado que se deve ter com os animais e pergunte aos/as alunos/as se eles/as conhecem alguma entidade protetora de animais.

Professor/a, nos endereços disponíveis abaixo você encontrará várias informações sobre associações protetoras de animais:

"UIPA-União Internacional Protetora dos Animais" , disponível em:

http://www.uipa.org.br/portal/modules/mastop_publish/?tac=A_UIPA 

"Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis", disponível em:

http://www.apasfa.org/futuro/right.shtml 

"ARCA Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal ", disponível em:

http://www.arcabrasil.org.br/arca/index.htm 

"APASCS-Associação Protetora de Animais de São Caetano do Sul", disponível em:

http://www.apascs.org.br/missao.php 

2º Momento: Professor/a, oriente os/as alunos a se sentarem em grupo para levantarem suas dúvidas sobre as entidades protetoras de animais. Após esse momento, os/as alunos/as deverão elaborar algumas perguntas que gostariam de fazer às pessoas que trabalham em tais entidades.

3º Momento: Professor/a, o ideal é que se promova uma visita à uma associação protetora de animais para que os/as alunos/as façam as perguntas diretamente aos responsáveis. Para isso, faz-se necessário que você pesquise em sua cidade ou região se há alguma associação para que seja feita a atividade de campo. Caso não seja possível, forneça aos/as alunos/as os links disponibilizados anteriormente para que pesquisem as informações contidas nos mesmos e posteriormente enviem e-mail para os responsáveis pelas associações com as dúvidas levantadas por eles/as nos grupos de discussão.

4º Momento: Professor/a convide os/as alunos/as para ouvirem a história em quadrinhos da revista "Takinha e sua turma" com o título: "Vamos defender os animais"

Professor acesse o endereço a seguir para baixar a revista "Takinha e sua turma":

http://www.apascs.org.br/takinha.php 

Você encontrará na revista proposta de atividades como cruzadinhas, caça-palavras, dentre outras atividades que poderão ser utilizadas em sua aula.

5º Momento: Promova uma reflexão e discussão sobre as ações que cada um deverá adotar no sentido de proteger os animais.

Recursos Complementares

Artigo eletrônico: "É o bicho!", disponível em:

http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC1147452-2213,00.html 

Artigo eletrônico: "A importância da visita de animais de estimação na recuperação de crianças hospitalizadas", disponível em:

http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/419-Einstein5-2_Online_AO419_pg111-116.pdf 

Vídeo Youtube: "Globo repórter Animais de Estimação", disponível em: 

http://www.youtube.com/watch?v=-Hs8MRTxIoQ   

Vídeo Youtube: "Cuidados com os animais de estimação", disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=q7dC_DnY17E   

Vídeo Youtube: "Vantagens de ter animais de estimação", disponível em: 

http://www.youtube.com/watch?v=fH-I9G5KnY4  

Avaliação

Professor/a procure observar ao longo das atividades se os/as alunos/as conseguiram identificar os sentimentos e pensamentos das pessoas sobre os animais de estimação, bem como a  importância atribuída aos animais de estimação pelos seus donos. Oriente os/as alunos/as a registrarem individualmente algumas ações que deverão ser adotadas pelas pessoas no sentido de valorizar e respeitar os animais. Por fim, para a avaliação final, solicite aos/as alunos/as que produzam um texto questionando e criticando a negligência e violência contra animais.     

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.