03/11/2010
Edson Luís Nunes ,José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Equipamentos elétricos e telecomunicações |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrotécnica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletroeletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletromecânica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Eletrônica |
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Mecatrônica |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Educação Profissional | Informação e Comunicação | Técnico em Sistemas de Transmissão |
Nesta aula os alunos entenderão como funcionam diversos aparelhos elétricos que são resistivos, como o chuveiro, o ferro elétrico, uma torradeira, um secador elétrico. Nestes aparelhos a energia elétrica é transformada em calor. Isso é chamado de Efeito Joule.
Figura 1. Aparelhos resistivos, a chapinha de alisar o cabelo. Imagem obtida do endereço:
http://3.bp.blogspot.com/_sBXst-Z-O04/TBTrj_n4PhI/AAAAAAAAAA8/ks8Idae7_a0/s1600/chapinha.jpg
Inicie esta aula distribuído o texto “O Efeito Joule” obtido do endereço: http://www.efeitojoule.com/2008/04/efeito-joule.html
Figura 1 Uma lâmpada incandescente, em seu funcionamento, transforma energia elétrica em calor por efeito joule, após atingir certa temperatura passa a emitir luz.
Imagem obtida do site: http://www.brasilescola.com/upload/e/lampada(1).jpg
Forme pequenos grupos de aluno e entregue o texto, “O Efeito Joule”, para que extraiam informações que possam dar base na discussão das seguintes afirmações. Após a leitura do texto, realizada em cada grupo, um debate sobre o efeito Joule, deve ser feito, onde um dos alunos será o mediador. O mediador do debate lança, na sequência, cada uma das afirmativas e os participantes dos grupos terão um tempo, estipulado pelo medidor, para argumentarem a favor da validade da afirmativa. No final o debatedor terá a função de fechar a questão concluindo as argumentações, quando necessário, nesta hora o professor fará as intervenções.
2.1. Distribua para cada grupo os seguintes materiais:
2.2. Demonstração:
Faça a demonstração do efeito joule de acordo com as instruções abaixo, a experiência foi sugerida pelo Professor Rafael e pode ser obtida no site:http://fisicasemacento.blogspot.com/2010/05/efeito-joule.html . Esta demonstração evidencia duas situações simples em que o aluno pode verificar a produção de calor ocasionada pela passagem de corrente elétrica.
2.2.1. Observação pelo Tato.
2.2.2. Observação por incandescência de uma esponja de aço.
Figura 2. Ilustração de uma demonstração do efeito joule, que pode realizada em sala de aula com material simples. Imagem obtida do site:
http://2.bp.blogspot.com/_gmO7jwbpyTA/S_FLLFYagsI/AAAAAAAAADI/3-znIYOdGWc/s1600/fig2.jpg
Dando sequência a atividade, logo após a realização da demonstração do efeito joule, na sala de aula, peça aos alunos que elaborem uma conclusão para o observado nesta experiência. Explicando o porque da fita aquecer e porque da esponja de aço entrar em combustão. Lembre aos alunos que tanto a fita quanto a esponja foram ligadas diretamente aos pólos do gerador, gerando uma corrente elétrica de intensidade máxima. Chamada de corrente de curto circuito.
Use a sala de informática ou a sala de projeção para exibir o filme “FÍSICA ANIMADA - EFEITO JOULE” (6 min), que pode ser acessado pelo endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=9_wzVs3sZDQ Neste filme, são apresentadas diversas situações em que o efeito joule pode ser verificado e uma explicação detalhado sobre este efeito é apresentada e com muitos exemplos além do que foi realizado na experiência proposta na atividade 2 .
3.2.1 Leitura do texto "Lei de Joule"
Figura 3 .Torres de transmissão da rede elétrica entre a hidroelétrica e a subestação. Trecho aonde ocorre uma grande perda por efeito joule.
Imagem obtida do site: http://www.fis.uc.pt/data/20092010/ozonedata/adescoberta/obj.b.0.0.4.jpeg
3.2.2 Discussão sobre o efeito Joule nos condutores.
As afirmações que seguem são sobre o que ocorre quando os elétrons atravessam um material, provocando aquecimento ou efeito joule. Crie argumentos que possam reafirmar estas hipóteses.
1. Os elétrons em um condutor movem com baixa velocidade e mesmo assim provocam aquecimento. http://www.alunosonline.com.br/fisica/velocidade-dos-eletrons-em-um-circuito-eletrico/
Dimensionamento de condutores que transportam corrente elétrica de acordo com corrente e voltagem http://www.catep.com.br/dicas/DIMENSIONAMENTO%20DE%20CONDUTORES%20ELETRICOS.htm
Perdas por transmissão, nos fios condutores.
http://www.fis.uc.pt/df/z/ozone.php?args___=3.5.3.1.5..7.xvo&w=1&id_obj=b.0.0.8
Estudando o Efeito Joule, o aluno deverá ser capaz de:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!