Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esportes: O Futebol como fenômeno esportivo - como surgiu?

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Compreender as principais características do esporte para conceituá-lo cientificamente;

§  Conhecer as diferentes manifestações culturais historicamente construídas que influenciaram a criação do que denominamos hoje de futebol;

§  Compreender que necessidades sociais concretas influenciaram o surgimento do futebol como manifestação esportiva.  

Duração das atividades
2 aulas de 60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre a temática desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conceituando esportes  

Reunir a turma e pedir que leiam atentamente o texto disponível em:

http://www.eeferp.usp.br/Docentes/Valdir/O%20que%20e%20esporte.pdf 

Acesso em 14/08/2010.

Após a leitura do texto, levantar as seguintes questões: O que acharam do texto? Quais foram os destaques que fizeram? Existem dúvidas que gostariam de esclarecer? Concordam com as reflexões do autor sobre o que é esporte?  

Após um debate, propor que a turma faça uma lista dos principais elementos que caracterizam os esportes (a partir da leitura do texto). O professor deverá registrar os itens relacionados pelos alunos para utilização em outro momento da aula.   

Atividade 2: Conhecendo os primórdios de um esporte  

Nesta atividade os alunos assistirão alguns vídeos nos quais terão a oportunidade de conhecer práticas corporais - que não se caracterizavam como esportes - criadas no passado que podem ter influenciado a criação do que denominamos hoje de futebol. A proposta é que durante a apresentação dos vídeos o professor, utilizando-se das informações apresentadas no texto abaixo, faça uma exposição oral sobre a ideia de que as práticas corporais são historicamente construídas atendendo a diferentes necessidades. Neste caso, o futebol, como esporte, teve suas origens influenciadas por diferentes manifestações culturais.

Kemari, jogo de bola do Japão:

http://www.youtube.com/watch?v=TbGdzKVqPrw

Joga de bola dos Maias

http://www.youtube.com/watch?v=-ACQmNPa-YU

http://www.youtube.com/watch?v=yyIJj_VIVoc

Jogo de Calcio Italiano

http://www.youtube.com/watch?v=Sm2hgqa-2ws

http://www.youtube.com/watch?v=WsRqSNSjy3E 

Acessos em 14/08/2010.

Apresentamos a seguir um texto que pode auxiliar o professor a desenvolver reflexões com a turma acerca do surgimento do futebol como manifestação esportiva.

        Na Itália Medieval o jogo denominado gioco del calcio era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente, por questões sociais típicas da época. O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando à prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram uma nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo. O gioco de calcio saiu da Itália e chegou à Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. 

Site consultado: http://www.ligaesportivadepalmas.com.br/conteudo.php?id=30. Acesso em 14/08/2010.

Como fechamento para este momento da aula, o professor deverá motivar um debate a partir das seguintes provocações:

1) Como podemos caracterizar uma prática corporal como esporte?

2) Podemos afirmar que as práticas corporais apresentadas nos vídeos eram "o esporte futebol no passado"?

3) Quais as semelhanças e diferenças entre estas práticas e o futebol atual?

Atividade 3: Vivenciando jogos do passado com bolas  

Neste momento da aula, após a apreciação do vídeo, o professor convidará a turma para experimentar algumas das manifestações culturais do passado que utilizavam bolas. Pedirá à turma que se organize para definir as adaptações, os materiais e os espaços necessários para a prática das mesmas.

Jogos a serem experimentados pela turma

1) Gioco del calcio italiano

Objetivo: Levar a bola até dois postes previamente determinados    

Sugestões: Definir limites para o contato corporal já que o calcio antigamente era muito violento e adaptar os postes entre os quais se marca pontos;  

2) Jogo de bola dos Maias

Objetivo: Marcar pontos passando a bola entre arcos presos em uma parede

Sugestões: Usar pneus ou arcos encostados lateralmente em uma parede e definir limites para o contato corporal.   

3) Kemari, um jogo japonês

Objetivo: Manter a bola no ar utilizando somente os pés   

Sugestão: Dispostos em círculo tocando um para o outro, tentar manter a bola no ar sem deixá-la cair no chão.

Após a vivência dos jogos acima relacionados, reunir a turma e questioná-los como foi a experiência e se gostaram dos jogos; o que foi positivo e negativo e de que maneira esta experiência os ajuda a compreender um pouco mais sobre a origem do futebol como fenômeno esportivo.

Recursos Complementares
Avaliação

Produzir um texto analisando:

1) Os elememtos que caracterizam uma prática corporal como esporte;

2) As manifestações corporais que deram origem ao futebol.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.