24/08/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, ou Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles o trecho do filme “Meu filho, meu mundo” (Fig.1), conforme postado abaixo, com duração de 09 minutos e 22 segundos.
Link do vídeo “Meu filho, meu mundo”:
http://www.youtube.com/watch?v=pIlDvaQ6S_o&feature=related Acessado em: 02 Agosto 2010.
Figura 1: Imagem do filme “Meu filho, meu mundo”
O referido filme conta a história de uma família que percebe que o filho possui características diferentes das outras crianças, como, por exemplo, não olhar nos olhos das pessoas, incapacidade de receber afetividade, resistência a mudanças, entre outros. Num determinado momento, os pais descobrem que a criança é autista - o que muda suas vidas, pois passam a viver em busca de tratamentos para o filho.
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão referente ao vídeo apresentado. Para mediar esta discussão sugerimos o roteiro de discussão abaixo.
Roteiro de Discussão:
Para o desenvolvimento da próxima atividade, sugerimos que os alunos se dividam em duplas.
Atividade 1
Finalizada a discussão do vídeo em questão, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em dicionários (eletrônicos ou impressos) os seguintes conceitos:
Roteiro para pesquisa:
A definição de cada um desses termos segue abaixo.
Definição de Transtorno. s.m. Ato ou efeito de transtornar. / Contrariedade; contratempo. / Desarranjo. / Perturbação mental.
Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/Transtorno Acessado em 03 Agosto 2010.
Definição de Síndrome. s.f. Medicina Conjunto dos sintomas que caracterizam uma doença: síndrome infecciosa, hemorrágica, tóxica. (Var.: síndroma.)
Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/Sindrome Acessado em 03 Agosto 2010.
Definição de Doença. s.f. Alteração na saúde, no equilíbrio dos seres vivos; moléstia: doença epidêmica. / Mal que ataca as plantas. / Fig. Forte paixão, obsessão, mania. // Doença de Basedow, conjunto de distúrbios orgânicos provocados pela atividade excessiva da glândula tireóide, ou hipertireoidismo, e cujos sintomas são o bócio, a exoftalmia, a taquicardia, o aumento do metabolismo de base e perturbações psíquicas. // Doença do peito, tuberculose.
Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/Doenca Acessado em 03 Agosto 2010.
Sugerimos a seguir, sites para a realização da pesquisa em questão.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.dicionariodoaurelio.com/ (Fig.2)
http://www.dicionarioweb.com.br/
Figura 2: Imagem do dicionário Aurélio on line
Quando todos finalizarem a pesquisa, cada dupla, deverá expor a definição de cada conceito, bem como relatar as principais diferenças entre estes.
Atividade 2
Após o término da discussão, cada dupla deverá ler o gibi virtual da Turma da Mônica “Um Amiguinho diferente” (Fig.3).
Link do gibi virtual “Um Amiguinho diferente”
http://www.ama.org.br/preview/turmadamonicagibi01.htm Acessado em 02 Agosto 2010.
Figura 3: Imagem do gibi virtual “Um Amiguinho diferente”
Com o objetivo de nortear a leitura e discussão do gibi “Um amiguinho diferente”, sugerimos abaixo um roteiro de leitura.
Roteiro de leitura:
Finalizada a leitura do gibi “Um amiguinho diferente”, o professor deverá promover uma discussão com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram.
Sugestão:
O professor poderá imprimir as páginas do gibi e disponibilizar para cada dupla um exemplar.
Ao término da leitura e discussão do conteúdo do gibi, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos alunos:
André, o novo colega da Mônica é autista. Vocês sabem o que é autismo? Quais características de André são similares as de Raun Kaufman, do vídeo “Meu filho, meu mundo”?
Atividade 3
Dando prosseguimento à aula, os alunos deverão se reunir em grupo de quatro alunos – junção de duas duplas – para realizar uma pesquisa acerca do Autismo.
Para isto, cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.
Temas para a pesquisa:
Sugerimos a seguir, sites para a realização da pesquisa em questão.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.ama.org.br/html/info_auti.php
http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/folha_out_b.php
http://www.jcsantiago.info/autismo.html
http://www.ama.org.br/html/apre_arti.php?cod=89
http://www.autismoinfantil.com.br/
http://www.universoautista.com.br/autismo/
http://souautistaesoucapaz.blogspot.com/2009/01/pecs.html
http://inclusaobrasil.blogspot.com/2008/08/autismo-viso-atual-um-conceito-em.html
http://www.psicosite.com.br/tra/inf/autismo.htm (Fig.4)
http://www.fada.org.br/program/index.php?sec=o_autismo
http://www.cremerj.com.br/palestras/772.PDF
http://www.indianopolis.com.br/si/site/1124
Cada grupo deverá pesquisar figuras e informações, relacionadas ao tema, para posteriormente incluir em um cartaz (Fig.5) que deverá ser elaborado.
Figura 4: Imagem do site “Psicosite”
Em seguida, cada grupo deverá, sob a orientação e acompanhamento do professor, elaborar um cartaz (Fig.5) sobre o tema pesquisado e apresentar aos demais alunos da sala, explicando o que aprenderam em suas pesquisas.
Figura 5: Imagem do cartaz sobre o tema “O que é e quais as causas do Autismo”
Para finalizar a aula, o professor deverá questionar os alunos por meio da seguinte questão:
Como seria ter um colega com autismo em sala de aula?
Em seguida, o professor deverá apresentar o vídeo “Um aluno chamado Matheus” (Fig.7) com duração de 06 minutos e 59 segundos.
Link do vídeo “Um aluno chamado Matheus”
http://www.youtube.com/watch?v=tAj_QPJrNUA Acessado em: 03 Agosto 2010.
Figura 6: Imagem do vídeo “Um aluno chamado Matheus”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após isto, o professor deverá iniciar uma conversa com os alunos sobre o conteúdo do vídeo.
Ao término da discussão, é importante que os alunos tenham compreendido que o Matheus estava incluído em uma escola regular, convivendo com diversas pessoas, que o amavam e o respeitavam, e que por meio desta Inclusão Social e Educacional todas as pessoas puderam aprender sobre o autismo, conviver com as diferenças, além de adquirir carinho e respeito por Matheus.
Sugestão de Atividade
O professor, caso julgue pertinente, poderá apresentar aos alunos o vídeo “Autismo Revertido - Raun Kaufman ” (Fig. 8), com duração de 08 minutos e 49 segundos.
Link do vídeo “Autismo Revertido - Raun Kaufman
http://www.youtube.com/watch?v=ruh5gIS7be4&feature=related Acessado em: 02 Agosto 2010.
O presente vídeo relata a vida da criança Raun Kaufman quando o mesmo está em idade adulta. Desta forma, o Raun Kaufman fala sobre a sua infância, e sobre como é ter autismo.
Figura 8: Imagem do vídeo Autismo Revertido - Raun Kaufman
Desta forma, é importante que ao final da aula os alunos tenham percebido a importância de se valorizar as potencialidades de cada um, independente do seu estado físico ou mental. E que cada criança com autismo necessita de compreensão por parte dos colegas, amigos e familiares, e que necessitam ser amadas e respeitadas como qualquer outro ser humano com ou sem deficiência ou síndrome.
Os links abaixo se referem ao conceito de Autismo:
http://emedix.uol.com.br/doe/psi001_1f_autismo.php
http://www.diariodovale.com.br/noticias/4,26816.html
http://www.painet.com.br/rocha/SINAIS%20DE%20AUTISM.htm
Sugestões de links sobre a turma da Mônica e o Autismo:
http://www.ama.org.br/preview/turmadamonica02.htm
http://www.ama.org.br/preview/turmadamonica03.htm
http://www.ama.org.br/preview/turmadamonica04.htm
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é o Autismo, bem como pode ser a vida de uma pessoa com este Transtorno. Além disso, o professor deverá avaliar como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula buscando desta maneira verificar se o aluno compreendeu os conceitos abordados.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/10/2010
Cinco estrelasO Autismo no contexto escolar. Parabéns pela elaboraçã da aula, os vídeos, a escola é os professores que alfabetizaram o André estão de parabéns.
01/10/2010
Cinco estrelasParabéns o material é ótimo, neste tempo em que a inclusão é tão comentada poder ter acesso a procedimentos tão bem elaborados é uma ferramenta que contribui para uma verdadeira inclusão.
24/08/2010
Cinco estrelasAdorei,muito bem estruturada e planejada. Utilizarei com os meus alunos,e entrarei sempre neste portal. Parabéns