08/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Simple past
Aula 1
Você precisará imprimir o Worksheet 1 disponível no link abaixo e entregá-lo aos alunos.
Imagem do recurso
Peça a eles que formem pares, em seguida eles devem construir uma história baseada nas imagens usando as expressões dadas. Peça a eles que comparem suas estórias com as de outra dupla antes de lerem a versão real no verso do Worksheet 1.
Escreva no quadro:
What happened first?
a) the man was arrested
b) the man committed several crimes
Which is the best form?
The man committed/had committed several crimes when he was arrested.
Dê outros exemplos a partir de frases no passado:
1) The class started. I arrived.
2) The boy started to cross the stree. He saw the car.
Chame a atenção dos alunos para o quadro na atividade 2 do Worksheet 1. Nele, a estrutura do Past Perfect é trabalhada através de exemplos. Peça aos alunos que leia os exemplos e completem a segunda parte.
Aula 2
Nessa aula os alunos irão praticar o uso do Past Perfect de maneira indutiva. Eles deverão se juntar em grupos de três ou quatro e combinar as frases disponíveis na atividade 3 no Worksheet 1 de acordo com a sequência de fatos que acontecerão no vídeo que será mostrado em seguida. Para isso eles tentarão adivinhar o que aconteceu primeiro e se algo aconteceu ao mesmo tempo fazendo as devidas mudanças nos tempos verbais necessários. Eles deverão também mudar a pontuação e acrescentar advérbios se for necessário. Diga a eles que eles não poderão mudar a ordem das frases.
Os alunos assistirão a um episódio de Mr. Bean. Mostre o vídeo disponível no link abaixo e peça aos alunos que comparem suas frases ao que realmente acontece no vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=OoI57NeMwCc – acesso em 10/08/10
Imagem do recurso
Para terminar a aula, proponha um jogo chamado:
Your partner’s day backwards – O dia do seu colega ao contrário
Nele os alunos se juntarão em duplas e tentarão reconstruir suas rotinas do dia anterior. Um dos alunos em cada par deverá fazer uma frase dizendo o que o colega fez no dia anterior antes de se deitar, exemplo: “When you went to bed yesterday, you had already brushed your teeth.” O outro deverá dizer se está certo “That’s right.” Essa mesma pessoa fala uma outra frase “When you brushed your teeth, you had already had a shower” e se ela estiver errada “That’s wrong. My turn”passa a vez para o outro e assim sucessivamente.
Aula 3
Oriente os alunos a fazerem a atividade 4 do Worksheet (mencionado acima - disponível em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/aline-lucian/the-perfect-crime-talking-about-past-events )seguindo o exemplo. Depois eles devem comparar suas respostas com as de um colega e no final faça uma correção com a classe.
Respostas:
Question 1: she had studied a lot.
Question 2: he had taken an umbrella.
Question 3: I had met a friend.
Question 4: he had shaved his beard.
Question 5: I had seen the.
Question 6: the water pipes had broken.
Por fim, peça aos alunos para lerem a piada na última parte do Worksheet. Em seguida eles devem se juntar em duplas e criar uma piada seguindo o exemplo dado. Depois eles podem compartilhar suas piadas com os colegas e eleger a melhor da classe.
Mais jogos para praticar o Past Perfect:
http://www.englishtenseswithcartoons.com/tenses/past_perfect - acesso em 10/08/10
Recolha a piada que eles criaram e a avalie.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!