Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As manifestações informais do futebol: bobinho, dois toques e outros.

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Pesquisar e discutir os pequenos jogos de rua originários do futebol;

·        Vivenciar alguns dos jogos pesquisados;

·        Criar novos jogos com estrutura similar.

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.  

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Para a realização dessa aula, o professor deverá pedir para que cada aluno pesquise, junto aos seus familiares e/ou na internet, jogos populares que tenham na sua essência fundamentos e/ou estrutura ligadas ao futebol.

 Iniciar a aula refletindo sobre a tarefa realizada.

 Todos os jogos pesquisados por vocês possuem uma característica comum: O tocar a bola com os pés. Essa característica é o que mais aproxima esses jogos do esporte futebol. Inúmeros jogos surgiram com essa mesma característica e facilmente são associados ao futebol, alguns deles resgatam outras características do “jogo das massas” como: gols, objetivos e até mesmo regras desse esporte, o que os aproxima ainda mais da estrutura do futebol - esporte.

2º Momento - Resgatar com os alunos os jogos pesquisados e listar algumas características que os aproxima do esporte – futebol.

Vamos então agora vivenciar alguns jogos que, apesar de não serem o esporte futebol, conservam toda a magia e a idéia do esporte em questão?

Obs: Os jogos abaixo poderão ser resgatados da pesquisa feita pelos alunos ou, caso o professor deseje, servir como sugestão para enriquecimento da aula.

Atividade 01: O bobinho e algumas possibilidades de variações

O bobinho é um jogo popular que tem como base fundamentos importantes do futebol como: o passe e o drible. Muito apreciado pelas crianças, possui algumas variações que mudam de acordo com a região e o objetivo que o jogo é praticado, servindo até mesmo como treinamento para o esporte em questão.

Abaixo três formas para serem vivenciadas:

1.      Tradicional – Um aluno é escolhido para ser o “bobo”, o restante da turma faz um círculo ao seu redor. Ao sinal do professor a turma tenta evitar que o “bobo” recupere aposse da bola utilizando dribles e passes com o corpo (exceto as mãos).

Caso o “bobo” consiga recuperar a bola, a última pessoa que tocou na bola toma-se o "bobo" no seu lugar no centro da roda.

Obs. A bola não pode sair do círculo, caso isso aconteça, quem a deixou sair vai tomar o lugar de quem estiver no “bobo”.

2.      Ajuda – Com estrutura semelhante ao anterior, porém nessa variação o “bobo”, quando recupera a posse da bola, passa a receber a ajuda de quem a perdeu. O número de “bobos” no centro da roda, vão aumentando a medida em que o jogo se desenrola.

3.      Dois toques – Mantém-se a estrutura do tradicional, porém nessa variação cada pessoa que está na roda só pode tocar duas vezes na bola para impedir que o “bobo” toque na mesma. Quem der mais de dois toques na bola toma o lugar do “bobo” no centro da roda.

Atividade 02: “Três toques, saidinha”

             Nesse jogo, outras características do esporte futebol começam a aparecer como: o gol e táticas de ataque e defesa.

             O jogo é normalmente praticado em um campo de estrutura semelhante à quadra de futsal, mas nada impede que seja realizado em um outro local.

             No jogo três ou mais alunos ficam de fora da área como jogadores de ataque e um aluno será o goleiro/defesa. 

             O objetivo do jogo é tentar fazer três gols para eliminar (“mofar”) o goleiro, sem deixar que o goleiro toque na bola.

            Cada aluno pode tocar quantas vezes quiser na bola, porém o chute a gol só pode acontecer após três pessoas diferentes tocarem na bola.

            Após a terceira pessoa tocar na bola, o goleiro passa a ser “goleiro-linha”, podendo sair da área e tentar tocar na bola como um jogador de defesa. 

           Caso o goleiro consiga tocar na bola (dentro ou fora da área) ele toma o lugar na linha de quem deixou que isso acontecesse. 

           Obs. Se o goleiro tocar na bola mas a mesma entrar no gol, vale o gol e o goleiro permanece na sua função.

           Se o goleiro tocar na bola e a mesma sair, ele irá para linha no lugar de quem chutou.

           Se um jogador da linha chuta para fora, ele dá lugar na linha para o goleiro.

Atividade 03: Duplas

           Esse jogo pode ser praticado em um gol de campo ou futsal e necessita de quatro alunos na disputa por rodada.

           No jogo, uma dupla será o ataque e a outra será defesa.

           Cada aluno que representa o ataque terá direito a três chutes (como em uma falta, a uma distância previamente determinada pelo grupo). Enquanto um aluno que representa o ataque chuta, o outro fica próximo à trave esperando uma possível rebatida. Os dois alunos que representam a defesa ficam no gol como goleiros, podendo os dois tocar com as mãos na bola.

           Caso aconteça uma rebatida, um dos jogadores de defesa deverá sair da área para tentar tomar a bola dos jogadores de ataque e evitar o gol. O outro deverá permanecer na área como goleiro. Caso os dois saiam da área ao mesmo tempo será considerado pênalti.

           Cada gol de chute direto vale um, de rebatida vale dois e de pênalti vale três.

           Após as seis tentativas dos alunos de ataque  acontecerem (03 de cada jogador), as funções se invertem, e os jogadores que eram de defesa passam a fazer suas tentativas no ataque. 

  Obs. Um tentativa é considerada falha quando a bola é chutada diretamente para fora ou quando o goleiro defende firme a bola.

          Caso o goleiro rebata a bola para fora, o escanteio deverá ser cobrado pelos jogadores de ataque.

          Durante uma rebatida, caso aconteça um lateral para os jogadores de defesa, o mesmo deverá ser batido, pelo jogador de defesa que está na linha direto para as mãos do goleiro.

Reflexão final: Nas atividades que vivenciamos, todos os jogos continham elementos do esporte – futebol, porém algo deve ser levado em consideração pois é justamente o elemento que diferencia o esporte dos jogos: A informalidade. O esporte futebol possui regras rígidas que devem ser seguidas por todos os seus praticantes, já os jogos ligados ao futebol podem variar de acordo com os interesses e necessidades de cada grupo que o vivencia.

             Muitas vezes, o jogo é escolhido pelos praticantes devido a disponibilidade de jogadores. Com quatro pessoas por exemplo, não dá para organizar um grande jogo, deste modo, o conhecimento de variações de jogos derivados do esporte (futebol) permite e garante a prática de uma atividade para qualquer que seja o número de participantes.       

Recursos Complementares

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ 

(Site onde você encontra brincadeiras ligadas ao futebol)

Avaliação

             A partir da reflexão final, pedir para que os alunos façam sugestões de adaptações nos jogos vivenciados em aula e/ou criem novos jogos para novas vivências. As modificações e recriações sugeridas devem manter a essência do esporte futebol viva dentro do jogo e, de preferência, permitir a participação do maior número possível de alunos.

             Cada aluno ou grupo de alunos apresentará suas criações em aulas posteriores para vivência de todos.

    A partir da apresentação dos trabalhos, o professor poderá avaliar a criatividade e o entendimento dos alunos acerca da estrutura e das relações estabelecidas entre os jogos construídos e o esporte em questão (futebol).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • RAQUEL PEREIRA DE MORAIS, COLEGIO ESTADUAL LICEU DE CAUCAIA , Ceará - disse:
    rpmef@yahoo.com.br

    23/11/2010

    Quatro estrelas

    Essa aula foi bem elaborada, pois, contempla aspectos relacionados aos conhecimentos que os próprios alunos já possuem sobre o conteúdo. As propostas de vivencia são bastante interessante pois exploram a ludicidade.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.