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A ARGUMENTAÇÃO E A CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NAS POLÊMICAS

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Os alunos aprenderão a reconhecer o que é uma polêmica.

  Os  alunos  aprenderão a importância da argumentação e da contra-argumentação na discussão de questões polêmicas.        

  Os alunos tomarão conhecimento de duas estratégias persuasivas importantes: o argumento de autoridade e os dados estatísticos.   

 Os alunos conhecerão os principais argumentos e os principais contra-argumentos usados na polêmica da palmada.    

    Os alunos poderão discutir, a partir de pontos de vista antagônicos,  as  questões socioculturais que envolvem  a “educação pela palmada”.       

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já deverão conhecer os conceitos de argumentação, tese e argumentos.

Estratégias e recursos da aula

Preparação: Inicie uma conversa com seus alunos sobre filhos que apanham dos  pais. Faça uma enquete na própria sala de aula, perguntando-lhes quem apanha dos pais, que tipos de castigos corporais os pais lhes impõem, como eles se sentem ao receber castigos físicos, se eles acham que castigos corporais educam de forma eficiente e se castigos físicos são realmente necessários. Divida o quadro negro em duas colunas, encabeçando cada uma delas com os respectivos títulos "Argumentos favoráveis à palmada", "Argumentos contrários à palmada". A seguir, descreva para eles a campanha veiculada pela tevê na qual aparece a apresentadora Xuxa Meneghel e que pode ser encontrada em vídeo e imagem no site Não bata, eduque (http://naobataeduque.org.br) 

Motivação:   Professor,  para motivar seus alunos em relação ao assunto abordado na aula, ou seja, “Castigos corporais como forma de  educar as crianças” , exiba o vídeo “Educar as crianças para não castigar os homens”, disponível em Ensine as crianças para não ser preciso castigar os homens (http://www.youtube.com/watch?v=tQbguZnmZbk) Discuta com os alunos qual o posicionamento assumido no vídeo com relação à educação das crianças, que estratégias são usadas para demonstrar tal posicionamento. Enfatize a mensagem final exibida “As crianças vêem, as crianças fazem”.    

Sequência didática:   1) Distribua o texto  A polêmica da palmada (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq2904201003.htm). Peça aos alunos que o leiam silenciosamente e que, ao terminarem, relacionem o texto lido ao vídeo “Educar as crianças para não castigar os homens.” Você pode perguntar: de que lado da polêmica os produtores do vídeo estariam? Qual o argumento principal que eles usariam?  Como o vídeo reforçaria a tese de Elda Moreno? 

2)Escreva no quadro o significado do verbete POLÊMICA (sf.1. Divergência de opiniões que provoca debates a respeito de um assunto; CONTROVÉRSIA) e peça aos alunos que identifiquem no texto:   a)      o conteúdo da polêmica abordada; b)      os dois posicionamentos antagônicos (controversos) descritos.   

3) Peça aos alunos que encontrem os argumentos a favor da lei, listados no texto. Em seguida, peça-lhes que encontrem os argumentos contrários à lei.  

 4) Oriente os alunos a perceberem a função das falas inseridas no texto, instruindo-os a observarem QUEM FALA e O QUE FALA. Explique, pois, aos alunos o que é ARGUMENTO DE AUTORIDADE.   

5)Mostre aos alunos como  o uso de DADOS ESTATÍSTICOS nos textos pode servir como reforço de argumentação.   

6) Releia com os alunos o quadro “fim do corretivo”. Retome o verbete POLÊMICA e aproveite para relembrar o conceito de argumento e introduzir o conceito de contra-argumento.

7) Volte ao quadro negro e peça aos alunos que identifiquem os argumentos dados por eles que apareceram também no texto.

PROFESSOR: Após certificar-se de que os alunos compreenderam o texto, as estratégias de argumentação usadas, os diferentes pontos de vista da polêmica, visite com os seus alunos o site Não bata, eduque (http://www.naobataeduque.org.br) e abra na seção "quem somos". À direita aparecerá um texto explicativo sobre o que e quais são os castigos físicos e humilhantes. Peça a alguns alunos que façam a leitura em voz alta. Discuta com os alunos a lista de castigos e humilhações. Nesse mesmo site, o aluno poderá ter acesso a muitas informações e diferentes argumentos que embasam a tese contrária a qualquer castigo  físico. Professor, visite também a seção "Pais & educadores". 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2:

2.1) PROFESSOR:  Selecione algumas imagens relacionadas a crianças que sofrem maus tratos e mostre-as aos seus alunos. Você pode imprimir algumas e distribuí-las entre eles ou montar um painel para que os alunos tenham acesso a todas as imagens. Importante é você, professor, contextualizar as imagens, por isso, faça uma pesquisa antes. Procure, ainda, diversificar a natureza dos maus tratos, categorizando, com seus alunos, as imagens em: violência física, abandono, trabalho infantil, miséria, dentre outros. A primeira imagem sugerida você encontra em http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:fM_vxEZeNtjijM:http://3.bp.blogspot.com/_Q9bLOIJ4AwQ/THQ3mPEEWCI/AAAAAAAAAWE/Elm46-xa7_Y/s320/xg.jpg 

A imagem das crianças trabalhando está em http://4.bp.blogspot.com/_BdDPcTMgmPU/SkZUYwH4HQI/AAAAAAAAAKM/79aAVeJAS0I/s400/maltratocrinacas.jpg 

. 

Esta imagem de criança agredida pode ser acessada em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:fM_vxEZeNtjijM:http://3.bp.blogspot.com/_Q9bLOIJ4AwQ/THQ3mPEEWCI/AAAAAAAAAWE/Elm46-xa7_Y/s320/xg.jpg 

2.2) Distribua aos alunos o texto "Outros maus tratos" de Rosely Sayão, disponível em outros maus tratos (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0106201019.htm) . Mostre aos alunos que, embora o texto Rosely Sayão esteja dentro do assunto do texto 1 "A polêmica da palmada", ele argumenta sob um outro ponto de vista, mais genérico, ao defender a tese de que a pior violência que uma criança pode sofrer é ser privada de sua infância.  Professor: nessa etapa você pode trabalhar algumas questões objetivas para reforçar o entendimento de ambos os textos. Algumas sugestões:

Questões objetivas referentes à interpretação dos textos “A polêmica da palmada” e  “Outros maus tratos”.   

  1. Sobre os textos “ A polêmica da palmada” e  “Outros maus tratos” é incorreto afirmar que:

a) eles abordam o mesmo tema.

 b) Ambos tratam a questão dos maus tratos às crianças.

c) O texto “A polêmica da palmada” é mais informativo, já o texto de Sayão é opinativo.

d) O texto “outros maus-tratos” é uma notícia sobre a procuradora Vera Lucia Gomes.   

2. São verdadeiras todas as afirmações, exceto que:

a) o texto “ A polêmica da palmada” é uma reportagem.

b) O texto “Outros maus-tratos” é um artigo de opinião.

c) A autora Rosely Sayão defende a tese de que criança tem que apanhar.

d) A reportagem, na tentativa de ser isenta, mostra sempre os dois lados de uma polêmica.  

 3. A tese principal do texto de Rosely Sayão é:

a) a palmada é um bom modo de corrigir as crianças.

b) Os maus-tratos às crianças vão além do castigo físico.

c) As crianças da classe baixa é que sofrem maus-tratos.

d) O mundo de hoje acolhe, com amor, a infância.   

4. São informações dadas pelo texto “A polêmica da palmada”, exceto:

a) existe uma discussão na Europa sobre uma lei para acabar com as palmadas.

b) Os dois países mais relutantes em acatar a lei são Inglaterra e França.

c) O primeiro país a proibir castigos físicos em crianças foi a Suíça.

d) Crianças que apanham aos três anos tornam-se mais agressivas aos cinco.  

 5. Não é característica própria das crianças, segundo a psicóloga Rosely Saião:

a) não aprender assim que é ensinada.

b) Desafiar e transgredir o que lhe foi ensinado.

c) Gostar de brincar.

d) Pensar que os pais não têm obrigação de lhes dar tudo o que querem.  

 6. A partir da leitura de ambos os textos, é possível concluir que:

 a) há várias formas de se maltratar uma criança, a palmada é apenas uma delas.

b) Palmada no bumbum não é agressão.

 c) os pais que agridem os filhos sempre têm razão.

d) o único jeito de uma criança aprender é apanhando.  

Recursos Complementares
Avaliação

PROFESSOR:  crie com seus alunos o " jogo do argumento e do contra-argumento".  Divida a turma em trios e peça aos alunos que escrevam os argumentos favoráveis à "educação pela palmada" em cartões de cartolina ou papel cartão na cor verde (ou branca). Para cada cartão na cor verde, a equipe deverá criar um cartão vermelho (ou preto) com um contra-argumento  ( argumento desfavorável à educação pela palmada) equivalente a um dos argumentos criados. O alunos deverão usar todos os argumentos e contra-argumentos elencados durante toda a sequência didática proposta, além daqueles anotados no quadro, no início da mesma. Cada grupo deverá fazer um jogo de cartas contendo 12 cartas, sendo 6 de argumentos e 6 de contra-argumentos. Os trios deverão trocar seus jogos e jogar o jogo que foi criado por outro trio. As regras são: cada jogador do trio recebe 3 cartas e 3 ficam na mesa para serem compradas. Cada jogador tentará combinar suas cartas verdes com as cartas vermelhas e vice-versa, comprando cartas da mesa ou do colega. Vence aquele que conseguir os pares e baixá-los primeiro.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • Angela Silva de Lima, CENTRO EDUC GOES , Rio de Janeiro - disse:
    angelalimarj@yahoo.com.br

    18/10/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da aula, mas o link para o vídeo da campanha de Xuxa sobre a palmada está inativo. O link correto é este: http://www.youtube.com/watch?v=k7qw33X9IVg&feature=related


  • Talmerina de Jesus dos Santos Neves, E E E F BIBIANO MONTEIRO , Pará - disse:
    talmerinadejesus@yahoo.com

    20/10/2011

    Cinco estrelas

    Ao acompanhar a aula , observei que a questão discutida foi estruturada com bastante autoridade e apresentada ao aluno buscando despertar seu interesse e espirito crítico, o assunto abordado oferece vários argumentos e contra-argumentos sobre a polemica da palmada.


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