24/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Aprender sobre a origem e a história do Rugby, bem como os países onde este esporte é popularmente praticado.
- Aprender as regras e os fundamentos básicos do rugby de maneira lúdica e divertida.
- Aprender a construir uma bola de Rugby utilizando materiais alternativos e de baixo custo.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Por dentro do rubgy
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Para dar início à aula sobre o Rugby o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que demonstrem como este esporte é praticado, bem como suas regras básicas. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos educativos disponíveis na internet.
Sugestões de sites:
http://www.youtube.com/watch?v=u2mcE4t29u0 (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=WbR1rbmqhf0&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=YwAPmdUQwbw&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=QCLe2B2FY-o (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=2_aukTbnIxw&feature=related (acessado em 09/08/2010)
Atividade 2 – Construindo a bola
Duração: 25 minutos
Material: bola murcha e corda de varal
Local: quadra ou pátio
Para início à prática do rugby o(a) professor(a) poderá construir os tacos com materiais simples e de baixo custo (Figura 1) seguindo as seguintes instruções: pegue uma bola furada ou murcha (a) dobre-a até atingir um formato oval (b) e enrole-a com uma corda de varal (c) para dar sustentação ao no formato da bola. Pode-se usar bolas de futebol americano, caso a escola tenha disponível, mas é sempre interesse mostrar alternativas de baixo custo para se criar os objetos das práticas da Educação Física.
Atividade 3 – Rouba bandeira
Duração: 25 minutos
Material: bandeiras e giz
Local: quadra ou pátio
Na seqüência das atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças alguns fundamentos básicos do rugby através da brincadeira do rouba bandeira (Figura 2). As marcações na quadra podem ser feitas com giz de quadro.
Divididas em duas equipes as crianças terão que atravessar o campo da equipe adversária até atingir a região da bandeira sem ser tocado pelos(as) colegas do outro time. Se alguma criança for tocado pelos oponentes no campo adversário esta terá que permanecer colada (parada) até que alguém do seu time a descole (toque nela). Na área da bandeira do adversário ninguém pode ser colado. Assim que um equipe conseguir chegar até a região da bandeira terá que retornar ao seu campo de posse da bandeira adversária sem ser colado. Caso isso ocorra a equipe marca um ponto e recomeça a brincadeira novamente. A brincadeira do rouba bandeira é um excelente exercício educativo para o rugby, pois ajuda as crianças a incorporarem a dinâmica do jogo propriamente dito.
Atividade 4 – Rugby para crianças
Duração: 25 minutos
Material: bola de rugby
Local: quadra
Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com um jogo de rugby adaptado para crianças (Figura 3). As regras desse jogo serão as seguintes: o objetivo de cada equipe será levar a bola até a zona de gol (região da bandeira). Para isso as crianças poderão realizar passes entre si até atingir a área de pontuação. Os passes feitos para frente deverão ser realizados com os pés. Os passes feitos para os lados e para trás poderão ser feitos com as mãos. Se a criança que estiver com a bola for tocada pelo adversário sua equipe perderá a posse da mesma. Não serão permitidos agarrões ou trombadas. Caso ocorra alguma falta (ex.: passe feito pra frente com as mãos ou uma criança empurrar a outra) a equipe que sofreu a penalidade irá cobrar um chute de 10 m em direção à tabela de basquete. Se a bola atingir a tabela de basquete a equipe marca um ponto. Após a marcação de um ponto a reposição de bola será feita pela equipe que sofreu o ponto em sua própria área de gol. A marcação central da quadra poderá ser eliminada para facilitar o entendimento das novas regras.
Antes de dar início à atividade 1 o(a) professor(a) poderá falar um pouco da história do rugby bem como sobre suas regras básicas. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby (acessado em 09/08/2010)
http://www.brownbag.com.br/brasilrugby/v1/index.asp (acessado em 09/08/2010)
Como sugestão de atividade complementar o(a) professor(a) poderá passar para as crianças o longa metragem Invictus. O filme mostra Nelson Mandela, depois da queda do apartheid na África do Sul e durante seu primeiro mandato como presidente, quando se esforçou para que o país sediasse a Copa do Mundo de Rugby de 1995. Uma grande oportunidade para unir seus compatriotas.
Filme Invictus - http://www.youtube.com/watch?v=ZIj2xov2W0A (acessado em 09/08/2010)
A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:
- qual a relação do futebol com o rugby?
- quais as dificuldades apresentadas durante as atividades?
- o rugby é sinônimo de violência?
- o que você aprendeu nessa aula?
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “As crianças no rugby”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/07/2011
Cinco estrelasMuito legal e explicativa. Com certeza utilizarei em alguma aul.