Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenhando em chapéus

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre a evolução da moda dos chapéus;

  • Elaborar e produzir chapéus com papéis;

  • Desenhar pensamentos, tendo como suporte os chapéus produzidos pelos alunos;

  • Realizar uma instalação com os desenhos dos pensamentos.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  A história do chapéu;

  •  Sobre instalação.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

  • Reservar para esta aula, o laboratório de informática e pedir aos alunos que pesquisem sobre artistas que representaram chapéus em suas obras;

  •  Pedir aos alunos que salvem as imagens em CD, para posteriormente, serem socializadas em sala de aula;

  • Dizer aos alunos sobre a importância do registrar o autor da obra (nome, data de nascimento e morte e a que movimento artístico seu trabalho está referendado);

  • Falar para os alunos registrarem as referências sobre as obras, tais como, o ano de sua produção, técnica utilizada e tamanho;

  • Solicitar que cada aluno grave 03 obras;

  • Gravar todas as imagens, com suas respectivas referências, em um único CD e guardar para a próxima aula.

Aula 2  

  •  Providenciar um aparelho de Data-show para esta aula;

  •  Projetar para os alunos, as imagens registradas na aula anterior e conversar sobre os diferentes chapéus representados pelos artistas;

  •  Perguntar se os alunos sabem do porquê (motivo) da necessidade dos dados solicitados referentes às imagens e aos seus autores;

  •  Escutar as conclusões dos alunos e reforçar que as obras de arte, normalmente, são apresentadas ao público sempre com as referências sobre o trabalho, tal como o nome do artista, o tamanho do trabalho, a data em que foi terminado e a técnica utilizada, informações estas, que são muito importantes, pois são elas, que possibilitam ao público ter uma compreensão melhor do trabalho;

  •  Projetar aos alunos o desenho retirado do livro “O pequeno príncipe”, de Saint-Exupéry, e pedir a eles que descrevam o que estão vendo:

  • Apresentar depois de escutar as descrições dos alunos, o desenho explicativo do autor:

  • Apresentar e ler com os alunos, o texto “A Léon Werth - Quando ele era pequenino", parte do livro,  O pequeno príncipe, no qual o autor descreve o desenho apresentado. ( Livro disponível para leitura on-line no site: http://www.scribd.com/doc/507625/pequeno-principe , páginas 2 e 3);  

  • Conversar com os alunos sobre os desenhos e o texto de Saint-Exupéry, colhendo as sensações e as conclusões que tiveram quando viram o desenho pela primeira vez;

  • Propor aos alunos um trabalho em que chapéus possam ser utilizados para expressar, plasticamente, seus pensamentos.

Aula 3

  • Recortar imagens de chapéus e colar nas paredes da sala de aula, para que os alunos, possam perceber diferentes possibilidades de elaboração de chapéus;

  • Segue sugestão de imagem e de link para pesquisa:

  • Entregar para os alunos uma folha de papel sulfite A4, e solicitar que elaborem desenhos para futura confecção de um chapéu;

  •  Acompanhar a elaboração dos desenhos dos alunos, orientando-os, em suas dificuldades.   

Aula 4

  •  Providenciar para esta aula: papéis de diferentes cores e espessuras, tesouras e colas;

  •  Pedir aos os alunos que, de posse dos estudos elaborados na aula anterior, iniciem a confecção dos chapéus, utilizando para isso, os materiais disponíveis na sala de aula;

  • Acompanhar os alunos durante a confecção dos chapéus, orientando-os, em suas dificuldades;

  •  Aproveitar o momento de construção dos chapéus, para pedir aos alunos que imaginem quais pensamentos eles registrarão em seus chapéus;

  • Solicitar aos alunos que escrevam no interior dos chapéus, os pensamentos que lhes ocorrem durante o processo de construção destes;

  • Colocar os chapéus para secarem.

 Aula 5

  •  Entregar para os alunos os chapéus construídos na aula anterior;

  • Distribuir para os alunos tinta guache e pincéis;

  •  Pedir para os alunos pintarem sobre os chapéus, os pensamentos registrados em seu  verso;

  • Colocar os chapéus para secarem.

   

Aula 6

  •  Organizar com os alunos uma instalação com os chapéus pensamentos;

 

  • Convidar a comunidade escolar para visitar a instalação e conversar com os alunos.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento do trabalho, tendo como enfoque, o resultado das pesquisas sobre a evolução da moda dos chapéus; a elaboração, a construção dos chapéus pensamentos e a interação público-aluno (artista), durante a instalação.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.