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EXERCÍCIO DA CIDADANIA: SOMOS “CIDADÃOS DE PAPEL”?

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Levantar hipóteses sobre o significado da expressão “cidadão de papel” e comparar com a definição dada pelo autor.
  2. Reconhecer a importância de exercer o seu papel de cidadão participativo, que conhece e luta por seus direitos na sociedade em que vive.     
  3. Analisar situações práticas de cidadania ocorridas na escola e propor novas alternativas de ação, envolvendo a comunidade escolar.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente e que tenham conhecimentos básicos de leitura, interpretação e escrita.

Declaração Universal dos Direitos Humanos, disponível no sítio http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm 

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:  

Podemos definir cidadão como um indivíduo que conhece e entende os seus deveres e direitos na sociedade, sabendo reivindicá-los quando necessário, exercendo a cidadania de forma ética, solidária e responsável. Então, por que a expressão “cidadão de papel”? Justamente porque presenciamos, constantemente, o desconhecimento por parte das pessoas de seus direitos ou o não respeito a eles e às leis instituídas em nosso país que, muitas vezes, não saem do papel. Assim, com base nas idéias de Gilberto Dimenstein, autor do livro "O Cidadão de Papel - a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil" (1993), a expressão "cidadão de papel" se refere a “um cidadão com direitos adquiridos, mas não usufruídos e isso acontece na grande maioria, por falta de informação. O Estado fornece condições para que sejam conhecidos e proporcionados aos cidadãos, apenas os "benefícios" que a ele, Estado, sejam convenientes e interessantes. Dessa forma, para ele, pouco importa que o cidadão tenha conhecimento dos direitos que possui, pois, assim, não há reivindicações e muito menos lutas pela aquisição desses direitos, por parte dos cidadãos”. Nesse sentido, pretendemos com esta proposta, abrir espaço no contexto escolar para a reflexão e problematização de nosso papel de cidadão no dia a dia: Somos ou não "cidadãos de papel"?

Fonte: http://wagnerlemos.com.br/cidadaodepapelgilbertodimenstein.pdf 

Referência bibliográfica:

DIMENSTEIN, Glberto. O Cidadão de papel - a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil. São Paulo:Ática,  22. ed., 2009.

INTRODUZINDO...

As propostas relativas ao tema da aula, poderão ser desenvolvidas de forma integrada com os professores das diferentes áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, História, Educação Artística, Filosofia, Ciências e as demais áreas, sendo que estes professores poderão também propor outras atividades relacionadas à temática, articulando-as com os conteúdos curriculares.

ATIVIDADE 1: "CIDADÃO DE PAPEL": O QUE SIGNIFICA?

Apresente a tirinha abaixo e solicite aos alunos que a leiam e troquem opiniões sobre o que ela leva a pensar.

 Fonte: http://pelotasvip.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/01/cidadao.jpg 

Problematizando o conteúdo da tirinha: Vocês concordam que este é o papel do cidadão no dia a dia? Qual seria, então, o papel do "verdadeiro cidadão"? Vocês conhecem pessoas que agem parecido com o personagem da tirinha? O que elas fazem? E pessoas que agem diferente? Como elas costumam agir?

Após a troca e confronto de opiniões por parte dos alunos, pergunte: O que vocês imaginam que significa a expressão "cidadão de papel"?

Cada aluno deve responder por escrito a esta pergunta. Em seguida, cada um lê sua resposta e toda a turma tenta identificar os pontos em comum entre as respostas dadas.

 A fim de enriquecer a discussão, comente que há um jornalista e escritor chamado Gilberto Dimenstein que escreveu um livro intitulado: "O Cidadão de papel - a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil", com a intenção de levar para a sala de aula a discussão da cidadania em nosso país. Assim, com base nas idéias deste autor, vamos conhecer alguns significados atribuídos ao termo "Cidadão de papel". Entregue uma cópia a cada aluno.

"É um cidadão com direitos adquiridos, mas não usufruídos e isso acontece na grande maioria, por falta de informação. Ele conhece pouco ou quase nada sobre os direitos que possui, não manifestando suas opiniões, não fazendo reivindicações e muito menos lutando pela garantia destes direitos".

 "É um cidadão que usufrui uma cidadania aparente denominada cidadania de papel. A verdadeira democracia implica na conquista e efetividade dos direitos sociais, políticos e civis, caso contrário, a cidadania permanece inerte no papel. A cidadania de papel, portanto, surge com o desrespeito aos direitos fundamentais do homem, com a falta de escolas, com a migração, com a desnutrição, com o desemprego e com a pobreza".

Fonte: http://wagnerlemos.com.br/cidadaodepapelgilbertodimenstein.pdf 

          http://www.ssrevista.uel.br/c-v8n1_regina.htm 

Prosseguindo, solicite aos alunos que comentem, perguntem e troquem ideias sobre o que compreenderam acerca das definições acima apresentadas. Peça, também, que estabeleçam relações de semelhanças e diferenças entre as hipóteses levantadas e escritas por eles e as definições do autor.

Para ampliar a discussão, convide os alunos para assistir ao vídeo "Cidadão de papel", disponível no link    

http://www.youtube.com/watch?v=c8e949j_tPQ 

Incentive os alunos a expressar o que sentiram ao assistir o vídeo e  a discutir a relação entre o conteúdo abordado e as definições dadas e debatidas anteriormente relativas à expressão "cidadão de papel".

Os professores de História e de Filosofia podem enriquecer o debate, trocando e complementando informações referentes à cidadania em diferentes épocas, o que é um cidadão e sobre o que se entende por cidadão/cidadania de papel.

A seguir, com a mediação do professor, os alunos deverão produzir um texto coletivo sobre como o "verdadeiro cidadão" exerce a cidadania e como o "cidadão de papel" costuma agir perante as diversas situações do cotidiano, podendo conter exemplos práticos. O professor anota na lousa e, posteriormente, os alunos registram no caderno.

ATIVIDADE 2: CRIANDO E RECRIANDO!

O professor de Língua Portuguesa poderá participar desta atividade e, em outros momentos, trabalhar o tema utilizando variados gêneros discursivos como: textos informativos; reportagens; letras de música; poesias, dentre outros.

Inicie a atividade com a leitura de uma versão da história do "Pinóquio", acessando o link

http://www.youtube.com/watch?v=CMNIUM-UmFQ

Ao término da leitura, instigue os alunos a comentarem sobre a parte de que mais gostaram, a de que menos gostaram, justificando-as. 

Problematização relativa à história: O que vocês acham das atitudes de Pinóquio? E das atitudes do Raposão e do Gatão? E das do Grilo Falante? Vocês concordam que tudo o que fazemos tem uma consequência, que pode ser boa ou ruim, dependendo de como agimos? Vocês recordam de alguma situação em que se sentiram como um boneco de cordões/marionete? Como foi? Há pessoas que tratam/manipulam os outros como se fossem bonecos controlados por cordões? Por quê? Em que situações?

Dando continuidade, solicite aos alunos que se organizem em grupos e faça a seguinte proposta: Na história, Gepeto construiu um boneco de madeira, mas agora cada grupo deverá criar um boneco que represente o "Cidadão de papel". Para isto, poderão utilizar canetinhas, pincéis, cola, tesoura, vários tipos de papéis, tais como: jornal, revistas e gibis usados, papel pardo ou kraft,  papel crepom e outros. Troquem idéias, usem e abusem da criatividade para construir o boneco de papel! Neste momento, o professor de Educação Artística pode contribuir com sugestões e propor outras atividades em suas aulas, ligadas ao tema.

Em seguida, cada grupo compartilha e comenta acerca de sua produção, esclarecendo sobre os aspectos que caracterizam o "cidadão de papel".

Fotografe os bonecos criados  por cada grupo.

Após este momento, desafie os grupos a fazer transformações nos bonecos de papel, imaginando que eles estão se tornando "bonecos de verdade", ou seja, "verdadeiros cidadãos". Disponibilize sucatas, palitos de picolé, tampinhas, botões, pedaços de isopor, retalhos de panos, dentre outros materiais.

Abra espaço para que cada grupo mostre o boneco com as transformações feitas, justificando-as. Novamente, fotografe os bonecos recriados e providencie, se possível, a impressão/revelação das fotos tiradas nos dois momentos.

Com as fotos em mãos, cada grupo deverá preencher o quadro-síntese abaixo, de acordo com o que foi vivenciado e discutido durante a aula:

"CIDADÃO DE PAPEL"

"VERDADEIRO CIDADÃO"

COLAR FOTO

COLAR FOTO

 SER "CIDADÃO DE PAPEL" SIGNIFICA...

           SER "VERDADEIRO CIDADÃO" SIGNIFICA...

REGISTREM UMA SITUAÇÃO EM QUE AS PESSOAS AGIRAM COMO "CIDADÃOS DE PAPEL"

REGISTREM UMA SITUAÇÃO EM QUE AS PESSOAS AGIRAM COMO "VERDADEIROS CIDADÃOS"

AGORA, FAÇAM O REGISTRO DE  UMA SITUAÇÃO EM QUE VOCÊS AGIRAM COMO "CIDADÃOS DE PAPEL"

AGORA, FAÇAM O REGISTRO DE UMA SITUAÇÃO EM QUE VOCÊS AGIRAM COMO "VERDADEIROS CIDADÃOS"

Organize os quadros-síntese em um painel a ser afixado no mural da sala de aula.

ATIVIDADE 3: AÇÕES DE CIDADANIA

O professor inicia a atividade, informando aos alunos sobre uma campanha a respeito de ações de cidadania, promovida pelo "Instituto de Cultura de Cidadania do Rio de Janeiro - A Voz do Cidadão". Saibam do que  se trata esta campanha: "A Voz do Cidadão lançou a campanha 'Oi, Cidadão! Flagrantes de Cidadania': Faça do seu celular uma arma a favor da plena cidadania! Fotografe situações de cidadania exemplar e envie para nós com um relato sobre o fato e a lição que você acha que pode tirar e passar adiante. Se aprovadas, você terá suas imagens divulgadas nesta página e ainda receberá um certificado de Cidadão Exemplar da Voz do Cidadão. E não se esqueça de que o conceito da verdadeira cidadania não é apenas a boa conduta individual, sermos solidários ou agir com civilidade no espaço público. É sobretudo influenciar e até constranger os outros para que também ajam da mesma forma. Ou seja, não é apenas não cometer o delito; é recorrer às instituições adequadas para que este não se repita".

Fonte: http://www.avozdocidadao.com.br/detailConteudo.asp?ID=5&SM=5%2336 

Vamos, agora, conhecer algumas ações divulgadas pelo Instituto "A Voz do Cidadão":

Feira de reciclados/Recicloteca - Leblon/Rio de Janeiro 

"A cada dia, a consciência da importância da preservação do meio ambiente aumenta. E os esforços para sua divulgação também. Estudantes de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam nos finais de semana, na orla do Rio, uma Feira de Reciclados onde é demonstrado como objetos do dia-a-dia podem se tornar produtos a partir de matéria-prima reciclada. A Recicloteca, entidade que tem o apoio da AmBev também está presente, divulgando informações e cursos sobre o tema".

S.O.S Calçadas

"Ricardo criou um blog que se dedica a denunciar através de imagens, os abusos de motoristas e donos de estabelecimento com relação ao uso das calçadas".

Dia mundial de limpeza na praia

"Todo ano, no mês de setembro, o grupo Limpeza na Praia, dirigido pela apresentadora Anna Turano, organiza um evento com o objetivo de recolher objetos nas praias do Rio de Janeiro. A cada ano, o evento alcança mais cidades em todo o país. O mutirão equipado com sacos plásticos biodegradáveis, coleta tampinhas de garrafa, cotonetes, palitos em geral, canudinhos e muitos outros detritos. Também distribuem folders explicativos, informando como esse microlixo pode prejudicar e matar os animais marinhos e contaminar a areia, deteriorando a qualidade da vida humana".

Fonte: Estas e várias outras ações de cidadania encontram-se no sítio

http://www.avozdocidadao.com.br/flagrante_cidadania_01.asp 

Agora, vamos conhecer a ação de cidadania de uma escola...

Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), em Boa Esperança: Projeto CEIER em Ação.

"O evento foi marcado com palestras sobre sexualidade e saúde bucal, oficinas de maquiagem, unha decorada, culinária, além de serviços como emissão de carteira de identidade, corte de cabelo, atividades recreativas, entre outros. O evento contou ainda com a participação especial do Grupo Reviver (Melhor Idade), de Boa Esperança".

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/politica/3007303/acao-de-cidadania-em-escola-de-boa-esperanca-promove-servicos-a-comunidade 

Após a leitura das ações de cidadania, faça a seguinte questão aos alunos: Podemos afirmar que ao realizar estas ações, as pessoas exerceram o papel de "verdadeiros cidadãos"? Por quê?

A seguir, listem e analisem ações de cidadania ocorridas em sua escola. Para ampliar esta lista, espalhem pelo espaço escolar murais confeccionados com papel pardo intitulados: "Ações de cidadania realizadas pela escola", para que as pessoas possam fazer o registro do que se recordam e "Sugestões de  novos projetos/ações da escola", para serem organizados e desenvolvidos no decorrer do ano letivo, mobilizando toda a comunidade escolar, no sentido de exercer a cidadania no dia a dia. Para finalizar, professores e alunos podem eleger uma (ou mais) das sugestões apontadas e praticadas para tornar-se um projeto institucional (por exemplo, coleta de lixo em praças e parques próximos à escola, criação de uma rádio com divulgação das ações de cidadania da escola, dentre outros).

Recursos Complementares

Professor, para enriquecer a aula, você poderá utilizar com os alunos os seguintes recursos:

"Música "Cidadão de papel - até os anjos choram"  com vídeo, disponível no link  

http://letras.terra.com.br/cidadao-de-papel/1535829/ 

"Vídeo: Ação global Escola Maracanã", acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=MDwH_1L2Lqc 

Sugerimos também a leitura dos textos:

"O Cidadão de Papel", disponível no sítio http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=173 

Resenhas do livro "O Cidadão de papel", disponível no sítio http://www.atica.com.br/resenhas/?r=373 

Avaliação

Avaliação contínua, processual e diagnóstica: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula. Em que a aula contribuiu para refletir e compreender a importância de exercer o papel de cidadão no dia a dia.

Avaliação dos alunos pelo professor: Tendo como base a participação e envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas na aula, o professor deverá verificar se eles conseguiram:  respeitar os momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas; levantar hipóteses; ler, interpretar e produzir produzir textos; usar a capacidade criativa; analisar ações de cidadania ocorridas na escola e em outros espaços sociais, propor novas alternativas de ação, envolvendo a comunidade escolar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

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Opiniões

  • isabel Nogueira, Elisa Andreoli , Santa Catarina - disse:
    isabel.nog@ig.com.br

    13/06/2013

    Cinco estrelas

    Maravilhosa! adaptarei para os alunos do médio....


  • gizele, EMITI Jardim Novo Mundo , Goiás - disse:
    gizelefd@yahoo.com.br

    21/01/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a aula! Iniciarei agora uma oficina da Cidadania e valores com turmas do ciclo I na Rede Municipal de Goiania. Seu material me de outras ideias. Obrigada!


  • poliana, João Ferreira Gomes , Pernambuco - disse:
    phollyanalima@gmail.com

    13/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito


  • Luciana, Colegio do Vale , Rio Grande do Sul - disse:
    lucianaT@terra.com.br

    27/08/2011

    Cinco estrelas

    Otimo conteudo e a forma como foi abordado!


  • Cristiane Soares, Polícia Militar , Acre - disse:
    cris.fronteira@hotmail.com

    12/06/2011

    Cinco estrelas

    Aula maravilhosa e dinâmica. Adorei muito. Aulas práticas assim são mais atraentes e fixadas pelo aluno.


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