Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Registrar momentos da festa junina da escola, por meio de desenhos gestuais;
Ampliar os esboços e compor um trabalho coletivo;
Socializar a produção coletiva e a experiência de desenhar durante uma festa, em que as pessoas estão sempre em movimento.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Oficina de desenho com o modelo em movimento.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Convidar os alunos a participarem como desenhistas da festa junina da escola, colocando em prática, o aprendizado realizado na oficina de desenho com modelo em movimento, oferecida em aulas anterior;
Explicar aos alunos, que durante a festa junina realizada na escola, eles deverão, com gestos rápidos, desenharem com lápis 6B, sobre folhas de papel sulfite A4, algumas pessoas participantes da festa;
Mostrar aos alunos uma apresentação em power-point que relate um pouco da história da origem das festas juninas;
Avisar para os alunos que a próxima aula será realizada na festa junina da escola.
Aula 2
Entregar para os alunos, na festa junina: pranchetas, lápis 6B e folhas de papel sulfite A4;
Dizer aos alunos que eles deverão desenhar durante a festa junina, registrando, diferentes momentos da festa;
Acompanhar os alunos durante os registros gráficos da festa, orientando-os, em suas dificuldades e escolhas de pessoas a serem registradas;
Pedir aos alunos que escrevam seus nomes no verso dos desenhos;
Recolher os trabalhos para serem retomados na próxima aula.
Aula 3
Providenciar para esta aula a ampliação, em 04 vezes, dos registros gráficos dos alunos, realizados durante a festa junina da escola;
Disponibilizar em sala, tesouras, cordões, colas, tintas guache, pincéis, retalhos de tecidos xadrez e estampados;
Conversar com os alunos sobre a experiência do desenho na festa junina;
Pedir aos alunos que descrevam em uma palavra a experiência realizada;
Registrar e guardar as palavras descritas pelos alunos;
Entregar as ampliações para os alunos e discutir sobre as dificuldades e facilidades encontradas nesta experiência;
Solicitar aos alunos que escolham uma ou duas de suas ampliações;
Dizer aos alunos para recortarem o contorno das ampliações escolhidas e iniciarem um trabalho de pintura e colagem sobre o desenho ampliado e recortado, utilizando, os materiais disponibilizados em sala.
Aula 4
Providenciar para esta aula, folha de papel craft, com aproximadamente 2 m de comprimento, tesouras, colas, tinta guache e pincéis;
Estender no chão da sala de aula, a folha de papel craft e sugerir aos alunos que discutam uma composição a partir das pinturas e colagens realizadas na aula anterior;
Deixar que os alunos definam a melhor composição, através de tentativas e discussões coletivas, até chegarem a uma imagem que satisfaça a todos;
Pedir aos alunos que colem os recortes no papel craft;
Apresentar aos alunos as palavras descritas na aula 03 e dizer que elas também deverão estar presentes na composiçao;
Falar para os alunos escreverem as palavras com pincéis e tinta guache no pedaço que restou de fundo no papel craft.
Aula 5
Expor o trabalho coletivo nos corredores da escola;
Convidar os alunos a fazerem uma leitura da composição resultante dos desenhos, ampliação, recorte e colagem;
Avaliar com o grupo, o processo de aprendizagem e criação da composição exposta;
Pedir aos alunos que durante os intervalos da semana, conversem com o público estudantil sobre o processo do trabalho exposto.
Os alunos serão avaliados durante e ao final do processo de desenvolvimento do trabalho, tendo como enfoque, as capacidades de registrar com desenhos rápidos, pessoas em movimento, de participar de um trabalho coletivo, contribuindo com o grupo, de ser crítico sobre o processo de desenvolvimento do trabalho e de socializar com o público a imagem apresentada.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.