24/08/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
- Aprender sobre a origem e o surgimento do Automobilismo no Brasil e no mundo, bem como conhecer os grandes pilotos que escreveram seus nomes na história desse esporte.
- Aprender os fundamentos do automobilismo de forma lúdica e criativa.
- Refletir sobre a necessidade do rigor com a segurança nas corridas de automobilismo e no trânsito das cidades.
Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.
Atividade 1 – Os grandes heróis
Duração: 25 minutos
Material: computadores
Local: sala de informática
Ayrton Senna (acessado em 09/08/2010)
Para dar início à aula sobre o Automobilismo na escola o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da história deste esporte bem como dos grandes pilotos que correram na Fórmula 1. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.
Sugestão de sites:
http://www.youtube.com/watch?v=HiJeFovr00E (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=sL7-CRZp0NY (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=-q1TizSvMr4&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=OAo0HbfOj8s&feature=related (acessado em 09/08/2010)
http://www.youtube.com/watch?v=LZV0LJfHnco (acessado em 09/08/2010)
As atividades a seguir deveram ser filmadas para avaliação posterior
Atividade 2 – Acelerando nas 3 rodas
Duração: 25 minutos
Material: velocípede, giz e cone
Local: quadra ou pátio
Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com uma corrida de velocípedes. Para isso, pode-se fazer inicialmente desenhos de circuitos (Figura 1) na quadra utilizando cones e giz de quadro. A primeira atividade será de reconhecimento da pista onde cada criança irá percorrer sozinha o circuito na velocidade que achar melhor. Em seguida, serão feitas tomadas de tempo onde cada um tentará completar o percurso o mais rápido possível. Por fim, será feita uma corrida onde as crianças deverão dar 5 voltas na pista até completar o percurso. Sugere-se que sejam feitos grupos de no máximo 4 crianças para evitar aglomerações e trombadas durante a corrida.
Atividade 3 – Acelerando nas 4 rodas
Duração: 25 minutos
Material: carrinho de rolimã, cones e giz
Local: quadra ou pátio
Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar a corrida com carrinho de guia. Este brinquedo pode ser comprado ou confeccionado com materiais alternativos. Para construir os carrinhos de rolimã siga os passos descritos no desenho a Figura 2. Pegue um tabula de madeira com dimensões de 1mX70cm (a). Corte as duas pontas de um dos lados para fazer a dianteira do carrinho (b). Pegue dois tocos de madeira (pés de cadeira) com 40 cm (c). Corte com uma faca a ponta dos tocos de madeira até deixá-los arredondados (d). Encaixe o rolamento na ponta do toco e fixo-o com pregos na lateral (e). Fure o meio de um dos eixos e a ponta da peça de assento (f). Una ambas as peças com um conjunto de parafuso, ruela e porca (g). Para finalizar pregue o eixo de rodas traseiro à parte de trás do assento (h).
O carrinho de rolimã é feito para andar em declives. No caso de superfícies pelas como quadras e pátios serão necessárias pessoas para empurrar os condutores dos carrinhos. Com isso, o(a) professor(a) poderá propor uma corrida de duplas. Em um circuito oval (Figura 1a) as crianças farão inicialmente uma volta de reconhecimento da pista e ajustamento do carrinho. Em seguida, farão uma corrida de 4 voltas onde em cada volta deverá ser feita uma troca de condutores. Dessa forma, evita-se o cansaço excessivo e ambos os componentes da dupla terão o prazer de pilotar por duas voltas. Ao final da quarta volta a dupla que chegar primeiro será a campeã. Sugere-se que se façam baterias de no máximo 4 duplas para evitar que as crianças trombem umas nas outras.
Atividade 4 – Educação e respeito em todas as rodas
Duração: 25 minutos
Material: placas de trânsito de papelão, cones, velocípedes, carrinhos de rolimã, apito e giz.
Local: quadra ou pátio
Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá montar um circuito de ruas e cruzamentos para simular uma transitolândia. Os carrinhos de guia e os velocípedes poderão ser usados como veículos e o(a) professor(a) poderá atuar como guarda de trânsito. Nessa brincadeira é interessante que o(a) professor(a) chame a atenção das crianças para as regras básicas que os condutores de veículos devem seguir no trânsito, bem como as dos pedestres. Para fazer as placas poderão ser usados pedaços de papelão e as marcações no chão (ex.: faixa de pedestre) com giz.
Transitolândia (acessado em 09/08/2010)
Antes de dar início à atividade 4 o(a) professor(a) poderá falar um pouco da importância da educação no trânsito, bem como sobre as estatísticas de acidentes e as dicas de segurança para evitá-los. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.
Sugestões de sites:
http://www.portaldotransito.com.br/reportagens-especiais/educacao-para-o-transito-nas-escolas-ainda-caminha-a-pe.html (acessado em 09/08/2010)
http://www.acessa.com/educacao/arquivo/ensino/2007/06/18-edu_transito/ (acessado em 09/08/2010)
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/03/10/estado-vai-implantar-educacao-de-transito-nas-escolas-754769422.asp (acessado em 09/08/2010)
Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá passar para as crianças a filmagem das atividades chamando a atenção das crianças para as diferenças entre as corridas e a simulação de trânsito. Em seguida, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:
- qual é a maior competição automobilística do mundo?
- quem foi Ayrton Senna?
- como as pessoas devem se portar no trânsito?
- um piloto pode andar nas ruas como anda nas pistas de corrida?
Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “As crianças ao volante”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/01/2013
Cinco estrelasessa escola foi boa aonde e o local?
03/06/2012
Cinco estrelasSuper interessante! Eu quando era mais novo adorava essas patinetes! Era o meu vício :D