Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUEM BOTOU O OVO?

 

26/08/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 O aluno, na faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender com esta aula a:

  •  Conhecer alguns animais produtores de ovos que consumimos;
  •  Conhecer diferentes tipos de ovos;
  •  Conhecer as propriedades físicas dos ovos;
  •   Identificar as qualidades nutritivas dos tipos ovo;
  •  Conhecer alguns sintomas da alergia ou intolerância ao ovo;
  •  Elaborar e saborear comida(s) feita(s) com ovo.
Duração das atividades
Quatro aulas cada uma com quarenta minutos de duração.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noção de propriedades físicas;
  • Noção de nutrição.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01: DESCOBRINDO OS ANIMAIS QUE BOTAM OVO.

1º MOMENTO: O professor lançará alguns questionamentos sobre o tema que será estudado:

  • Quem aqui gosta de comer ovo?
  • Alguém poderia me descrever um ovo?
  • De onde vem os ovos?
  • Que gosto tem o ovo de galinha?
  • Vocês preferem ovo frito ou ovo cozido?

As respostas das crianças deverão ser anotadas e transcritas numa cartolina e ficar exposta na sala de aula.

2º MOMENTO: O professor providenciará quatro caixas, de cores diferentes, bem como encherá as caixas, primeiramente com retalhos de papel, numerando-as de 1 a 4. Depois, pegará fotos de animais, alguns que botam ovo outros não, e colará sobre placas de isopor/papelão para dar maior volume. Em seguida, misturará as figuras dentro das caixas e dividirá a turma em quatro grupos.

3º MOMENTO: A atividade se realizará assim: cada grupo terá tque retirar da caixa as imagens dos animais que botam ovos e entregar ao professor.  Ganha o grupo que conseguir acabar a prova no menor tempo.

OBS: Caso a turma seja muito grande, poderá dividir em mais grupos aumentando, logicamente, o número de caixas

3º MOMENTO : Depois, o professor aproveitará o ensejo para dialogar com a turma sobre os animais que botam ovos (os retirados da caixa), nomeando-os. Durante a discussão o/a professor poderá abordar os aspectos da reprodução que estão envolvidos com o fato deles porem ovos, bem como o fato de cada espécie pôr um ovo diferente, tanto em questão de nutrientes quanto de aspectos físicos. Abaixo, sites que podem ser consultados.

http://www.todabiologia.com/zoologia/animais_oviparos.htm 

http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3749745-EI8410,00.html 

http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,POR-311,00.html 

http://belesss.wordpress.com/category/nao-me-diga/ 

ATIVIDADE 02: CONHECENDO OS TIPOS DE OVO.

1º MOMENTO: O professor pedirá as crianças que assistam com máxima atenção a um vídeo que conta uma história muito interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=UxyLJjYdAho 

2º MOMENTO: Agora, o professor fará perguntas sobre o vídeo para as crianças:

  • Que animais aparecem no vídeo?
  • Eles estão fazendo o quê?
  • Como é o ovo que aparece?
  • Por que todos os animais querem o  ovo?
  • Quem nasceu do ovo?
  • Como acabou a história?

3º MOMENTO: O professor apresentará um painel contendo as gravuras grandes de ovos de alguns animais (galinha, pato, cobra, tartaruga, avestruz). Em seguida, apresentará uma lista com os nomes dos animais e pedirá que as crianças interliguem os nomes às gravuras dos ovos. Após isso, o professor explicará que, logicamente, como animais de espécies diferentes colocam ovos, o ovo de cada espécie tem suas características. Poderá fazer comparações entre os ovos:

  •  Qual o maior?,
  •  qual o menor?,  
  •  qual é o que as pessoas mais consomem?,
  •  Todos os ovos têm a mesma cor?.

Além disso, poderá falar da importância do ovo para a saúde, devido aos nutrientes que possui, porém alertando que existem pessoas que não podem comer ovo, pois são alérgicas. (Sites que abordam o assunto, abaixo)

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=709 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avestruz 

http://www.acab.org.br/?md=estatico&pag=faq/sobreavestruz 

http://recanto-sonhomeu.blogspot.com/ 

http://br.photaki.com/picture-ovos-de-galinha-e-de-codorna_170052.htm 

ATIVIDADE 03: VISITANDO UM GALINHEIRO.

1° MOMENTO: O professor contará para todos que a aula será bem divertida pois irão visitar um galinheiro. Antes, deverão estabelecer alguns combinados:

  •  ficar perto do grupo,
  •  respeitar os colegas,
  •  obedecer os mais velhos.

Durante a visitação, seria interessante a presença de um especialista para que as crianças pudessem fazer perguntas sobre o assunto. Elas devem ser orientadas para observarem o espaço do galinheiro, como ele é dividido, onde as galinhas ficam de manhã, à tarde e à noite, quantos galos existem, qual o horário que as aves dormem, quantos ovos uma galinha bota por semana, qual a razão de alguns ovos nascerem pintinhos e de outros não, qual o motivo da galinha ficar chocando o ovo, enfim, todas as curiosidades que povoam a curiosidade infantil

2º MOMENTO: Os alunos, auxiliados pelo professor, produzirão uma exposição, com as fotos do passeio devidamente legendadas, a fim de compartilharem este momento de prazer e conhecimento com a comunidade escolar.

http://www.espacodocerrado.com/foto19.asp  

ATIVIDADE 04: SABOREANDO UMA DELICIOSA OMETELE.

1º MOMENTO: O professor falará para todos que hoje a aula é de culinária. Todos aprenderam a fazer uma deliciosa omelete recheada com queijo e presunto. Primeiramente, a receita da omelete será apresentada (http://tudogostoso.uol.com.br/receita/29142-omelete-de-queijo-e-presunto.html) para as crianças. (Poderá estar transcrita em uma cartolina).

Receita: Omelete dourada

Ingredientes

 12 ovos,

1 pitada de sal,

 100 gr fatia de presunto

  100 gr fatias de queijo,

 cheiro verde a gosto

 1 tablete de caldo de galinha

 Todos ingredientes deverão ser trazidos pelos alunos, as crianças, as quais já lavaram as mãos antecipadamente, irão manusear os ingredientes, aprenderão a quebrar os ovos, observando as características físicas da gema e da clara. Depois, o professor dará a continuidade a receita, até terminá-la, sempre explicando, passo a passo, para as crianças.Durante a aula o/a professor/a poderá trabalhar grandezas, pesos e medidas.

2º MOMENTO: Uma vez pronto, o prato poderá ser saboreado acompanhado de arroz branco, verdura e suco de fruta.

Recursos Complementares

Não há recursos complementares.

Avaliação

O aluno será avaliado pelo conhecimento conquistado sobre o tema estudado, pela sua dedicação na realização das atividades, capacidade de trabalhar em equipe e de estabelecer ligações entre o conteúdo estudado e o seu cotidiano.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.