Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crianças no Rugby

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e a história do Rugby, bem como os países onde este esporte é popularmente praticado.

- Aprender as regras e os fundamentos básicos do rugby de maneira lúdica e divertida.

- Aprender a construir uma bola de Rugby utilizando materiais alternativos e de baixo custo.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Por dentro do rubgy

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula sobre o Rugby o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que demonstrem como este esporte é praticado, bem como suas regras básicas. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos educativos disponíveis na internet.

Sugestões de sites: 

http://www.youtube.com/watch?v=u2mcE4t29u0 (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=WbR1rbmqhf0&feature=related (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=YwAPmdUQwbw&feature=related (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=QCLe2B2FY-o (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=2_aukTbnIxw&feature=related (acessado em 09/08/2010)    

Atividade 2 – Construindo a bola

Duração: 25 minutos

Material: bola murcha e corda de varal

Local: quadra ou pátio             

Para início à prática do rugby o(a) professor(a) poderá construir os tacos com materiais simples e de baixo custo (Figura 1) seguindo as seguintes instruções: pegue uma bola furada ou murcha (a) dobre-a até atingir um formato oval (b) e enrole-a com uma corda de varal (c) para dar sustentação ao no formato da bola. Pode-se usar bolas de futebol americano, caso a escola tenha disponível, mas é sempre interesse mostrar alternativas de baixo custo para se criar os objetos das práticas da Educação Física. 

Atividade 3 – Rouba bandeira

Duração: 25 minutos

Material: bandeiras e giz

Local: quadra ou pátio             

Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças alguns fundamentos básicos do rugby através da brincadeira do rouba bandeira (Figura 2). As marcações na quadra podem ser feitas com giz de quadro.             

Divididas em duas equipes as crianças terão que atravessar o campo da equipe adversária até atingir a região da bandeira sem ser tocado pelos(as) colegas do outro time. Se alguma criança for tocado pelos oponentes no campo adversário esta terá que permanecer colada (parada) até que alguém do seu time a descole (toque nela). Na área da bandeira do adversário ninguém pode ser colado. Assim que um equipe conseguir chegar até a região da bandeira terá que retornar ao seu campo de posse da bandeira adversária sem ser colado. Caso isso ocorra a equipe marca um ponto e recomeça a brincadeira novamente. A brincadeira do rouba bandeira é um excelente exercício educativo para o rugby, pois ajuda as crianças a incorporarem a dinâmica do jogo propriamente dito. 

Atividade 4 – Rugby para crianças

Duração: 25 minutos

Material: bola de rugby

Local: quadra             

Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com um jogo de rugby adaptado para crianças (Figura 3). As regras desse jogo serão as seguintes: o objetivo de cada equipe será levar a bola até a zona de gol (região da bandeira). Para isso as crianças poderão realizar passes entre si até atingir a área de pontuação. Os passes feitos para frente deverão ser realizados com os pés. Os passes feitos para os lados e para trás poderão ser feitos com as mãos. Se a criança que estiver com a bola for tocada pelo adversário sua equipe perderá a posse da mesma. Não serão permitidos agarrões ou trombadas. Caso ocorra alguma falta (ex.: passe feito pra frente com as mãos ou uma criança empurrar a outra) a equipe que sofreu a penalidade irá cobrar um chute de 10 m em direção à tabela de basquete. Se a bola atingir a tabela de basquete a equipe marca um ponto. Após a marcação de um ponto a reposição de bola será feita pela equipe que sofreu o ponto em sua própria área de gol. A marcação central da quadra poderá ser eliminada para facilitar o entendimento das novas regras.

Recursos Complementares

Antes de dar início à atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar um pouco da história do rugby bem como sobre suas regras básicas. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.                                  

Sugestões de sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby (acessado em 09/08/2010)  

http://www.brownbag.com.br/brasilrugby/v1/index.asp (acessado em 09/08/2010)                  

Como sugestão de atividade complementar o(a) professor(a) poderá passar para as crianças o longa metragem Invictus. O filme mostra Nelson Mandela, depois da queda do apartheid na África do Sul e durante seu primeiro mandato como presidente, quando se esforçou para que o país sediasse a Copa do Mundo de Rugby de 1995. Uma grande oportunidade para unir seus compatriotas.   

Filme Invictus - http://www.youtube.com/watch?v=ZIj2xov2W0A (acessado em 09/08/2010)   

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

- qual a relação do futebol com o rugby?

- quais as dificuldades apresentadas durante as atividades?

- o rugby é sinônimo de violência?

- o que você aprendeu nessa aula?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “As crianças no rugby”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alexandre, None , Rio Grande do Sul - disse:
    profalex@live.com

    24/07/2011

    Cinco estrelas

    Muito legal e explicativa. Com certeza utilizarei em alguma aul.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.