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A moda como referência para expressão plástico visual

 

23/11/2010

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre os modos como os brasileiros se vestem desde a vinda da família real para o Brasil até a contemporaneidade;
  • Estabelecer uma relação com os períodos históricos e os modos de vestir das pessoas;
  • Elaborar, por meio de colagem, um painel coletivo e socializá-lo com o público escolar.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Elaborar, para esta aula, algumas questões referentes à história do Brasil, de forma a levar os alunos a perceber, também, personagens diferentes dos que são tidos como heróis pela história oficial;

  • Apagar as luzes da sala de aula e pedir aos alunos que, com os olhos fechados, acompanhem as orientações da professora;

  • Pedir para os alunos imaginarem o cotidiano da família real e demais pessoas que lhe acompanhava durante a viagem de Portugal para o Brasil (o que conversavam, quais as expectativas para suas vidas em uma terra desconhecida, o que comiam, como imaginavam a nova terra, como faziam sua higiene);

  • Acender a luz da sala e pedir aos alunos que abram os olhos e descrevam suas construções imagéticas;

  • Perguntar aos alunos se eles sabem ou imaginam como eram as roupas usadas pelas pessoas que chegaram ao Brasil no ano de 1808, e se as roupas que elas vestiam estavam adequadas para o clima brasileiro;

  • Dialogar com os alunos sobre suas respostas;

  • Mostrar, ao alunos, imagens de roupas que se vestiam no início do século XIX;

  • Pedir para cada aluno desenhar, em uma folha de papel sulfite e com lápis de cor, uma cena imaginada, por ele, durante a viajem da corte portuguesa para o Brasil;

  • Dividir a sala em cinco grupos e solicitar que façam, para a próxima aula, uma pesquisa sobre moda brasileira;
  1. Grupo 1 - moda do período imperial;
  2. Grupo 2 - moda do início do século XX - 1900 a 1930;
  3. Grupo 3 – moda do meio do século XX 1940 a 1970;
  4. Grupo 4 – moda do final do século XX 1980 a 2000;
  5. Grupo 5 – moda do início do século XXI – 2001 a 2010;
  • Dizer aos alunos que a apresentação das pesquisas deverão conter uma dramatização e não apenas uma descrição das imagens das vestimentas;

  • Orientar os alunos, ajudando-os a criarem situações pertinentes à época pesquisada, tais como jeito de falar (criando diálogos), uso de gírias, diversões como dança, passeio e outros, para que os colegas percebam que o modo de vestir dos habitantes deste país acompanhou as evoluções culturais urbanas e sociais.

Aula 2

  • Preparar a sala de aula para a apresentação dos grupos, e se na escola existir um anfiteatro, o ideal seria que esta aula acontecesse neste espaço;

  • Distribuir, para cada aluno, folhas de papel sulfite, para que nelas sejam registradas, com gestos rápidos, desenhos de parte das cenas apreciadas durante a apresentação dos grupos, representando, principalmente, as roupas usadas pelos componentes dos grupos;

  • Guardar os desenhos para serem utilizados na próxima aula.

Aula 3

  • Dialogar com os alunos, provocando uma avaliação das apresentações realizadas na aula anterior;

  • Perguntar quais mudanças conseguiram perceber no decorrer dos anos apresentados, quais fatores contribuíram para a mudança no modo de vestir dos habitantes deste país;

  • Colar na parede da sala um papel craft de aproximadamente 2m de comprimento;

  • Distribuir os desenho feitos pelos alunos na aula anterior e solicitar que os mesmos sejam ampliados no papel craft fixado na parede da sala;

  • Pedir que os alunos tragam para a próxima aula: retalhos de tecidos, fitas de papel e tecidos, pedaços de rendas, bijouterias velhas e outros acessórios que possam ajudar a compor o painel coletivo iniciado nesta aula;

  • Explicar aos alunos que, ao selecionar os materiais, eles devem pensar em seus desenhos, em tamanho ampliado, e no período da moda a que estes se referem, de modo a formar um painel que contém a experiência vivida pelos alunos, explicitando as maneiras e as percepções que eles tiveram em relação à história da moda no Brasil.

Aula 4

  • Disponibilizar aos alunos, tesouras, colas e outros materiais que possam somar com a colagem coletiva;

  • Dizer aos alunos que, por meio de colagem, eles comporão o trabalho iniciado na aula anterior, tendo como referência, as pesquisas realizadas e apresentadas sobre moda;

  • Acompanhar o trabalho dos alunos, orientando-os, durante o processo de construção do painel.

Aula 5

  • Expor, com os alunos, o painel construído na aula anterior e conversar com o público sobre a evolução da moda no país e o recurso estético encontrado pelos grupos, para socializar tal conhecimento com a comunidade escolar.
Recursos Complementares

Além da moda. Disponível em: http://alemdamoda.wordpress.com/2010/02/01/artsy2-%E2%80%93-lucy-orta/ Acesso em 12 de julho de 2010  

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante todo o percurso do processo das aulas, tendo como foco a compreensão que eles tiveram sobre a evolução do modo de vestir dos brasileiros desde a vinda da família real para o Brasil até a contemporaneidade, a capacidade, dos alunos, de criar e de representar uma dramatização, que teve como tema a moda de um período histórico, e de elaborar uma colagem coletiva.
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