Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O corpo ao longo da História: padrões de saúde, beleza e estética corporal

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia. ·         
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos. ·        
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.
Duração das atividades
4 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que os alunos já tenham participado de discussões sobre os aspectos básicos para uma vida saudável: alimentar-se bem, dormir bem, manter bons hábitos de higiene, praticar atividades físicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor,

Nessa sequência didática vamos discutir a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais e analisar os padrões divulgados pela mídia.

Essas atividades terão como produtos finais painéis que deverão ser espalhados pela escola, suscitando o mesmo espírito crítico nos demais alunos. A ideia é que os alunos possam exercitar ferramentas para produzir, e não só consumir, mensagens.

Atividade 1

Vamos começar com a apreciação de um vídeo. “Um bom vídeo é interessantíssimo para introduzir um novo assunto, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas. Isso facilitará o desejo de pesquisa nos alunos para aprofundar o assunto do vídeo e da matéria.” (José Manuel Moran, em entrevista publicada no Portal do Professor do MEC  ( http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=16&idCategoria=8&idConteudo=384) em 06.03.2009,

O vídeo Desirella  (disponível para assistir em   http://www.portacurtas.com.br/filme_abre_pop.asp?cod=2028&exib=4706)  , conta a história de uma mulher que ao viver como se estivesse num conto de fadas, consegue um par de sapatos mágicos que a torna jovem. O percurso e o fim trágico da personagem poderão suscitar a discussão sobre os padrões de beleza criados pela mídia e a submissão a esses padrões, criando a felicidade e a infelicidade. 

Antes de assistirem ao vídeo, dê informações gerais sobre a produção:

Gênero: Animação

Diretor: Carlos Eduardo Nogueira

Ano: 2004

Duração: 11 minutos

Peça que, durante a exibição, os alunos anotem as cenas que considerarem mais importantes. Exiba o vídeo mais uma vez para retomarem detalhes.

Em seguida, promova uma roda de conversa, lançando questões:

O que lhes chamou mais a atenção?   

Destaque as seguintes imagens da animação Desirella para discussão:   

Imagens do filme "Desirella"

Provoque a discussão com perguntas, como por exemplo:

O que é a beleza e  o sucesso nessas imagens?

Que preocupações sobre beleza e sucesso essas imagens suscitam?

Quais as relações dessas imagens com as situações que ocorrem em nossa sociedade?     

Atividade 2

Para ampliar as reflexões, promova a leitura da seguinte publicação:

Índice de Massa Corporal e ingestão alimentar

Andrea Galante*

"Segundo a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) de 1998 deve-se utilizar o IMC (Índice de Massa Corporal) - peso em quilos dividido pelo quadrado da altura em metro - para avaliação do perfil antropométrico-nutricional de adultos de ambos os sexos.

O IMC não é um indicador da composição corporal, para este tipo de avaliação é necessária uma avaliação mais detalhada. No entanto, o IMC pode ser utilizado por ser um bom indicador do estado nutricional e indicar possíveis problemas de baixo peso (subnutrição) ou excesso de peso (obesidade). Ao fazer sua avaliação, observe se você está entre o IMC 18,5 e 24,99, sendo que o IMC médio de 21,74 é o mais adequado. Assim, quanto mais perto dos limites inferior e superior você estiver, maior será o risco para o desenvolvimento de doenças relacionadas à inadequação do estado nutricional.

A ingestão alimentar também está fortemente relacionada ao IMC. Uma ingestão alimentar excessiva provoca o aumento do IMC. Isto significa que quando o IMC está acima do limite, deve-se diminuir a ingestão calórica diária e, conseqüentemente, diminuir o IMC. O mesmo acontece para o IMC abaixo do limite inferior; neste caso, porém, é indicado aumentar a ingestão calórica. Quando falo em aumentar ou diminuir a ingestão calórica, é importante lembrar que tudo deve ser baseado em uma alimentação adequada e saudável para cada idade. Os temas excesso de peso e a obesidade têm sido muito discutidos nos últimos tempos devido à alta prevalência, em países em desenvolvimentos como o Brasil, e sua relação com as doenças crônicas não-transmissíveis.

No entanto, o IMC abaixo do limite inferior também é um fator preocupante, principalmente em grupos específicos em que os padrões de beleza e de aprovação social colocam o indivíduo em risco nutricional. As modelos, para serem aceitas por agências e poderem desfilar, precisam ter IMC de subnutrição, fator de extremo risco à saúde, sem falar no péssimo exemplo para milhares de mulheres adolescentes e adultas.

Maravilhosa foi a iniciativa da Espanha, que proibiu de desfilar qualquer modelo com IMC de risco nutricional . O IMC mínimo permitido para as passarelas é o mesmo indicado pela OMS, 18,5. Apesar de considerar a palavra proibição um pouco incorreta, talvez no momento proibir seja a única forma de melhorar as condições de saúde dessa população. Quem sabe o Brasil e outros países sigam a mesma conduta e preservem a saúde de suas modelos e de todos que tentam seguir esse cruel padrão de beleza."

*Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição.

Disponível em  

 http://www1.folha.uol.com.br/folha/colunas/nutricaoesaude/ult696u198.shtml 

Instigue que os alunos comentem o que leram. Mostre-lhes que essas questões não fazem parte apenas do universo feminino. Comente também alguns efeitos de esteroides anabolizantes e o uso de suplementos alimentares.     

Para complementar a discussão sobre como a mídia influencia nossos desejos e as nossas referências de beleza e saúde, exiba, então, o vídeo A história das coisas  , disponível no Portal do Professor  . Esse vídeo aborda  temas ligados ao meio ambiente e o sistema capitalista de produção.

Sugere-se o trabalho com o vídeo a partir de 10 minutos e 24 segundos (a partir do trecho "É por isso que após o 11 de setembro...") até os 15 minutos e 30 segundos, interrompendo a exibição em " mas tudo se resolve se formos às compras".

Pergunte aos alunos o que pensam sobre os comentários do vídeo e em que medida o que desejam ser e ter são influências  da mídia.    

Conduza a discussão com tópicos como:   

  • A nossa sociedade cria ideais de beleza por diferentes formas : desde a criação de bonecas (Barbie, Susi, etc.) , passando por programas de TV, as musas de carnaval e as atrizes de cinema, etc.·         
  • Os apelidos que os alunos trocam, muitas vezes, têm conotações pejorativas, ligadas a padrões de beleza e estereótipos reforçados por programas de TV.

          

Atividade 3   

Comente que os  padrões mudam de acordo com a época ou grupo social. Apresente algumas imagens que representem contextos histórico-culturais tais como:  

Primavera, obra de Botticelli

Imagens disponíveis na Internet

Pergunte aos seus alunos quais padrões de beleza feminina permeiam as imagens apresentadas. 

A partir das discussões realizadas, proponha aos alunos o desafio de buscarem imagens que retratem padrões de beleza em diferentes tempos e culturas.

Para essa tarefa deverão organizar grupos de trabalho, com, no máximo, quatro alunos. Cada grupo deverá procurar as imagens em enciclopédias e na internet, identificando a época ou cultura a que a imagem se refere.

Oriente que a impressão ou cópia das imagens deve ter tamanho suficiente para serem vistas a certa distância, pois irão compor painéis produzidos coletivamente na escola.

Oriente também a elaboração de legendas para as imagens. As legendas devem conter informações básicas sobre o contexto da imagem, a autoria e a fonte de onde a retiraram.

Atividade 4 

Organize a montagem dos painéis na escola pelos alunos,  com as imagens pesquisadas e legendas elaboradas.

Para que você possa acompanhar a produção, os alunos deverão ter disponíveis na escola uma impressora e, ou, copiadora. Caso não seja possível viabilizar esses equipamentos para manuseio pelos alunos, peça que os grupos organizem os materiais para a montagem dos painéis em atividade extraclasse.

Explique aos alunos que organização de painéis requer o planejamento de uma cor de fundo mais adequada para o destaque das imagens, bem como a organização dos textos dos títulos e das legendas de maneira legível.

Peça também que pensem em títulos ou chamados que sejam convidativos, fazendo que as pessoas aproximem-se dos painéis para apreciar as imagens e textos menores.

Ao final da organização, indique que os alunos convidem seus familiares para visitarem a exposição.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A história das coisas Vídeo
Recursos Complementares

Assista a apresentação "A Influência da Mídia Sobre os Padrões de Beleza" disponível em http://www.youtube.com/watch?v=omGCYYTedcM

Avaliação

Observe e registre durante as atividades:   

Nome do Aluno

Participou da discussão sobre o vídeo?   

Opinou sobre o texto lido?

Contribuiu para a busca de imagens?

Colaborou para organização dos painéis? Como?

Proponha também que os alunos façam uma autoavaliação sobre os mesmos aspectos acompanhados por você ao longo do processo. Depois organize uma devolutiva individual sobre os pontos em que você teve observáveis diferentes dos apontados por eles na autoavaliação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.