08/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Simple present, modals
Aula 1
Comece a aula perguntando aos alunos se eles se consideram assertivos ou não. Pergunte também se eles lidam bem com pessoas e se irritam facilmente. Incentive as respostas, de preferência usando palavras na língua alvo. Em seguida peça a eles que façam o quiz no Worksheet 1 disponível em:
Imagem do recurso
Eles deverão somar os pontos e ler a conclusão correspondente. Peça a eles que formem pares e discutam seus resultados dizendo se concordam ou não e por que. Após alguns minutos peça a voluntários que compartilhem suas opiniões com a classe.
Os mesmos pares devem, agora, tentar inferir o significado das palavras e expressões marcadas de amarelo. Eles deverão atribuir um sinônimo e dar uma frase como exemplo.
Aula 2
Traga uma imagem de um adolescente de uns 15 anos para a sala e diga aos alunos que você irá contar uma estória sobre esse menino. Dê um nome a ele (ex. Mike), finja ser ele, mude a voz enquanto lê, faça desse momento algo divertido e desperte a atenção dos alunos.
Leia o texto (disponível em http://esl.about.com/od/conversationlessonplans/a/l_advice.htm - acesso em 08/12/2010)
Imagem do recurso
For Friendship or Love? I'm one of those guys who have "the quite normal" problem: I'm in love with a girl, but I don't know what to do. I have already had a crush on some girls, never with any success, but this is something different. My problem is actually that I'm too cowardly to tell her anything. I know that she likes me and we're very, very good friends. We've known each other for about three years, and our friendship has constantly become better. We often get into quarrels, but we always make up. Another problem is that we often talk about problems with each other, and so I know she is having problems with her boyfriend (who I think is no good for her). We meet almost every day. We always have very much fun together, but is it really so difficult to love someone who has been a good chum to you until now? |
Peça aos alunos que dêem sugestões de como esse garoto pode solucionar seu problema. Eles devem se organizar em grupos e discutir quais conselhos dariam para esse garoto.
Escreva no quadro as frases abaixo e encoraje-os a construir sentenças seguindo esses exemplos:
If I were you, I would/wouldn’t...
I think you ought to…
I don’t think you should…
It’s crucial/essential/important to…
Chame a atenção dos alunos para a forma negativa que segue o infinitivo.
Escreva no quadro:
It’s important not to label the other’s opinions. CORRET
It’s important to not label the other’s opinions. INCORRECT
Após alguns minutos peça a voluntários para compartilharem suas conclusões com a classe
Agora peça aos alunos que formem duplas. Explique a eles que você irá propor algumas situações e que eles deverão usá-las para construir um diálogo.
Escreva no quadro:
A: I feel very stressed. What should I do?
or
I had an argument with a friend. What should I do?
or
It’s 02:00 am and I can’t sleep. What should I do?
or
I need to study but I can’t concentrate. What should I do?
B: If I were you, I would/wouldn’t...
or
I think you ought to…
or
I don’t think you should…
or
It’s crucial/essential/important to…
Quando os alunos terminarem de construir seus diálogos, peça que comparem seu trabalho com o de outro grupo.
Aula 3
Proponha aos alunos que joguem o jogo disponível no link abaixo. Se preferir você poderá imprimi-lo. Esse jogo tomará metade da aula.
http://www.eslhq.com/worksheets/preview_worksheet.php?worksheet_id=7521 – acesso em 10/08/10
Imagem do recurso
Por fim, peça aos alunos para escolher uma das duas cartas disponíveis no quadro (você poderá escrevê-las na lousa enquanto realiza a atividade anterior). Explique que essas cartas foram enviadas para uma coluna de conselhos de um jornal e que eles devem respondê-la dizendo o que a pessoa deveria fazer para resolver seu problema.
Escreva no quadro:
Dear Fix-it, I have a problem and need your advice. What do you suggest for losing weight? My friends say I look fine, but I don’t think so. I’ve tried several diets, but they just don’t work for me. I’m desperate! Can you please help? Not Slim Jim |
Dear Fix-it, Several months ago, I moved to another town to start college. I call my boyfriend back home every weekend. Now he says the distance is too great and we should break up. I want to stay together. What do you suggest? Heartbroken |
Para mais atividades praticando dar e pedir conselhos acesse o link:
http://www.xtec.cat/eoiterrassa/Departaments/MyAgonyAuntWebquest/process1.htm - acesso em 10/08/10
Para mais opções de quiz, acesse o link:
http://stress.about.com/library/assertiveness_quiz/bl_assertiveness_quiz.htm - acesso em 10/08/10
Recolha as composições feitas na última atividade e as avalie.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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24/02/2012
Cinco estrelasEXCELLET!