Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenhando e pintando a festa junina da escola

 

16/09/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Registrar momentos da festa junina da escola, por meio de desenhos gestuais;

  • Ampliar os esboços e compor um trabalho coletivo;

  • Socializar a produção coletiva e a experiência de desenhar durante uma festa, em que as pessoas estão sempre em movimento.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Oficina de desenho com o modelo em movimento.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Convidar os alunos a participarem como desenhistas da festa junina da escola, colocando em prática, o aprendizado realizado na oficina de desenho com modelo em movimento, oferecida em aulas anterior;

  • Explicar aos alunos, que durante a festa junina realizada na escola, eles deverão, com gestos rápidos, desenharem com lápis 6B, sobre folhas de papel sulfite A4, algumas pessoas participantes da festa;

  • Mostrar aos alunos uma apresentação em power-point que relate um pouco da história da origem das festas juninas;

  • Perguntar aos alunos se eles conhecem músicas típicas de festas juninas;

  • Pedir aos alunos que cantem as músicas que lembram;

  • Apresentar algumas letras de músicas juninas e cantar com os alunos;

  • Sugestão de links:   
  1. A festa – Rogério Azeredo. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=bl_bnIEa7Mo  Acesso em: 10 de julho de 2010;
  2. Arraiá da Xuxa. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZL_phh0RH2k&feature=related Acesso em: 10 de julho de 2010;
  3. Música de quadrilha maluca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cDWmcYYznv0&feature=related Acesso em: 10 de julho de 2010;

  • Avisar para os alunos que a próxima aula será realizada na festa junina da escola.

Aula 2

  • Entregar para os alunos, na festa junina: pranchetas, lápis 6B e folhas de papel sulfite A4;

  • Dizer aos alunos que eles deverão desenhar durante a festa junina, registrando, diferentes momentos da festa;

  • Acompanhar os alunos durante os registros gráficos da festa, orientando-os, em suas dificuldades e escolhas de pessoas a serem registradas;

  • Pedir aos alunos que escrevam seus nomes no verso dos desenhos;

  • Recolher os trabalhos para serem retomados na próxima aula.

Aula 3

  • Providenciar para esta aula a ampliação, em 04 vezes, dos registros gráficos dos alunos, realizados durante a festa junina da escola;

  • Disponibilizar em sala, tesouras, cordões, colas, tintas guache, pincéis, retalhos de tecidos xadrez e estampados;

  • Conversar com os alunos sobre a experiência do desenho na festa junina;

  • Pedir aos alunos que descrevam em uma palavra a experiência realizada;

  • Registrar e guardar as palavras descritas pelos alunos;

  • Entregar as ampliações para os alunos e discutir sobre as dificuldades e facilidades encontradas nesta experiência;

  • Solicitar aos alunos que escolham uma ou duas de suas ampliações;

  • Dizer aos alunos para recortarem o contorno das ampliações escolhidas e iniciarem um trabalho de pintura e colagem sobre o desenho ampliado e recortado, utilizando, os materiais disponibilizados em sala.

Aula 4

  • Providenciar para esta aula, folha de papel craft, com aproximadamente 2 m de comprimento, tesouras, colas, tinta guache e pincéis;

  • Estender no chão da sala de aula, a folha de papel craft e sugerir aos alunos que discutam uma composição a partir das pinturas e colagens realizadas na aula anterior;

  • Deixar que os alunos definam a melhor composição, através de tentativas e discussões coletivas, até chegarem a uma imagem que satisfaça a todos;

  • Pedir aos alunos que colem os recortes no papel craft;

  • Apresentar aos alunos as palavras descritas na aula 03 e dizer que elas também deverão estar presentes na composiçao;

  • Falar para os alunos escreverem as palavras com pincéis e tinta guache no pedaço que restou de fundo no papel craft.

Aula 5

  • Expor o trabalho coletivo nos corredores da escola;

  • Convidar os alunos a fazerem uma leitura da composição resultante dos desenhos, ampliação, recorte e colagem;

  • Avaliar com o grupo, o processo de aprendizagem e criação da composição exposta;

  • Pedir aos alunos que durante os intervalos da semana, conversem com o público estudantil sobre o processo do trabalho exposto.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante e ao final do processo de desenvolvimento do trabalho, tendo como enfoque, as capacidades de registrar com desenhos rápidos, pessoas em movimento, de participar de um trabalho coletivo, contribuindo com o grupo, de ser crítico sobre o processo de desenvolvimento do trabalho e de socializar com o público a imagem apresentada.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.