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Escolhas: de quem é a responsabilidade pelo curso da minha vida?

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
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MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Bardy

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre o fato de que na vida, a todo o momento, queiramos ou não, conscientes ou inconscientes, por ação ou omissão, estamos sempre fazendo escolhas;

  • A importância de procurar ser consciente das escolhas que fizemos e estamos fazendo, sendo de nossa responsabilidade o curso de nossas vidas;

  • Planejar, intervir e mudar a trajetória que a vida pessoal, escolar e profissional tem tomado.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para iniciar a aula, o professor deverá apresentar a  figura (Fig. 1) abaixo aos alunos, e perguntar o que eles acham desta, o que lhes veem a mente ao vê-la. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre a imagem em questão.

Figura 1 -  Imagem de um homem confuso quanto a que caminho seguir.

Disponível em: http://blogdointercessor.zip.net/images/escolhas.jpg Acessado em: 04 de Agosto de 2010. 

Nesse momento, o professor poderá perguntar aos alunos:

 “Já existiu um momento na vida de vocês quando não sabiam por qual caminho seguir? “

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar que nessa aula será abordado o tema: "as escolhas e de quem é a responsabilidade de tomá-las".

Feito isto, para o desenvolvimento das atividades a seguir, o professor deverá organizar os alunos em grupos de quatro integrantes.

Atividade 1

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá entregar aos grupos as letras das músicas “Escolhas, Provas e Promessas” do grupo CPM 22 (Fig. 2) e “Escolhas” do grupo Aero26 (Fig. 3), conforme postadas abaixo.  

Observamos que o professor deverá entregar a cada grupo uma das referidas letras de música, de forma que as duas letras de música sejam trabalhadas pelos grupos formados em sala de aula.  

Figura 2 –  Letra da música “Escolhas, Provas e Promessas”  do CPM22.

Disponível em: http://letras.terra.com.br/cpm-22/1119127/  Acessado em: 04 de Agosto de 2010 .    

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qqkXE4JZ9wo Acessado em: 04 de Agosto de 2010. 

Figura 3 -  Letra da música “Escolhas” de Aero26.

Disponível em: http://letras.terra.com.br/aero-26/1509688/  Acessado em: 04 de Agosto de 2010.    

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vnlfK1eYd8I Acessado em: 04 de Agosto de 2010. 

Em seguida, o professor deverá orientá-los para que leiam e discutam a letra da música que receberam.  

Para nortear este momento, sugerimos o roteiro postado abaixo.  

Roteiro “Escolhas, provas e promessas”:   

  • Qual a mensagem da música?
  • Nessa música é dito “voltei para abrir as portas que fechei no passado”. É possível mudar uma escolha que foi feita no passado?
  • Vocês concordam com a frase: “Vou te contar, as escolhas que fazemos podem mudar ou destruir as correntes que nos prendem nesse lugar”? Por quê?
  • Você acrescentaria ou tiraria alguma coisa na letra dessa música? O quê e por quê?

Roteiro “Escolhas”: 

  • Qual a mensagem da música?
  • Nessa música é dito “Escolha todos os momentos dos quais você vai lembrar, escolha sempre olhar para a frente”. O que isso quer dizer?
  • Nessa música é dito “Escolha corrigir os erros”.  É possível consertar uma escolha “errada” que foi feita no passado?
  • Você acrescentaria ou tiraria alguma coisa na letra dessa música?  

Para a continuação dessa atividade, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) folhas de papel pardo, tintas guache, canetas hidrocor, cola e lantejoulas.  

Após os grupos terem discutido a letra de música recebida, sugerimos que o professor entregue os materiais (papel pardo, tintas, canetas hidrocor, cola e lantejoulas) aos alunos e apresente os vídeos das músicas (Figs. 4 e 5).

Figura 4 – Imagem do vídeo “Escolhas, provas e promessas”.

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qqkXE4JZ9wo Acessado em: 04 de Agosto de 2010. 

Figura 5 – Imagem do vídeo “Escolhas”.

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vnlfK1eYd8I Acessado em: 04 de Agosto de 2010. 

Ao assistir os vídeos, o professor deverá instruir os alunos para que desenhem o que entenderam das músicas e o que acharam importante na letra destas. Terminado esse momento, o professor deverá pedir para que os alunos se sentem em círculo apresentem os seus desenhos, explicando o que representa o desenho e a sua relação com a música em questão.

O professor poderá, após as apresentações dos grupos, perguntar:

"O que as músicas têm em comum?"

"Há alguma semelhança entre os desenhos feitos?"

Atividade 2

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo promover uma reflexão sobre a trajetória da vida do aluno e formas de planejar, intervir e mudar esta, sugerimos a dinâmica "Jornal Falado" (fonte: http://www.scribd.com/doc/6093346/Dinamicas-de-Grupo-Para-Jovens-e-Adultos Acessado em: 20 de Agosto de 2010). 

Para essa atividade, o professor deverá ler a reportagem "Ex-presidiário prepara jovens para futuro melhor"* aos alunos, conforme link abaixo.

Link da reportagem "Ex-presidiário prepara jovens para futuro melhor": http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL950611-9097,00.html Acessado em: 19 de Agosto de 2010. 

*Essa é uma entrevista feita com Samuel Muniz, ex-presidiário que, após sete anos preso, decidiu fazer uma nova escolha apesar das dificuldades encontradas dentro da cadeia. Atualmente, Samuel é músico e participa de uma ONG auxiliando crianças e adolescentes, tendo como objetivo diminuir o caso de crianças e jovens que se envolvem no mundo dos crimes.

Ao término da leitura, os grupos deverão discutir a reportagem, tendo como objetivo criar uma dramatização de um telejornal. Os alunos deverão se organizar e apresentar a notícia, contando a história de Samuel e as mudanças na trajetória de sua vida, da forma que preferirem (dramatizando a vida de Samuel, recriando a entrevista, dramatizando o projeto feito na ONG etc.). É importante que o professor seja o mediador deste momento, estimulando a participação de todos e esclarecendo possíveis dúvidas.

Para facilitar a discussão dos grupos, caso o professor julgue necessário, ele poderá entregar o texto impresso a cada um dos grupos.

Terminada a preparação da atividade, os alunos deverão se sentar em círculos e os grupos deverão apresentar o jornal falado.

Observação: Caso a escola possua recursos audiovisuais, os alunos poderão utilizar uma filmadora para gravar as dramatizações e passá-las na televisão da escola.

 

Após a apresentação de todos, os alunos deverão conversar sobre a reportagem e a atividade - o que acharam, se aprenderam algo com a história de Samuel, se já conheciam a iniciativa de algumas ONGs que oferecem projetos e centros culturais para jovens e crianças, se frequentam alguma ONG etc.

Nesse momento, o professor poderá perguntar aos alunos:

" Vocês acreditam na possibilidade de mudar a trajetória das nossas vidas?"

"As escolhas que fazemos agora podem afetar o nosso futuro?"

" Quem é o responsável pelas escolhas que fazemos?"

Atividade 3

Finalizando a aula, sugerimos que o professor peça aos alunos para que todos façam um mural sobre o tema “Minha Vida: Minhas escolhas e suas consequências”.

Para essa atividade, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) aproximadamente dois metros de papel pardo, canetas hidrocor, revistas, cola, lantejoula, glitter, papel colorset, tesouras e réguas.

É importante que todos os alunos montem o mural juntos, lembrando que cada aluno tem direito de desenhar o que quiser, desde que seja sobre o tema proposto.  

No final da atividade, o professor poderá perguntar aos alunos o que acharam da atividade e perguntar se acharam difícil montar algo com a participação de todos. Ele poderá relembrá-los nesse momento que, da mesma forma que fizeram o mural juntos e cada um escolheu o que desenhar, é a vida, onde todos fazem escolhas, muitas vezes sem estarem conscientes das mesmas.  

Montado o mural, esse poderá ser afixado na sala de aula ou mesmo em um corredor da escola.  

SUGESTÃO:

Com o objetivo de discutir que na vida estamos constantemente tendo que fazer escolhas, inclusive sem perceber, sugerimos que o professor entregue o texto “A vida é feita de escolhas”(Fig. 6), conforme link postado abaixo, aos alunos organizados em grupos de 5 integrantes.

  Link do texto "A vida é feita de escolhas": http://www.igeduca.com.br/artigos/papo-serio/a-vida-e-feita-de-escolhas.html Acessado em: 04 de Agosto de 2010.   

Figura 6 – Imagem do Texto “A vida é feita de Escolhas”  

Roteiro de Leitura e Discussão: 

  • O autor afirma que fazemos escolhas durante o dia inteiro, mas não percebemos. Por quê?
  • De acordo com o texto, por que apenas escolhas que exigem uma posição causam impacto?
  • De acordo com o texto, quais escolhas fazemos ao longo do dia sem perceber?
  • O autor afirma que algumas escolhas são feitas no escuro. Quais são elas?
  • O que o autor do texto quer dizer quando afirma "tudo que fazemos decorre de uma opção em que seremos os principais beneficiados ou vítimas"?
  • De quem é a responsabilidade de uma escolha? E as consequências desta?
  • Partindo do princípio de que a escolha de aceitar a decisão do outro é do indivíduo, como lidar com esta?

Este momento é importante, pois favorece a socialização de informações e pontos de vistas; além de trabalhar a oralidade, o senso crítico e argumentativos dos alunos.  

Recursos Complementares

O professor poderá utilizar o texto “Escolhas de uma vida” de Pedro Bial. Disponível em: http://letras.terra.com.br/pedro-bial/1625175/ Acessado em: 04 de Agosto de 2010.      

Caso o professor se interesse, poderá ler o texto “Educar para fazer melhores escolhas” de José Moran. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/escolhas.htm Acessado em: 04 de Agosto de 2010.  

Ou ainda, o professor poderá ler o texto “Decisões e Escolhas: Uma questão essencial” de José Wanderley. Disponível em: http://www.guiarh.com.br/pp32.htm Acessado em: 04 de Agosto de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática trabalhada. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

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