28/01/2011
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Leve para a sala de aula os seguintes materiais: álcool, prato de relógio, bolsa de gelo instantâneo que pode ser adquirida em farmácias. Providencie também uma máquina fotográfica digital que também permita filmar, para cada um dos grupos.
Aula 1:
Atividade 1:
Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, coloque sobre a sua mesa, em um local bem visível, o prato de relógio contendo álcool. Pergunte aos alunos o que acontece se for iniciada a combustão do álcool. Devem surgir várias respostas desvinculadas do assunto, se isso ocorrer, direcione os alunos fazendo as seguintes perguntas:
1 – Quais são os reagentes e os produtos da reação?
2 – O que acontece se colocarmos uma folha de papel sobre a chama?
Peça para que um aluno filme o experimento e tire algumas fotos.
Em função dos pré-requisitos dos alunos, eles poderão responder que os reagentes da reação é o álcool e o oxigênio e os produtos é o gás carbônico e a água. Em relação a segunda questão eles responderão que o papel queimará. Com isso, pergunte aos alunos o que fez o papel queimar, uma vez que os produtos da reação são somente água e gás carbônico. É provável que os alunos não saibam, nesse momento explique que essa reação libera como produto energia em forma de calor, e é essa energia que faz com que a folha de papel entre em combustão. Explique aos alunos que as reações que liberam energia são chamadas de reações exotérmicas.
Figura 1 – Combustão do Magnésio
Fonte: http://www.conecteeducacao.com/escconect/medio/QUI/imagem/4_2_1_c_magnesio1.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010
Atividade 02:
Após isso, pegue a bolsa de gelo instantâneo e mostre para os alunos. Explique o seu funcionamento. Faça a demonstração da utilização em um aluno, depois passe a bolsa por todos os alunos, para que os mesmos possam observar que a bolsa ficou gelada. Explique aos alunos que a bolsa de gelo atinge a temperatura de até -3,8ºC. Neste caso a reação no interior da bolsa absorve energia do meio, ou seja, retira a energia térmica deixando o que está em contato com a reação com uma temperatura baixa. Essas reações são chamadas de reações endotérmicas.
Figura 2 – Bolsa de gelo instantâneo
Fonte: http://www.wolfcare.com/familia04/grandes/sacogeloinst.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010
Escreva no quadro a definição de reação endotérmica e reação exotérmica. Feito isso, peça para os alunos citarem exemplos de reações exotérmicas, para facilitar construa uma tabela no quadro e coloque os exemplos, use a tabela a seguir como modelo:
Reações Exotérmicas |
Reações Endotérmicas |
Combustão |
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- |
- |
- |
- |
Tabela 1: Exemplos de reações exotérmicas e endotérmicas
Feito isso, peça para que os alunos façam um relatório sobre as atividades feitas ao longo da aula, nesse relatório deverão constar os conceitos aprendidos com a aula e as principais informações. Poderá ser um relatório por grupo.
Aula 2:
Atividade 3:
Relembre com os alunos os conceitos de entalpia (H), em seguida, mostre alguns diagramas de energia para eles. Esses diagramas poderão ser retirados do próprio livro didático. Explique como é ilustrada a variação de entalpia, levando em consideração os exemplos da atividade 1: nas reações endotérmicas ocorre a absorção de energia e por isso a variação de energia é positiva, já nas reações exotérmicas ocorre a liberação de energia e por isso a variação de energia é negativa.
Figura 3 – diagramas de energia
Fonte: http://www.iped.com.br/sie/uploads/21302.jpg
http://www.iped.com.br/sie/uploads/21301.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010
Após isso leve os alunos para o laboratório de informática. Em seguida, informe aos alunos que será criado um blog. Primeiramente peça para que cada grupo elabore um resumo das informações coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os vídeos. Após a criação do blog, os alunos deverão postar as informações, as fotos e os vídeos, lembrando que os vídeos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.
Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.
Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.
Divulgue o blog por toda a escola.
Vídeos sobre combustão:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24566
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27407
Avalie a participação dos alunos ao longo das três aulas. Avalie o relatório feito pelos alunos.
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