Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Automobilismo na escola

 

24/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem e o surgimento do Automobilismo no Brasil e no mundo, bem como conhecer os grandes pilotos que escreveram seus nomes na história desse esporte.

- Aprender os fundamentos do automobilismo de forma lúdica e criativa.

- Refletir sobre a necessidade do rigor com a segurança nas corridas de automobilismo e no trânsito das cidades.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Os grandes heróis

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática

Ayrton Senna (acessado em 09/08/2010)

Para dar início à aula sobre o Automobilismo na escola o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da história deste esporte bem como dos grandes pilotos que correram na Fórmula 1. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.

Sugestão de sites:     

http://www.youtube.com/watch?v=HiJeFovr00E (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=sL7-CRZp0NY (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=-q1TizSvMr4&feature=related (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=OAo0HbfOj8s&feature=related (acessado em 09/08/2010)  

http://www.youtube.com/watch?v=LZV0LJfHnco (acessado em 09/08/2010)    

As atividades a seguir deveram ser filmadas para avaliação posterior   

Atividade 2 – Acelerando nas 3 rodas

Duração: 25 minutos

Material: velocípede, giz e cone

Local: quadra ou pátio             

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com uma corrida de velocípedes. Para isso, pode-se fazer inicialmente desenhos de circuitos (Figura 1) na quadra utilizando cones e giz de quadro. A primeira atividade será de reconhecimento da pista onde cada criança irá percorrer sozinha o circuito na velocidade que achar melhor. Em seguida, serão feitas tomadas de tempo onde cada um tentará completar o percurso o mais rápido possível. Por fim, será feita uma corrida onde as crianças deverão dar 5 voltas na pista até completar o percurso. Sugere-se que sejam feitos grupos de no máximo 4 crianças para evitar aglomerações e trombadas durante a corrida.

Atividade 3 – Acelerando nas 4 rodas

Duração: 25 minutos

Material: carrinho de rolimã, cones e giz

Local: quadra ou pátio             

Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar a corrida com carrinho de guia. Este brinquedo pode ser comprado ou confeccionado com materiais alternativos. Para construir os carrinhos de rolimã siga os passos descritos no desenho a Figura 2. Pegue um tabula de madeira com dimensões de 1mX70cm (a). Corte as duas pontas de um dos lados para fazer a dianteira do carrinho (b). Pegue dois tocos de madeira (pés de cadeira) com 40 cm (c). Corte com uma faca a ponta dos tocos de madeira até deixá-los arredondados (d). Encaixe o rolamento na ponta do toco e fixo-o com pregos na lateral (e). Fure o meio de um dos eixos e a ponta da peça de assento (f). Una ambas as peças com um conjunto de parafuso, ruela e porca (g). Para finalizar pregue o eixo de rodas traseiro à parte de trás do assento (h).

             

O carrinho de rolimã é feito para andar em declives. No caso de superfícies pelas como quadras e pátios serão necessárias pessoas para empurrar os condutores dos carrinhos. Com isso, o(a) professor(a) poderá propor uma corrida de duplas. Em um circuito oval (Figura 1a) as crianças farão inicialmente uma volta de reconhecimento da pista e ajustamento do carrinho. Em seguida, farão uma corrida de 4 voltas onde em cada volta deverá ser feita uma troca de condutores. Dessa forma, evita-se o cansaço excessivo e ambos os componentes da dupla terão o prazer de pilotar por duas voltas. Ao final da quarta volta a dupla que chegar primeiro será a campeã. Sugere-se que se façam baterias de no máximo 4 duplas para evitar que as crianças trombem umas nas outras.       

Atividade 4 – Educação e respeito em todas as rodas

Duração: 25 minutos

Material: placas de trânsito de papelão, cones, velocípedes, carrinhos de rolimã, apito e giz.  

Local: quadra ou pátio             

Para finalizar as atividades o(a) professor(a) poderá montar um circuito de ruas e cruzamentos para simular uma transitolândia. Os carrinhos de guia e os velocípedes poderão ser usados como veículos e o(a) professor(a) poderá atuar como guarda de trânsito. Nessa brincadeira é interessante que o(a) professor(a) chame a atenção das crianças para as regras básicas que os condutores de veículos devem seguir no trânsito, bem como as dos pedestres. Para fazer as placas poderão ser usados pedaços de papelão e as marcações no chão (ex.: faixa de pedestre) com giz.

Transitolândia  (acessado em 09/08/2010)

Recursos Complementares

Antes de dar início à atividade 4 o(a) professor(a) poderá falar um pouco da importância da educação no trânsito, bem como sobre as estatísticas de acidentes e as dicas de segurança para evitá-los. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

http://www.portaldotransito.com.br/reportagens-especiais/educacao-para-o-transito-nas-escolas-ainda-caminha-a-pe.html (acessado em 09/08/2010) 

http://www.acessa.com/educacao/arquivo/ensino/2007/06/18-edu_transito/ (acessado em 09/08/2010) 

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/03/10/estado-vai-implantar-educacao-de-transito-nas-escolas-754769422.asp (acessado em 09/08/2010)   

Avaliação

Ao final das atividades, o(a) professor(a) poderá passar para as crianças a filmagem das atividades chamando a atenção das crianças para as diferenças entre as corridas e a simulação de trânsito. Em seguida, o(a) professor(a) poderá fazer um debate com as crianças com os seguintes temas abordados em aula:

- qual é a maior competição automobilística do mundo?

- quem foi Ayrton Senna?

- como as pessoas devem se portar no trânsito?

- um piloto pode andar nas ruas como anda nas pistas de corrida?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “As crianças ao volante”, os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.