23/08/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Bardy
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Não é necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Sugerimos que o professor inicie a aula apresentando aos alunos o quadrinho abaixo (Fig. 1), perguntando-lhes o que acham deste, o que lhes vêm a mente ao vê-lo. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.
Figura 1 – Imagem de dois vestibulandos.
Disponível em: http://www.ivoviuauva.com.br/wp-content/uploads/2009/07/vestibular-393x400.jpg Acessado em: 10 de Agosto de 2010.
Observação: O professor deverá providenciar cópias da imagem em número suficiente aos alunos, ou apresentá-la em transparência (utilizando Datashow ou retroprojetor).
Após o professor ouvir as opiniões dos alunos acerca da figura, ele deverá ressaltar que esta aula abordará um assunto de muita importância nos dias atuais: "o estresse".
Feito isto, para o desenvolvimento das atividades a seguir, o professor deverá organizar os alunos em grupos de quatro integrantes.
Tendo como objetivo conceituar o estresse, suas fases e formas de evitá-lo e tratá-lo, estando no laboratório de informática, sugerimos que o professor oriente os alunos a fazerem pesquisas (em sítios eletrônicos, revistas online, livros etc.) sobre o estresse, conforme roteiro abaixo.
Roteiro para a Pesquisa:
Abaixo sugerimos alguns sítios eletrônicos que poderão ser utilizados pelos alunos para essa pesquisa.
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/05/exercicios-ajudam-aliviar-o-estresse.html
http://www.virtual.epm.br/material/tis/curr-bio/trab2001/grupo2/
http://blog.opovo.com.br/duvidasnodiva/estresse-tambem-faz-bem/
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/alegria/estresse/prevencao_tratamento.htm
http://www.einstein.br/espaco-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/tudo-sobre-o-estresse.aspx (Fig. 2)
http://dietaja.uol.com.br/saude-fitness/163/artigo100555-1.asp
http://www.cfappm.ma.gov.br/pagina.php?IdPagina=2297
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI477978-EI1521,00-Saiba+como+evitar+o+estresse.html
http://www.selecoes.com.br/selecoes-e-voce/bem-estar/faca-o-estresse-ajudar-voce_4377.htm
http://comunidade.bemsimples.com/saude/w/saude/Como-evitar-o-estresse.aspx
Figura 2 – Imagem do Site Albert Einstein - Em dia com a Saúde.
Nesta pesquisa, os alunos deverão responder as questões elencadas no roteiro acima e compartilhá-las com os demais colegas da sala de aula. É importante que o professor seja o mediador deste momento, estimulando a participação de todos e esclarecendo possíveis dúvidas e/ou conceitos errôneos da temática em questão.
Dando prosseguimento à aula, com o objetivo de debater o que causa o estresse, o professor deverá apresentar o vídeo “Povo fala: estresse” (Fig. 3), de 2 minutos e 10 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo "Povo fala: estresse":
http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM1315614-7822-POVO+FALA+ESTRESSE,00.html Acessado em: 10 de Agosto de 2010.
Figura 3 – Imagem do Vídeo “Povo Fala: Estresse” do programa Happy Hour.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após assistirem o vídeo, o professor deverá perguntar aos alunos as seguintes questões:
É importante que os alunos, sob a supervisão do professor, tenham a oportunidade de apresentar suas opiniões acerca do vídeo e do seu conteúdo, explicando o porquê.
Finalizando a aula, para a realização desta atividade, o professor deverá orientar os grupos para que pensem em, no mínimo, duas situações do cotidiano que podem ser desencadeadoras de estresse. Para isso, sugerimos que o professor dê o seguinte exemplo:
“Quando uma pessoa está estressada, ela costuma se irritar facilmente com coisas e fatos que não a irritariam normalmente. Por exemplo, uma pessoa que fica parada no trânsito todos os dias, perde a paciência e muitas vezes acaba agindo agressivamente causando um acidente por ter se desequilibrado pois não conseguiu evitar o estresse. Quais outros casos e situações podem ocorrer devido ao estresse e o desequilíbrio causado por este? “
Após todos os grupos terem pensado em situações diversas, o professor deverá orientá-los para que discutam as situações e pensem conjuntamente formas de evitá-las em aula aberta.
Por exemplo, no caso da pessoa que age de forma agressiva e causa um acidente no trânsito, ele poderia evitar tal situação se, quando estivesse parado no trânsito, estivesse fazendo algo que lhe fosse prazeroso, como, por exemplo, ouvindo músicas. Já um adolescente que está estressado devido ao vestibular e acaba brigando com as pessoas à sua volta, ele poderia aumentar os momentos e atividades de lazer na sua agenda, de forma a diminuir o estresse presente nesse período de sua vida.
Os alunos deverão, sob a supervisão do professor, descrever a situação, discuti-la e propor uma solução para evitar o estresse nessa circunstância. Feito isso, deverão encenar a situação pensada e o desfecho desta (a solução proposta para evitar o estresse).
1) Com os alunos ainda organizados em grupos, sugerimos que o professor os oriente para que, utilizando todos os conceitos e informações aprendidas e pesquisadas em sala de aula, criem um material informativo, do tipo panfleto (Fig. 4), para ser distribuído pela escola com informações sobre o Estresse.
Os grupos deverão montar o panfleto da forma que acharem melhor com figuras e fotos, mas é importante que coloquem as informações citadas no roteiro abaixo.
Roteiro do Material Informativo:
Figura 4 - Exemplo de Material Informativo.
Fonte: do autor.
2) Tendo como propósito conceituar o estresse, e suas fases e sintomas o professor deverá entregar o trecho do texto “Crianças e adolescentes também têm extresse” (Fig. 5) para a metade dos grupos formados – que chamaremos de grupo 1 -, e o trecho do texto “O que é Estresse?” (Fig. 6) para a outra metade dos grupos – que chamaremos de grupo 2.
Figura 5 – Imagem de trecho do texto “Criança e Adolescentes também têm estresse” Fonte: http://www.einstein.br/espaco-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/criancas-e-adolescentes-tambem-tem-estresse.aspx Acessado em: 30 de Julho de 2010.
Figura 6 – Imagem do trecho do texto “O que é Estresse?” Fonte: http://www.masci.com.br/si/site/0306 Acessado em: 30 de Julho de 2010.
Em seguida, o grupo 1 deverá apresentar as informações coletadas do texto que leu para os grupo 2, e vice-versa. Observamos que para a apresentação, que deverá ser oral, os alunos poderão utilizar cartazes para facilitar a sua explanação. Para isso o professor deverá disponibilizar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) cartolinas e canetas piloto.
Roteiro para a Discussão:
Este momento é importante, não apenas para promoção da socialização das informações entre os alunos, mas para que também o professor possa esclarecer dúvidas de alunos e corrigir possíveis conceitos errôneos sobre a temática trabalhada.
Um sítio eletrônico que oferece diversos artigos sobre o estresse que pode ser utilizado como um Recurso Complementar ao professor é o PsiqWeb.
Fonte: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=27 Acessado em: 30 de Julho de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática do Estresse. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!