Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Autismo no contexto escolar.

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher, Lívia Raposo Bardy e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar Autismo: o que é, características e tratamento;
  • Salientar e abordar a inclusão da criança com autismo no contexto escolar: sua importância social e educacional, e o que fazer para participar ativamente deste processo.
Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                    

 Motivação:

Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, ou Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar a eles o trecho do filme “Meu filho, meu mundo” (Fig.1), conforme postado abaixo, com duração de 09 minutos e 22 segundos.    

Link do vídeo “Meu filho, meu mundo”:

http://www.youtube.com/watch?v=pIlDvaQ6S_o&feature=related    Acessado em: 02 Agosto  2010.                                  

 Figura 1: Imagem do filme “Meu filho, meu mundo”     

O referido filme conta a história de uma família que percebe que o filho possui características diferentes das outras crianças, como, por exemplo, não olhar nos olhos das pessoas, incapacidade de receber afetividade, resistência a mudanças, entre outros. Num determinado momento, os pais descobrem que a criança é autista - o que muda suas vidas, pois passam a viver em busca de tratamentos para o filho.

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo  para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.         

Em seguida, o professor deverá iniciar uma discussão referente ao vídeo apresentado. Para mediar esta discussão sugerimos o roteiro de discussão abaixo.       

Roteiro de Discussão:   

  • O que mais chamou a atenção de vocês no vídeo apresentado?
  • Raun Kaufman, a criança  do filme, comunicava-se verbalmente com os pais?
  • Qual foi o momento de maior felicidade para a mãe de Raun Kaufman?
  • Raun Kaufman olhava as pessoas nos olhos ou mantinha-se de cabeça baixa?
  • De que forma Raun Kaufman realizava suas brincadeiras? Sozinho, com amigos ou com os pais?
  • Em qual local da casa Raun Kaufman realizava suas brincadeiras?
  • Raun Kaufman possui movimentos repetitivos? Vocês sabem relatar como eram estes?
  • Qual instrumento Raun Kaufman aprende a tocar com o pai?
  • Vocês acham que Raun Kaufman possui algum transtorno? Qual?
  • Vocês saberiam dizer o que é um transtorno? E uma síndrome?   

Para o desenvolvimento da próxima atividade, sugerimos que os alunos se dividam em duplas.

Atividade 1   

Finalizada a discussão do vídeo em questão, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em dicionários (eletrônicos ou impressos) os seguintes conceitos:   

Roteiro para pesquisa:

  • O que é Transtorno.
  • O que é Síndrome.
  • O que é Doença.   

A definição de cada um desses termos segue abaixo.   

Definição de Transtorno.   s.m. Ato ou efeito de transtornar. / Contrariedade; contratempo. / Desarranjo. / Perturbação mental.

Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/Transtorno               Acessado em 03 Agosto 2010.    

Definição de Síndrome. s.f. Medicina Conjunto dos sintomas que caracterizam uma doença: síndrome infecciosa, hemorrágica, tóxica. (Var.: síndroma.)

Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/Sindrome                  Acessado em 03 Agosto 2010.        

Definição de Doença.   s.f. Alteração na saúde, no equilíbrio dos seres vivos; moléstia: doença epidêmica. / Mal que ataca as plantas. / Fig. Forte paixão, obsessão, mania. // Doença de Basedow, conjunto de distúrbios orgânicos provocados pela atividade excessiva da glândula tireóide, ou hipertireoidismo, e cujos sintomas são o bócio, a exoftalmia, a taquicardia, o aumento do metabolismo de base e perturbações psíquicas. // Doença do peito, tuberculose.

Disponível em: http://www.dicionariodoaurelio.com/Doenca            Acessado em 03 Agosto 2010.       

Sugerimos a seguir, sites para a realização da pesquisa em questão.  

Sugestões de sites para a pesquisa: 

http://www.priberam.pt/dlpo/  

http://www.dicio.com.br/  

http://www.dicionariodoaurelio.com/ (Fig.2)  

http://www.dicionarioweb.com.br/                                                  

Figura 2: Imagem do dicionário Aurélio on line     

Quando todos finalizarem a pesquisa, cada dupla, deverá expor a definição de cada conceito, bem como relatar as principais diferenças entre estes.               

Atividade 2   

Após o término da discussão, cada dupla deverá ler o gibi virtual da Turma da Mônica “Um Amiguinho diferente” (Fig.3).   

Link do gibi virtual “Um Amiguinho diferente” 

http://www.ama.org.br/preview/turmadamonicagibi01.htm                                Acessado em 02 Agosto 2010.                              

Figura 3: Imagem do gibi virtual “Um Amiguinho diferente”           

Com o objetivo de nortear a leitura e discussão do gibi “Um amiguinho diferente”, sugerimos abaixo um roteiro de leitura.   

Roteiro de leitura:  

  • Qual o nome do novo amigo da Turma da Mônica?
  • Lucila disse que o irmão dela é uma criança especial. Vocês saberiam dizer por quê?
  • Qual o nome do Transtorno que André, irmão da Lucila, tem?
  • Quais são as características, relatadas por Lucila, de uma criança com Autismo?
  • Como o André, o novo personagem da Turma da Mônica, se comportava no momento das brincadeiras com a turma?
  • Vocês acham que embora André não esteja participando ativamente das brincadeiras, para ele é importante estar envolvido socialmente?       

Finalizada a leitura do gibi “Um amiguinho diferente”, o professor deverá promover uma discussão com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram.                              

Sugestão:

O professor poderá imprimir as páginas do gibi e disponibilizar para cada dupla um exemplar.   

Ao término da leitura e discussão do conteúdo do gibi, o professor deverá fazer o seguinte questionamento aos alunos:   

André, o novo colega da Mônica é autista. Vocês sabem o que é autismo? Quais características de André são similares as de Raun Kaufman, do vídeo “Meu filho, meu mundo”?       

Atividade 3   

Dando prosseguimento à aula, os alunos deverão se reunir em grupo de quatro alunos – junção de duas duplas – para realizar uma pesquisa acerca do Autismo.

Para isto, cada grupo deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.     

Temas para a pesquisa:

  • O que é e quais as causas do Autismo;
  • Principais características e Diagnóstico;
  • Tratamento do autismo (profissionais envolvidos etc.);
  • Atividades e interesses do autista;
  • Interação social do autista;
  • Linguagem e comunicação do autista;
  • Métodos para desenvolver ou estabelecer a comunicação dos autistas.   

Sugerimos a seguir, sites para a realização da pesquisa em questão.   

Sugestões de sites para a pesquisa:   

http://www.ama.org.br/html/info_auti.php  

http://www.appda-lisboa.org.pt/federacao/folha_out_b.php  

http://www.jcsantiago.info/autismo.html  

http://www.ama.org.br/html/apre_arti.php?cod=89  

http://www.autismoinfantil.com.br/  

http://www.universoautista.com.br/autismo/  

http://souautistaesoucapaz.blogspot.com/2009/01/pecs.html  

http://inclusaobrasil.blogspot.com/2008/08/autismo-viso-atual-um-conceito-em.html  

http://www.psicosite.com.br/tra/inf/autismo.htm (Fig.4)  

http://www.fada.org.br/program/index.php?sec=o_autismo  

http://www.cremerj.com.br/palestras/772.PDF  

http://www.indianopolis.com.br/si/site/1124    

Cada grupo deverá pesquisar figuras e informações, relacionadas ao tema, para posteriormente incluir em um cartaz (Fig.5) que deverá ser elaborado.                                      

Figura 4: Imagem do site “Psicosite”           

Em seguida, cada grupo deverá, sob a orientação e acompanhamento do professor, elaborar um cartaz (Fig.5) sobre o tema pesquisado e apresentar aos demais alunos da sala, explicando o que aprenderam em suas pesquisas.                                     

Figura 5: Imagem do cartaz sobre o tema “O que é e quais as causas do Autismo”         

Para finalizar a aula, o professor deverá questionar os alunos por meio da seguinte questão:   

Como seria ter  um colega com autismo em sala de aula?   

Em seguida, o professor deverá apresentar o  vídeo “Um aluno chamado Matheus” (Fig.7) com duração de 06 minutos e 59 segundos.   

Link do vídeo “Um aluno chamado Matheus” 

http://www.youtube.com/watch?v=tAj_QPJrNUA                                 Acessado em: 03 Agosto 2010.              

Figura 6: Imagem do vídeo “Um aluno chamado Matheus”       

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo  para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.           

Após isto, o professor deverá iniciar uma  conversa com os alunos sobre o conteúdo do vídeo.     

Ao término da discussão, é importante que os alunos tenham compreendido que o Matheus estava incluído em uma escola regular, convivendo com diversas pessoas, que o amavam e o respeitavam, e que por meio desta Inclusão Social e Educacional todas as pessoas puderam aprender sobre o autismo, conviver com as diferenças, além de adquirir carinho e respeito por Matheus.   

Sugestão de Atividade 

O professor, caso julgue pertinente, poderá apresentar aos alunos  o vídeo “Autismo Revertido - Raun Kaufman ”  (Fig. 8), com duração de 08 minutos e 49 segundos.   

Link do vídeo “Autismo Revertido - Raun Kaufman   

http://www.youtube.com/watch?v=ruh5gIS7be4&feature=related                        Acessado em: 02 Agosto 2010.    

O presente vídeo relata a vida da criança Raun Kaufman quando o mesmo está em idade adulta. Desta forma, o Raun Kaufman fala sobre a sua infância, e sobre como é ter autismo.               

Figura 8: Imagem do vídeo Autismo Revertido - Raun Kaufman  

Desta forma, é importante que ao final da aula os alunos tenham percebido a importância de se valorizar as  potencialidades de cada um, independente do seu estado físico ou mental.  E que cada criança com autismo necessita de compreensão por parte dos colegas, amigos e familiares, e que necessitam ser amadas e respeitadas como qualquer outro ser humano  com ou sem deficiência ou síndrome.     

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é o Autismo, bem como pode ser a vida de uma pessoa com este Transtorno. Além disso, o professor deverá avaliar como o aluno desempenhou as atividades no decorrer da aula buscando desta maneira verificar se o aluno compreendeu os conceitos abordados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Doredi Gonçalve, E.M.Mellone , São Paulo - disse:
    mdoredi754@gmail.com

    04/10/2010

    Cinco estrelas

    O Autismo no contexto escolar. Parabéns pela elaboraçã da aula, os vídeos, a escola é os professores que alfabetizaram o André estão de parabéns.


  • rosangela aparecida domingues fernandes da silva, Centro de Referencia Educacional "João Osmir Paes de Camargo" , São Paulo - disse:
    roeje2@gmail.com

    01/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns o material é ótimo, neste tempo em que a inclusão é tão comentada poder ter acesso a procedimentos tão bem elaborados é uma ferramenta que contribui para uma verdadeira inclusão.


  • Denise Gregory Trentin, Unesp , São Paulo - disse:
    detrentin@hotmail.com

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Adorei,muito bem estruturada e planejada. Utilizarei com os meus alunos,e entrarei sempre neste portal. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.