Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Hóquei sem gelo (hóquei na grama)

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Hóquei sobre a grama, bem como os países onde este esporte é popularmente praticado.

- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do hóquei de grama a partir de materiais alternativos.

- Aprender as regras e os fundamentos básicos do hóquei sobre a grama. - Aprender a desenvolver a percepção do seu próprio corpo em relação ao tempo e espaço em que se realizam os movimentos do hóquei de grama.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Hóquei na grama?

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula sobre o Hóquei sobre a grama o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que demonstrem como este esporte é praticado, bem como suas regras básicas. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos educativos disponíveis na internet.

Sugestão de sites:

http://www.youtube.com/watch?v=KHeHHis224Y (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=vxuou5_bZZo&feature=related (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=w1bwKfPQ8eg&feature=related (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=bpg2PC2neQM&feature=related (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=8c-s3TKrtdE&feature=related (acessado em 09/08/2010)    

Atividade 2 – Construindo o taco

Duração: 25 minutos

Material: vassoura, retalhos de madeira, prego e martelo

Local: quadra ou pátio             

Para início à prática do hóquei o(a) professor(a) poderá construir os tacos com materiais simples e de baixo custo (Figura 1) seguindo as seguintes instruções: corte vários cabos de vassouras com tamanhos apropriados para a estatura das crianças (variando de 50 a 70 cm). Fixe retângulos de madeira (5cm X 3cm) ao cabo de vassoura utilizando pregos e cola para reforçar. A bola utilizada para no jogo pode ser de borracha (tipo frescobol).

Atividade 3 – Dando aos primeiros passos

Duração: 25 minutos

Material: taco de madeira, bolinha de borracha e cones

Local: quadra ou pátio             

Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças alguns fundamentos básicos do hóquei sobre a grama. Vale ressaltar que na realização das atividades cada criança deverá ter seu próprio taco.

Condução: peça às crianças para se deslocarem aleatoriamente pela quadra conduzindo as bolinhas com o taco. Em seguida, faça uma fileira com cones e oriente às crianças a fazerem zigue-zagues entre eles conduzindo as bolinhas.

Passe: organize as crianças em duplas distas aproximadamente a 7 metros e peça que elas passem a bolinha umas para as outras. Logo depois, ainda em duplas, instrua as crianças a percorrer toda extensão da quadra fazendo passes umas para as outras.   

Finalização: peça que as crianças realizem finalizações ao gol da marca do pênalti. Para dar motivação à atividade o(a) professor(a) poderá realizar a função de goleiro. Em seguida, peça às crianças para conduzir as bolinhas desde a meta oposta e finalizar em gol com a bolinha em movimento.

Mini-jogo: organize as crianças em trios e realize um mini-jogo de hóquei. Neste jogo as metas poderão ser diminuídas (utilizando cones como traves) e a figura do goleiro não precisará existir. Numa mesma quadra o(a) professor(a) poderá realizar dois jogos simultâneos colocando os cones dos gols nas laterais da quadra. Cada jogo ocupará uma metade da quadra.   

Atividade 4 – Jogando o jogo

Duração: 25 minutos

Material: taco de madeira e bolinha de borracha

Local: quadra ou pátio             

Ao final, o(a) professor(a) poderá propor uma partida seguindo as regras básicas do jogo de hóquei sobre a grama. Equipe: na regra oficial jogam 11 jogadores em cada equipe, mas o(a) professor(a) poderá diminuir esse número em função do tamanho da quadra disponível. Objetivo: fazer o maior número de gols na equipe adversária. Infrações: os jogadores não poderão tocar com o taco o corpo do colega. Os cartões utilizados nas partidas oficiais podem ser excluídos neste contexto de jogo. É recomendável que o(a) professor(a) oriente as crianças a cada infração ocorrida pra evitar acidentes.  Equipamentos de proteção: os goleiros de hóquei utilizam vários equipamentos de proteção. No caso da não existência dos equipamentos apropriados os(as) goleiros(as) poderão utilizar proteções alternativas como: caneleiras de futebol, joelheiras e cotoveleiras de vôlei e capacetes de ciclismo. Esta partida deverá ser filmada para avaliação posterior.

Foto: Hóquei sobre a grama 

Recursos Complementares

Antes de dar início à atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar um pouco da história do hóquei de grama bem como sobre suas regras básicas. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestão de sites: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%B3quei_em_campo (acessado em 09/08/2010)  

http://www.hoqueisobregrama.com.br/ (acessado em 09/08/2010)   

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá passar para as crianças a filmagem do jogo feita na última atividade, chamando a atenção para que cada criança observe suas ações dentro da partida e compare com o que foi visto nos vídeos da atividade 1 onde aparecem praticantes experientes desta prática. Em seguida, as crianças deverão fazer um registro gráfico e/ou escrito de tudo aquilo que elas aprenderam em aula. Ao final, estes registros serão agrupados em uma cartaz intitulado “Hóquei sobre a grama” e será colocado em mural da escola. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Telma Fernandes de Araujo, E.E. Chanceler Raul Fernandes , São Paulo - disse:
    telma.f.araujo@hotmail.com

    22/09/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula, inclusive ela me auxiliou para a aplicação desse conteúdo. Gostaria de socializar com vocês, leitores que para minha realidade escolar utilizei como stick somente o cabo de vassoura disponibilizado pela equipe de limpeza. Realizamos várias aulas e nem acidente aconteceu. Foi impar a experiência, os alunos curtiram.


  • vinicius , cara BRASILEIRO , São Paulo - disse:
    doidoheredia@hotmail.com

    14/08/2012

    Cinco estrelas

    muito legal obr


  • THIAGO DE OLIVEIRA, Faculdade uniesp , São Paulo - disse:
    Thiaguinho-oliveira1231@hotmail.com

    04/06/2011

    Três estrelas

    parabens ao professor luciano por ter ensinado os aluno em aprender a jogar hoquei e seus derivados


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.