Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final
Artes
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar sobre a evolução da moda dos chapéus;
Elaborar e produzir chapéus com papéis;
Desenhar pensamentos, tendo como suporte os chapéus produzidos pelos alunos;
Realizar uma instalação com os desenhos dos pensamentos.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A história do chapéu;
Sobre instalação.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Reservar para esta aula, o laboratório de informática e pedir aos alunos que pesquisem sobre artistas que representaram chapéus em suas obras;
Pedir aos alunos que salvem as imagens em CD, para posteriormente, serem socializadas em sala de aula;
Dizer aos alunos sobre a importância do registrar o autor da obra (nome, data de nascimento e morte e a que movimento artístico seu trabalho está referendado);
Falar para os alunos registrarem as referências sobre as obras, tais como, o ano de sua produção, técnica utilizada e tamanho;
Gravar todas as imagens, com suas respectivas referências, em um único CD e guardar para a próxima aula.
Aula 2
Providenciar um aparelho de Data-show para esta aula;
Projetar para os alunos, as imagens registradas na aula anterior e conversar sobre os diferentes chapéus representados pelos artistas;
Perguntar se os alunos sabem do porquê (motivo) da necessidade dos dados solicitados referentes às imagens e aos seus autores;
Escutar as conclusões dos alunos e reforçar que as obras de arte, normalmente, são apresentadas ao público sempre com as referências sobre o trabalho, tal como o nome do artista, o tamanho do trabalho, a data em que foi terminado e a técnica utilizada, informações estas, que são muito importantes, pois são elas, que possibilitam ao público ter uma compreensão melhor do trabalho;
Projetar aos alunos o desenho retirado do livro “O pequeno príncipe”, de Saint-Exupéry, e pedir a eles que descrevam o que estão vendo:
Apresentar e ler com os alunos, o texto “A Léon Werth - Quando ele era pequenino", parte do livro, O pequeno príncipe, no qual o autor descreve o desenho apresentado. ( Livro disponível para leitura on-line no site: http://www.scribd.com/doc/507625/pequeno-principe , páginas 2 e 3);
Conversar com os alunos sobre os desenhos e o texto de Saint-Exupéry, colhendo as sensações e as conclusões que tiveram quando viram o desenho pela primeira vez;
Propor aos alunos um trabalho em que chapéus possam ser utilizados para expressar, plasticamente, seus pensamentos.
Aula 3
Recortar imagens de chapéus e colar nas paredes da sala de aula, para que os alunos, possam perceber diferentes possibilidades de elaboração de chapéus;
Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite A4, e solicitar que elaborem desenhos para futura confecção de um chapéu;
Acompanhar a elaboração dos desenhos dos alunos, orientando-os, em suas dificuldades.
Aula 4
Providenciar para esta aula: papéis de diferentes cores e espessuras, tesouras e colas;
Pedir aos os alunos que, de posse dos estudos elaborados na aula anterior, iniciem a confecção dos chapéus, utilizando para isso, os materiais disponíveis na sala de aula;
Acompanhar os alunos durante a confecção dos chapéus, orientando-os, em suas dificuldades;
Aproveitar o momento de construção dos chapéus, para pedir aos alunos que imaginem quais pensamentos eles registrarão em seus chapéus;
Solicitar aos alunos que escrevam no interior dos chapéus, os pensamentos que lhes ocorrem durante o processo de construção destes;
Colocar os chapéus para secarem.
Aula 5
Entregar para os alunos os chapéus construídos na aula anterior;
Distribuir para os alunos tinta guache e pincéis;
Pedir para os alunos pintarem sobre os chapéus, os pensamentos registrados em seu verso;
Colocar os chapéus para secarem.
Aula 6
Organizar com os alunos uma instalação com os chapéus pensamentos;
Convidar a comunidade escolar para visitar a instalação e conversar com os alunos.
Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento do trabalho, tendo como enfoque, o resultado das pesquisas sobre a evolução da moda dos chapéus; a elaboração, a construção dos chapéus pensamentos e a interação público-aluno (artista), durante a instalação.
Opinião de quem acessou
Sem estrelas
0 classificações
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.