Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura de sinopses e resenhas

 

19/10/2010

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar  a resenha, a sinopse  como gêneros discursivos;
  • aprender a ler críticas e resenhas;
  • analisar a estrutura composicional dos gêneros sinopse e resenha;
  • produzir uma sinopse/resenha sobre um programa exibido na televisão, atentando para as especificidades do gênero.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura básica da narrativa;
  • Estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laboratório de informática e sala de vídeo;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de vídeos,  sinopses, resenhas e imagens veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos) 

O professor deverá começar a aula dizendo aos alunos que, no mundo de hoje, em que as opções culturais e de entretenimento são inúmeras e variadas, as sinopses /resenhas servem para guiar e orientar o público, oferecendo-lhe oportunidade de escolher o que gostaria de ver ou ouvir.

Resenhas, sinopses de livros, filmes, espetáculos, programas televisivos têm como objetivo informar e persuadir, pois além de  transmitir os dados necessários para que o leitor possa ter  uma noção sobre o que se comenta, o autor utiliza recursos para convencer o leitor, por exemplo, a assistir ou não o espetáculo/filme.  Portanto, uma resenha pode apresentar em sua organização trechos informativos, com sequências narrativas ou descritivas e trechos em que o resenhista expõe sua opinião sobre o que leu ou  assistiu.

Atividade 1

1. Para apresentar a temática aos alunos, o professor poderá, em uma conversa informal, perguntar  a eles:  

a. Qual foi o último filme que vocês assistiram? 

b. O filme foi indicado por alguém? Como vocês escolheram o filme?

c. Geralmente, nos cinemas, pode-se ter acesso a sinopses  de filmes que estão em cartaz. Você costuma ler a sinopse do filme antes de assisti-lo? Por quê?

d. Quais as informações sobre um filme são apresentadas em uma sinopse?

e. As resenhas também podem nos auxiliar na escolha  de um livro ou de um filme. Alguma vez você já se informou a respeito de uma obra ou de um filme, por meio de resenhas? Comente.

Atividade 2

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática e apresentar a eles a sinopse do filme “O Bem Amado”. A escolha do filme se dá por este estar em cartaz atualmente.

Sinopse do filme disponível no site:

http://cinema.uol.com.br/filmes/o-bem-amado-2009.jhtm 

Observação: 

  • Esta atividade pode ser também realizada  na sala de aula. Nesse caso, o professor deverá reproduzir a sinopse do filme para os alunos.
  • O professor poderá escolher  a sinopse de outro filme, de acordo com a faixa etária da turma, bem como analisar mais de uma sinopse. Vale observar que, dependendo de quando a aula for ministrada, as sinopses poderão ter sido atualizadas no site.

Depois que o prefeito é assassinado por Zeca Diabo, o corrupto Odorico Paraguaçu assume o poder. Ele manda construir um cemitério público, mas não consegue inaugurar a obra enquanto não houver uma morte na cidade de Sucupira.

Na sequência, o professor deverá apresentar cópia da ficha do filme para os alunos. 

Título original: O Bem Amado

Título original: O Bem Amado

Diretor: Guel Arraes

Elenco: Marco Nanini, Matheus Nachtergaele, José Wilker, Andrea Beltrão, Drica Moraes, Zezé Polessa, Maria Flor, Caio Blat.

Gênero: Comédia

Duração: 100 mins

Ano: 2009

Data da Estreia: 23/07/2010

Cor: Colorido

Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos

País: Brasil

2. Durante a apresentação da sinopse, o professor deverá chamar atenção dos alunos para as características desse gênero discursivo. As questões abaixo ajudarão o professor nesta tarefa.

a.  As sinopses de filmes geralmente são veiculadas em folhetos, jornais e caixas de filmes de vídeolocadoras. Para que servem essas sinopses?

b. Quais são as informações do filme apresentadas na sinopse do filme “O Bem Amado”?

c. Que aspectos do filme são ressaltados? Os positivos ou negativos? Por quê?

d. A partir  da leitura da sinopse, responda: como esse filme poderia ser classificado em vídeolocadoras?  Das seções abaixo, qual seria a mais adequada? Explique.

(   ) Terror;   (   ) Comédia;    (   )Romance;   (   )Infantil;    (   ) Suspense;   (   ) Drama

e. Quais são os atores principais? O que se informa sobre eles?

f. Qual é a função da imagem que acompanha a sinopse?

g. Conclua: quais são as características estruturais e funcionais do gênero discursivo sinopse?

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

1. O  professor deverá apresentar aos alunos o trailer do filme “O Bem Amado”, para que eles tenham maiores informações sobre a temática abordada no filme disponível no site:

http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2010/07/01/04029B386ECC8933A6.jhtm?trailer-do-filme-o-bem-amado-04029B386ECC8933A6 

2. A seguir, o professor reproduzirá  para os alunos a cópia da resenha do filme “O Bem Amado”.

Disponível em:

http://scoretracknews.wordpress.com/2010/07/27/resenha-o-bem-amado-filme-em-destaque/

Resenha: O BEM AMADO

27/07/2010

O BEM AMADO (Brasil, 2010)

Gênero: Comédia

Duração: 110 min.

Elenco:  Marco Nanini, José Wilker, Caio Blat, Maria Flor, Matheus Nachtergaele, Zezé Polessa, Andréa Beltrão, Tonico Pereira, Drica Moraes, Bruno Garcia, Edmilson Barros

Compositores: Caetano Veloso, Mauro Lima, Berna Ceppas, Kassin Roteiristas: Guel Arraes, Claudio Paiva

Diretor: Guel Arraes

Cotação: **½

O melhor e o pior de O BEM AMADO (2010), a terceira encarnação da obra de Dias Gomes, são justamente os seus brilhantes diálogos, especialmente os de Odorico Paraguaçu, aqui interpretado por Marco Nanini. Guel Arraes, com seu cinema excessivamente verborrágico, não nos deixa tempo para respirar com tantas falas e montagem corrida. Apesar de não questionar a inteligência e a espirituosidade do vocabulário de Odorico, foram poucas as vezes que ri de verdade. O que já é comum nas comédias de Arraes. Assim, O BEM AMADO guarda muitas semelhanças com O AUTO DA COMPADECIDA (1999) e LISBELA E O PRISIONEIRO (2003). O personagem de Caio Blat, por exemplo, parece estar imitando o Selton Mello o tempo inteiro.

O BEM AMADO (1973) foi uma das telenovelas mais bem sucedidas da história da televisão brasileira. Tanto que deu origem a uma série semanal (1980), que fez com que gerações se familiarizassem com seus personagens divertidos. No filme, por questão de tempo, só os personagens principais aparecem. Há o inimigo de Odorico, seu concorrente político e dono do jornal “A Trombeta”, Vladimir (Tonico Pereira). Ele representa a esquerda, com todos os cacoetes de quem já participou de sindicatos e partidos comunistas, enquanto Odorico seria a direita demagoga no poder. Ambos são vistos como caricaturas, mas obviamente Odorico é melhor explorado, até por ser um personagem bem mais rico.

Muito bem sacada a ideia de fazer um paralelo em registro documental sensacionalista da cidade de Sucupira com o painel brasileiro dos anos 1960, quando o Brasil passou a ser dirigido pelos militares. Desse modo, o filme já conquista a simpatia do espectador logo no início. José Wilker ficou bem como o Zeca Diabo, imortalizado na televisão por Lima Duarte. E é ele quem dá o pontapé inicial na trama, matando o prefeito e deixando espaço para a entrada em cena de Odorico, que se aproveita do funeral do prefeito recém-falecido para dizer que sua principal meta de governo é construir um cemitério para Sucupira. A ironia é que ninguém morre na cidade e ele não consegue inaugurar o bendito cemitério. Prato cheio para Vladimir, que se aproveita para denegrir a imagem do político.

Não podiam faltar as irmãs Cajazeiras (Andréa Beltrão, Zezé Polessa e Drica Moraes), como as mulheres loucas para casar com Odorico; além do braço direito do prefeito, o seu Dirceu Borboleta. Matheus Nachtergaele faz bem em não imitar o estilo gago-gay eternizado por Emiliano Queiroz na novela e na série. Ficou muito bom, mas não tão marcante, deixando mais espaço para Odorico brilhar. Completando o grupo principal, Caio Blat e Maria Flor tentam dar conta dos momentos mais românticos e sensuais do filme. Com tantos personagens interessantes e uma trama já toda pronta, fica até difícil fazer um trabalho ruim. E Guel Arraes tem experiência o suficiente para comandar um espetáculo desses. Pena que a certa altura o filme se torne cansativo, o humor vá se dissipando e o resultado final seja pouco satisfatório.

 Ailton Monteiro

Aula 03 (50 minutos)

Atividade

Após a leitura do texto pelo professor, os alunos, em grupo de quatro elementos, deverão responder às questões propostas abaixo:

1. Uma  resenha jornalística é a descrição crítica de uma obra (filme, livro, espetáculo), com o objetivo de orientar o leitor. Identifique na resenha do filme “O Bem Amado” os elementos que geralmente compõem uma resenha:

a.  Informações gerais sobre o autor / diretor e sobre a obra;

b. Informações sobre data e local de apresentação;

c. Breve resumo da obra;

d. Apresentação dos principais artistas /personagens envolvidos na obra;

e. Apreciação crítica (opinião) sobre elementos que se destacam na obra. Neste juízo crítico, podem-se apontar falhas ou tecer elogios sobre atuação dos atores, a linguagem e ritmo da obra, o tema tratado, etc.

2. O texto descreve a obra, expondo (ou informando sobre) elementos fundamentais para seu reconhecimento? Justifique sua resposta com passagens do texto.

3. Uma resenha é geralmente escrita por um jornalista especializado no assunto sobre o qual escreve. Em uma resenha, o jornalista expõe sua opinião a respeito de um espetáculo (show musical, peça de teatro, filme) ou de uma publicação (livros, discos, etc.)

a. No primeiro parágrafo, verificam-se duas críticas ao filme – uma positiva e outra negativa. Identifique-as.

b. Ainda no primeiro parágrafo, o filme resenhado é comparado a outro. Em que aspecto?

4. No segundo parágrafo, que outras versões de  “O Bem Amado” são retomadas? Como essas outras versões são avaliadas?

5. No terceiro parágrafo,  o resenhista  associa informações sobre o enredo do filme à atuação de atores que interpretam personagens principais. Comente.

6. Quais aspectos positivos são destacados no quarto parágrafo? E os negativos?

7. Em que aspecto o diretor do filme é avaliado? E os atores? Essa  avaliação é importante para o filme? Comente.

8. Concluindo: o que  se evidenciou mais, as críticas favoráveis ou as desfavoráveis ao filme?

9. Você assistiria ao filme “O Bem Amado”, depois de ler esta resenha? Justifique sua resposta.

Ao final da atividade, o professor deverá comentar as possíveis respostas das questões com os alunos, de modo que não fiquem dúvidas.

Aula 04 ( 50 minutos)

Atividade 

1. O professor deverá  levar os alunos á sala de vídeo/laboratório de informática para assistirem ao vídeo - Malhação ID - Bernardo e Cristiana Parte 25. Esta escolha se deve à identificação dos alunos com o programa "Malhação".

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=merfb6_MfqI 

Disponível em:

http://cultureba.com.br/tag/malhacao/ 

2. Após a exibição do vídeo para os alunos, o professor deverá reproduzir para eles a sinopse  da novela.

Disponível em:

http://upblogs.net/novos-capitulos-de-malhacao-id/ 

Sinopse 

O fio condutor da história de "Malhação ID" nasce do encontro de Bernardo (Fiuk) e Cristiana (Cristiana Peres).

Bernardo é o personagem jovem, rico e inconsequente, que adora se divertir com os amigos. Cristiana é uma adolescente pobre, muito séria e preocupada em ajudar a quem precisa. Ele sempre teve tudo o que quis, é filho do empresário Paulo Roberto e mora em um casarão com o seu pai, a mãe Cissa e a irmã Clarinha. Ela luta pelo que quer e é filha do caseiro desta mansão, Antônio, e mora com o pai e a irmã Nanda.

Bernardo e Cristiana são alunos do Colégio Primeira Opção. Os melhores amigos deles são Beto, Bia e Tati, formando o quarteto mais famoso do colégio. Cristiana divide todos os seus segredos com Victor, que está entre os alunos mais inteligentes da escola.

Um dos pontos de encontro preferido dos estudantes fora da escola é o Rocket Stone, que é mais conhecido como Roller, onde é frequentado por jovens que adoram conversar, ouvir música e praticar esportes, como hóquei sobre patins e basquete. O proprietário do local é Anselmo, um ex-patinador de sucesso que está viajando e confia à ex-noiva Zuleide a tarefa de administradora do espaço.

Zuleide também administra uma república de estudantes no Himalaia, edifício bastante conhecido devido à quantidade de escadas que os condôminos precisam subir e descer todos os dias para chegar em casa, sendo que lá não existe elevador. Os primeiros moradores da república são sua sobrinha Juju e Jotapeg, um jovem viciado em jogos eletrônicos que se sente mais à vontade com os relacionamentos virtuais do que com os reais.

O encontro entre Emílio e Reco promete proporcionar os momentos de humor em Malhação ID. Emílio já foi um ótimo comediante da Rádio Nacional, mas acabou ficando amargo com o passar do tempo e reencontra um pouco da alegria ao ajudar o jovem Reco, considerado o aluno mais engraçado do Colégio Primeira Opção, a fazer stand-up comedy.

Disponível em:

http://www.resumodasnovelas.net/2008/05/as-novelas-malhacao-id.html 

3. Após a leitura da sinopse, o professor deverá perguntar aos alunos se eles assistem a essa novela e qual a opinião deles sobre esse programa televisivo direcionado ao público adolescente. O professor deverá mediar a discussão, organizando-a, de forma que todos que queiram possam falar.

4. A seguir, o professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:

a. A novela Malhação é um seriado da TV Globo, marcado pelo fim e o começo de novas temporadas. A cada nova temporada há mudanças de protagonistas e temas. Os protagonistas sempre se veem diante de situações comuns do dia a dia como: a inveja, as mentiras e intrigas criadas pelos antagonistas. A temporada atual – Malhação ID - tem como personagens principais Bernardo (Fiuk) e Cristiana (Cristiana Peres).

b. A partir dessas informações, produza um texto, uma sinopse ou uma resenha, sobre a novela Malhação ID, ou outro programa assistido por você habitualmente.

c.  Na composição de seu texto, devem estar presentes os seguinte elementos:  informações gerais sobre a sobre a obra; informações sobre canal e horário de apresentação; breve abordagem sobre o enredo da novela; apresentação dos principais artistas /personagens envolvidos na trama; apreciação crítica (opinião) sobre elementos que se destacam na história.

d. Aponte falhas  ou teça elogios sobre atuação dos atores, a linguagem e a temática abordada.

Observação:

As resenhas serão lidas em sala de aula para apreciação dos colegas e professor que, juntos, selecionarão os melhores textos para serem publicados no jornal da escola.

Recursos Complementares

O professor poderá reproduzir artigos que expressam uma visão crítica sobre a novela Malhação. Com essa atividade,  objetiva-se ampliar o conhecimento dos alunos sobre o assunto, para que eles possam emitir sua opinião sobre a novela, destacando os aspectos positivos e negativos, explicando as razões que justificam a opinião apresentada.

Artigos disponíveis em:

1.Malhação: Cópia das séries da Disney? 

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/64162-malhação-é-igual-a?s=efe001a95637a2b804906a6c0992b7e7 

2. NovelaMalhação - Programa entra na décima temporada com tramas românticas e núcleo da terceira idade.

http://www.terra.com.br/istoegente/285/diversao_arte/tv_malhacao.htm   

Avaliação

Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise da  sinopse e resenha do filme “O Bem Amado”,  e, individualmente, por meio da produção de uma resenha/sinopse sobre a novela Malhação ID.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.