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Algarismos significativos de uma medida

 

26/08/2010

Autor y Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes, José Marcelo Gomes, Daniel Rodrigues Ventura.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  ·        Avaliar a precisão de uma medida.

  ·        Criticar cientificamente os algarismos significativos de uma medida.

  ·        Resolver operações matemáticas de maneira criteriosa envolvendo medidas.

Duração das atividades
50 minutos (uma hora aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 ·        Conhecimento das grandezas e unidades de massa, comprimento e tempo.

Estratégias e recursos da aula

         Sugerimos que o professor inicialmente pergunte aos alunos se eles sabem o que é medir. Então, explique para eles o conceito de grandeza, em física, e o que significa o ato de medir.

         Grandeza é tudo aquilo que envolva medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com outra tomada como unidade de referência. Verificam-se, então, quantas vezes a unidade de referência está contida na grandeza que está sendo avaliada. Nessas medições os valores obtidos devem vir sempre acompanhados de unidades.

         Exemplos de grandezas: comprimento, massa, tempo.

         Depois escreva as seguintes medidas: 5 m; 5,0 m e 5,000 m, e pergunte para a turma se essas medidas são iguais ou diferentes? Por quê? Sem preocupar de imediato com as respostas, o professor deverá falar aos alunos que ao final da aula entenderão a diferença entre tais medidas.

         Deverá então explicar que ao efetuar uma medida podem ocorrer vários tipos de erros: erros grosseiros que ocorrem pela falta de prática do experimentador ou por descuido na hora de fazer a leitura; erros sistemáticos ocorrem sempre num mesmo sentido, sempre para mais ou sempre para menos, devido ao experimentador ou por falta de calibração do aparelho usado na medição; erros de flutuação decorrem de fatores não previsíveis. Independente dos erros acima citados, toda medida feita corretamente não corresponde a um valor exato como se fosse único e verdadeiro.

Atividade I

           Para explicar esse fato, o professor inicialmente poderá projetar a Figura 01 e pedir que cada aluno escreva em seu caderno ou numa folha, sem se comunicarem entre si, o valor do comprimento do segmento de reta, em vermelho na Figura 01, depois escolher aleatoriamente uns 5 a 10 alunos e anotar no quadro os valores que eles obtiveram.

          Certificar se todas as leituras foram feitas corretamente e em se tratando de algum erro comente-o com a turma justificando porque está errado.

         Olhando na Figura 01, certifica-se que com certeza o comprimento do segmento de reta está entre 4 e 5 cm, ou seja, o comprimento é maior que 4 cm e menor que 5 cm. Então, é possível e aceitável que a leitura seja, por exemplo, 4,2 cm; 4,3 cm, 4,4 cm ou 4,5 cm, mas não seria aceitável que alguém colocasse 3,9 ou 5,0 cm. Nessa medida, o primeiro decimal é um algarismo estimado pelo medidor, mas todo mundo sabe com certeza do algarismo 4, ou seja, este é um valor correto da medida enquanto o primeiro decimal é um algarismo que depende em parte de quem faz a leitura.

          Aqui também o professor deve chamar a atenção dos alunos que após o primeiro algarismo estimado, duvidoso, não faz sentido escrever outro algarismo, estaria apenas aumentando o erro. Assim, não seria aceitável como correta uma medida de 4,30 cm com uma régua dividida em centímetros, nem 4,355 cm com uma régua dividida em centímetros.

Atividade II 

         Agora, o professor deverá mostrar a Figura 02 que é a mesma régua da Figura 01, porém a régua agora está dividida em décimos de centímetros, ou seja, está dividida em milímetros. Peça que repitam o procedimento realizado na Figura 01 utilizando agora a Figura 02. Perceberão com certeza que o valor do comprimento é maior que 4,3 cm e menor que 4,4 cm. Será razoável que respondam 4,34 cm; 4,35 cm; 4,36 cm; 4,37 cm. O segundo decimal é algarismo estimado pelo observador ao executar a operação que pode ser diferente de um para outro medidor usando o mesmo aparelho de medida.

         Se o professor preferir, ao invés de usar as figuras acima, poderá fornecer uma régua graduada em centímetros, construindo uma régua de madeira, cartolina ou folha de papel, pedir a um grupo de pelo menos 5 alunos para que cada um faça individualmente a medida do comprimento de um mesmo objeto, por exemplo, o comprimento de um livro. Peça que cada aluno faça sua medida sem comunicar com os outros, para que nenhum saiba seu resultado, escreva o resultado num pedaço de folha entregando ao professor. O professor então deverá escrever esses valores no quadro e avaliar se tais medidas foram feitas corretamente ou se houve algum erro de medição, caso seja cometido algum erro durante a medição comentar e explicar porque está errado.

         Depois, o professor deverá repetir a medida do comprimento do mesmo livro com outro grupo de alunos e desta vez utilizando uma régua milimetrada. Dividir os resultados pelo número de medidas efetuadas para obter a média, nos dois casos. A média corresponde ao valor mais provável, depois fazer os comentários como os citados para as medidas da Figura 01 e da Figura 02.

         Forneça então o conceito de Algarismos significativos; Algarismos significativos de uma medida são todos os algarismos corretos da medida mais o primeiro algarismo duvidoso. Por exemplo, na medida da flecha vermelha da Figura 01, 4,3 cm tem 2 algarismos significativos, o 4 correto e o 3 que é duvidoso. Na medida da mesma flecha na Figura 02 a medida 4,36 cm tem 3 algarismo significativos, o 4 e o 3 são algarismo corretos e o algarismo 6 é o algarismo duvidoso.

        O professor deverá separar os dois grupos de medidas obtidos e perguntar aos alunos quais das duas situações a medida é mais precisa, ou seja, qual a medida se atribui a melhor precisão.

         Deve-se aproveitar a respostas para atentar que para uma mesma medida a mais precisa é aquela que contém maior número de algarismos significativos; reforçando que a medida efetuada corretamente possui apenas um algarismo duvidoso.                Depois peça que resolvam o seguinte exercício:

         Considerando as seguintes medidas indique na frente de cada uma, o número de algarismos significativos.

 ·        56,15 cm...................................

 ·        2,5 m .......................................

 ·        2500 kg ....................................

 ·        2,5.104 kg ................................

 ·        50,50 km .................................

 ·        1,00 cm ...................................

 ·        0,005 kg  ..................................

 ·        0,1050 km ................................

 ·        1,67.10-19 C ..............................

                 Ao corrigir os exercícios esclarecer as seguintes regras:

 1.    Potência de 10 não são algarismos significativos.

 2.    Os zeros após o primeiro algarismo diferente de zero são algarismos significativos.

 3.    Os zeros antes do primeiro algarismo diferente de zero não são algarismos significativos.

        Com as instruções encaminhadas, os alunos deverão responder:

 ·        56,15 cm...................................4 a.s.

 ·        2,5 m .......................................2 a.s.

 ·        2500 kg ....................................4 a.s.

 ·        2,5.104 kg .................................2 a.s.

 ·        50,50 km ..................................4 a.s.

 ·        1,00 cm ....................................3 a.s.

 ·        0,005 kg  ..................................1 a.s.

 ·        0,1050 km ................................4 a.s.

 ·        1,67.10-19 C .............................3 a.s.

Atividade III

       Operação com algarismos significativos

   Soma e subtração

        Primeiro explique as regras da soma e da subtração:

            Para efetuar a soma ou subtração de algumas medidas, primeiro faz a operação normalmente. Para obter o resultado deve-se observar o número de decimais de cada medida. O resultado então deverá ser escrito com o mesmo número de decimais da medida que possuir o menor número de decimais.

            Ao ser cortado alguns algarismos no resultado, devem-se obedecer as regras de arredondamento, observando o seguinte: se o primeiro algarismo da sequência de algarismos a ser cortada; se o primeiro algarismo a ser cortado for menor que 5 é só eliminar esses algarismos; caso o primeiro algarismo da série a ser cortada for superior a 5, a série é eliminada também, mas deve-se acrescentar uma unidade no último algarismo do número que ficou como solução.

 Obs. Quando o primeiro algarismo a ser cortado for igual a 5, é um pouco polêmico, havendo divergência entre os autores de textos, ficando a critério do operador, neste caso, acrescentando ou não uma unidade no último algarismo da resposta, em particular optamos em acrescentar uma unidade quando o primeiro algarismo da série a ser eliminado for 5.

 Peça aos alunos que de posse das regras acima efetuem as seguintes operações:

 25,22 kg + 12,250 kg + 7,5 kg + 0,938 kg =...................

 7,12 m – 2,3255 m =  ..................................................

   Deverão obter:

 25,22 kg + 12,250 kg + 7,5 kg + 0,938 kg =  45,908 kg Solução:  45,91 kg.

 7,12 m – 2,3255 m = 4,4945 m Solução: 4,79 m

Atividade IV

         Explique então a regra do produto e da divisão de algarismos significativos:

           Para efetuar o produto ou a divisão de algumas medidas, primeiro faz a operação normalmente. Para obter o resultado deve-se observar o número de algarismos significativos de cada medida. O resultado então deverá ser escrito como o mesmo número de algarismos significativos que da medida que possuir o menor número de algarismos significativos ou apenas um algarismo significativo a mais que o número de algarismos significativos dessa medida.

          Propor a turma então os seguintes exercícios:

 ·        400 km : 3 h =

 ·        100 m : 9,850 s =

 ·        Encontre o volume de um paralelepípedo de dimensões: 10m, 7,50m e 40m.

 Deverão obter:

 ·        400 km / 3 h = 133,33... km/h Solução: 1,3.102 km/h.

 ·        100 m / 9,850 s = 10,152.... m/s Solução: 10,15 m/s ou 10,2 m/s.

 ·        Encontre o volume de um paralelepípedo de dimensões: 10m, 7,50m e 40m. 10mX7,50mX40m = 3000 m3 Solução: 3,0.103 m3 ou 3,00.103 m3.

  •  Um profissional precisou encomendar a confecção de uma chapa de aço para substituir a que estava gasta pelo uso. Para isso precisou medir o comprimento e a largura da chapa que ele fez utilizando uma régua milimetrada. O esquema da Figura 03 mostra as leituras efetuadas. Mostre para os alunos a Figura 03 e peça que façam essas leituras e calculem a área da chapa.

           Suponha que a leitura efetuada tenha sido 11,82 cm e 15,60 cm. A área da chapa será:

   A = 11,82X15,60 cm2 = 184,392 cm2, ou seja, a resposta correta nesse caso é: A = 184,4 cm2 

 

Recursos Complementares

         Propomos que o professor assista ao filme sobre demonstração da utilização de um paquímetro, é um filme bem informativo mostrando o uso do instrumento. Se for possível a obtenção deste instrumento seria bom utilizá-lo na sala de aula para que todos os alunos pudessem conhecer e manusear esse instrumento. Não sendo possível obter esse  instrumento, a apresentação desse vídeo para eles já é uma boa dica para que conheça a existência desta peça de medidas de comprimento com boa precisão. Este vídeo, com 6,5 minutos de duração se encontra na internet com o seguinte título e endereço:

 Paquímetro Metálico

 http://www.youtube.com/watch?v=5VSXi4zrPSA 

Avaliação

          Os exercícios sugeridos durante a evolução da aula já são suficiente para avaliar se os alunos assimilaram o conteúdo, mas o professor ainda poderá elaborar outros exercícios referentes a esse assunto para que a turma resolva.

         Também seria bom pedir que os alunos pesquisem sobre precisão das medidas fornecidas por instrumentos como por exemplo as coordenadas geográficas fornecidas pelo gps.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • RAFAEL, UNA , Minas Gerais - dijo:
    rafael-esm@hotmail.com

    24/02/2015

    Cinco estrelas

    Muito boa aula!


  • wanir lacerda werneck junior, colégios , Minas Gerais - dijo:
    wa_nir@hotmail.com

    30/01/2013

    Cinco estrelas

    Medição: adoro este assunto por ser fundamental para a Física uma ciência experimental com linguagem de incertezas, e o texto é simples e fácil entendimento, muito bom


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