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Reações Endotérmicas e Exotérmicas

 

28/01/2011

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar reações endotérmicas e reações exotérmicas;
  • Aplicar os conceitos de reações exotérmicas e endotérmicas no estudo de algumas reações químicas;
  • Aplicar os conceitos de reações exotérmicas e endotérmicas nos diagramas de energia.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Combustão completa e incompleta;
  • Entalpia.
Estratégias e recursos da aula

Leve para a sala de aula os seguintes materiais: álcool, prato de relógio, bolsa de gelo instantâneo que pode ser adquirida em farmácias. Providencie também uma máquina fotográfica digital que também permita filmar, para cada um dos grupos.

Aula 1:

Atividade 1:

Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, coloque sobre a sua mesa, em um local bem visível, o prato de relógio contendo álcool. Pergunte aos alunos o que acontece se for iniciada a combustão do álcool. Devem surgir várias respostas desvinculadas do assunto, se isso ocorrer, direcione os alunos fazendo as seguintes perguntas:

1 – Quais são os reagentes e os produtos da reação?

2 – O que acontece se colocarmos uma folha de papel sobre a chama?

Peça para que um aluno filme o experimento e tire algumas fotos.

Em função dos pré-requisitos dos alunos, eles poderão responder que os reagentes da reação é o álcool e o oxigênio e os produtos é o gás carbônico e a água. Em relação a segunda questão eles responderão que o papel queimará. Com isso, pergunte aos alunos o que fez o papel queimar, uma vez que os produtos da reação são somente água e gás carbônico. É provável que os alunos não saibam, nesse momento explique que essa reação libera como produto energia em forma de calor, e é essa energia que faz com que a folha de papel entre em combustão. Explique aos alunos que as reações que liberam energia são chamadas de reações exotérmicas.

Figura 1 – Combustão do Magnésio

Fonte: http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/QUI/imagem/4_2_1_c_magnesio1.jpg.  Acessados em 23 de julho de 2010

Atividade 02:

Após isso, pegue a bolsa de gelo instantâneo e mostre para os alunos. Explique o seu funcionamento. Faça a demonstração da utilização em um aluno, depois passe a bolsa por todos os alunos, para que os mesmos possam observar que a bolsa ficou gelada. Explique aos alunos que a bolsa de gelo atinge a temperatura de até -3,8ºC. Neste caso a reação no interior da bolsa absorve energia do meio, ou seja, retira a energia térmica deixando o que está em contato com a reação com uma temperatura baixa. Essas reações são chamadas de reações endotérmicas.

Figura 2 – Bolsa de gelo instantâneo

Fonte: http://www.wolfcare.com/familia04/grandes/sacogeloinst.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010 

Escreva no quadro a definição de reação endotérmica e reação exotérmica. Feito isso, peça para os alunos citarem exemplos de reações exotérmicas, para facilitar construa uma tabela no quadro e coloque os exemplos, use a tabela a seguir como modelo:

Reações Exotérmicas

Reações Endotérmicas

Combustão

 

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Tabela 1: Exemplos de reações exotérmicas e endotérmicas

Feito isso, peça para que os alunos façam um relatório sobre as atividades feitas ao longo da aula, nesse relatório deverão constar os conceitos aprendidos com a aula e as principais informações. Poderá ser um relatório por grupo.

Aula 2:

Atividade 3:

Relembre com os alunos os conceitos de entalpia (H), em seguida, mostre alguns diagramas de energia para eles. Esses diagramas poderão ser retirados do próprio livro didático. Explique como é ilustrada a variação de entalpia, levando em consideração os exemplos da atividade 1: nas reações endotérmicas ocorre a absorção de energia e por isso a variação de energia é positiva, já nas reações exotérmicas ocorre a liberação de energia e por isso a variação de energia é negativa.

Figura 3 – diagramas de energia

Fonte: http://www.iped.com.br/sie/uploads/21302.jpg

http://www.iped.com.br/sie/uploads/21301.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010 

Após isso leve os alunos para o laboratório de informática. Em seguida, informe aos alunos que será criado um blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os vídeos. Após a criação do blog, os alunos deverão postar as informações, as fotos e os vídeos, lembrando que os vídeos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.

Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.

Divulgue o blog por toda a escola.
 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das três aulas. Avalie o relatório feito pelos alunos.

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