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A máquina do corpo: ações e reações

 

04/10/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos
  • Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento de que o organismo vive em constante movimento por  músculos que se contraem e se estendem: o coração ao bombear o sangue,o aparelho digestivo ao processar os alimentos, os pulmões esticando-se e encolhendo-se para nossa respiração, os músculos que promovem o movimento de pernas, braços, olhos,

Estratégias e recursos da aula

Professor,

Nessa sequencia didática vamos trabalhar os movimentos musculares e as respectivas causas e efeitos.

Os alunos deverão saber que um organismo vive em constante movimento por  músculos que se contraem e se estendem: o coração ao bombear o sangue,o aparelho digestivo ao processar os alimentos, os pulmões esticando-se e encolhendo-se para nossa respiração, os músculos que promovem o movimento de pernas, braços, olhos, etc.

A questão a ser lançada refere-se a como isso ocorre e quais as consequências fisiológicas desse processo. Com as propostas didáticas, os alunos saberão que os músculos  precisam da energia advinda da quebra de moléculas da substância adenosina trifosfato (ATP) para os movimentos de contração: o estímulo nervoso faz com que uma partícula de cálcio seja encaminhada para dentro das fibras, que por sua vez ativa enzimas próprias do músculo que quebram a ATP.

Terão também acesso a informação de que existem três fontes dessa ATP: o estoque que está no músculo, a transformação de glicose em ATP e ácido lático (processo chamado de glicólise) e o oxigênio trazido pelo sangue, que produz a substância em reações químicas com a glicose (metabolismo aeróbio).

Por fim, discutirão algumas consequências desses processos:

  • O acumulo do ácido lático também produzido com a transformação da glicose pode causar muita  dor muscular.
  • O metabolismo aeróbio utiliza o oxigênio nas reações químicas com a glicose para a produção de ATP, eliminando o gás carbônico e água na expiração.
  • Durante a produção de ATP no músculo ocorre a liberação de calor, mantendo a temperatura do corpo humano em 36 graus.

Atividade 1

Imagem disponivel na internet

Promova o jogo descrito a seguir, na quadra da escola , ou combine com o professor de Educação Física a atividade:

Corrida dos sabonetes 

Antes de começar o jogo, diga-lhes que deverão observar as reações de seus corpos nas situações de saída rápida, parada brusca e mudança de direção.

  1. Divida a turma em dois grupos. Os integrantes de cada equipe deverão organizar uma fila.
  2. A uma distância a ser combinada com a turma, coloque um balde com água e dois sabonetes de cores diferentes diante de cada fila.
  3. O primeiro integrante de cada equipe deverá correr até o respectivo balde e pegar um dos sabonetes, levando-o, também correndo, ao próximo integrante de sua fila.
  4. Ao entregar-lhe o sabonete, deverá dirigir-se ao final da fila enquanto o mesmo deve correr até o balde , depositar o sabonete recebido dentro dele e pegar o sabonete de outra cor que lá está. Da mesma forma, este integrante deverá promover a continuidade do jogo, levando o sabonete ao próximo de sua fila, que irá trocá-lo novamente.
  5. As equipes têm o objetivo de fazer o revezamento para a retirada e depósito dos sabonetes, da maneira mais rápida possível, até que todos da fila participem.

Promova uma roda de conversa sobre os pontos que deveriam observar durante o jogo: quais as reações que os corpos apresentaram?

Explore as respostas dos alunos, lançando perguntas que os levem a descrever o que pensam sobre as causas das reações ao esforço físico, tais como, excitação, cansaço e elevação de batimentos cardíacos.

Faça o registro das hipóteses dos alunos e combine que irão retomá-las ao final da sequencia de atividades.

Atividade 2

Exposição Corpos, São Paulo, 2010. Imagem disponivel na internet.

Conduza a turma para a sala de informática ou a uma sala de aula com um projetor multimídia. Apresente o vídeo da TV Escola      Aula de anatomia [Visões do esporte]   disponível no Portal do Professor.  

Após o vídeo destaque a importância do coração, como músculo, para o funcionamento do corpo humano, bem como, a importância dos músculos para o esporte. Complemente a explanação, apresentando as seguintes informações aos alunos:

“Dos 650 músculos do nosso corpo, o coração é certamente o mais ativo e importante. Sua função vital é a de fazer o sangue com oxigênio chegar a todas as partes do corpo. A eficiência com que consegue desempenhar seu trabalho o coloca como uma das obras-primas da engenharia natural. Um coração de um adulto médio mede aproximadamente 12 centímetros de altura por 8 centímetros de largura. Mas se você quiser saber o tamanho do seu, basta observar o punho fechado da sua mão.

O coração bate, em média, 70 vezes por minuto num adulto (o da mulher é um pouco mais acelerado) e 120 vezes por minuto num recém-nascido. Faça as contas: são 100 000 batidas por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. Em um minuto, o coração lança 5 litros de sangue por todo o corpo, o equivalente a 5 000 litros de sangue todos os dias. O coração de um indivíduo de 70 anos bombeou cerca de 300 milhões de litros de sangue e se contraiu cerca de 2 trilhões de vezes. O conjunto de músculos que mais movimentos conseguem alcançar são os oito que compõem a face. A ciência já registrou mais de 7 000 movimentos faciais. As mãos, com 37 músculos e 27 ossos cada uma, são a parte mais flexível do corpo. O mais potente músculo do corpo é o bíceps, que comanda os braços.”

Fonte: Revista Superinteressante , Editora Abril, Edição 173, março/2002 . Disponível em  http://super.abril.com.br/saude/coracao-operario-incansavel-442736.shtml

Todo músculo contrai-se para o movimento acontecer. Alguns músculos, porém, não obedecem à vontade de nosso comando consciente. São os músculos chamados lisos ou involuntários, que funcionam sob as ordens do sistema nervoso autônomo do organismo. O coração faz parte dos músculos involuntários do corpo humano.

Lance, então as seguintes perguntas para a turma, provocando o desejo de saber mais:

  • Como os músculos voluntários são comandados?
  • Qual o papel da respiração para o movimento?
  • Qual a relação movimento e calor?
  • Por que podemos sentir dor com movimentos intensos?
  • Qual a diferença entre o cansaço que alguém sente após o esforço físico e o cansaço que é sentido após um dia de trabalho em um escritório?

Atividade 3

Exposição Corpos, São Paulo, 2010. Imagem disponivel na internet.

 No laboratório de informática ou usando laptops  com acesso à internet, divida a turma em grupos. Cada grupo deve escolher uma das questões lançadas por você. Cuide para que cada grupo tenha uma questão diferente a responder. Assim , de acordo com o número total de alunos na turma, prepare mais questões, se for preciso.

Em seguida, indique o acesso aos seguintes  artigos:

A máquina do eterno movimento em http://super.abril.com.br/saude/maquina-eterno-movimento-438505.shtml   

Oxigênio - Haja fôlego  em  http://super.abril.com.br/saude/oxigenio-haja-folego-443007.shtml   

A ciência constrói atletas  em http://super.abril.com.br/esporte/fisiologia-esforco-biomecanica-psicologia-ciencia-constroi-atletas-439787.shtml   

Cansaço e cansaço em http://super.abril.com.br/cotidiano/cansaco-cansaco-438853.shtml   

Peça que elaborem a resposta à questão escolhida consultando os artigos. Durante a atividade, é importante que você circule entre os grupos, acompanhando a seleção das informações e a pertinência das respostas, fazendo as intervenções necessárias. Oriente também para que elaborem os textos das respostas, não copiando trechos dos artigos sem citar as fontes.

Por fim, peça que façam um busca por imagens para ilustrar ou complementar as explicações elaboradas.  Oriente-os a elaborar legendas para as imagens escolhidas. Lembre seus alunos que as imagens também devem ter indicação das respectivas fontes.

As respostas podem ser organizadas pelos alunos em um processador de texto ou um programa para apresentação de slides.

Atividade 4

Exposição Corpos, São Paulo, 2010. Imagem disponivel na internet.

 É chegado o momento da socialização das questões pesquisadas.

Como cada grupo tem uma pergunta diferente para a busca de respostas, este será um rico momento de circulação de informações na turma!

As apresentações devem ser organizadas na sala de informática ou a uma sala de aula com um projetor multimídia, combinando-se quanto tempo cada  grupo terá para realizar sua explanação.

Após as apresentações dos grupos,  retome as hipóteses iniciais sobre as reações do organismo nas situações de esforço físico, listadas na primeira atividade realizada.

Avalie com o grupo os avanços nas explicações após as pesquisas e discussões.        

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aula de anatomia [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

Conheça os principais músculos do corpo humano: http://www.youtube.com/watch?v=oUmL_lFJsKY 

Avaliação

A avaliação deve ocorrer durante todo o processo:   

  • Observando a participação dos alunos na busca de respostas, bem como na organização das informações
  • Acompanhando as dúvidas ao longo das aulas
  • Verificando a clareza das informações apreendidas
  • Observando a diferença entre as hipóteses iniciais e as explicações elaboradas pelos grupos     

Também é importante envolver o próprio aluno no  processo de avaliação, oferecendo oportunidades  de autoavaliação ao final. Por exemplo, peça que respondam:

  1. “O que aprendi durante essas aulas?”
  2. “A etapa que mais participei foi (... ) porque ( ...)”
  3. “O que achei mais difícil foi (...) porque (...)”   

Por fim, todas as  suasobservações e anotações devem servir para reorientar a sequencia didática durante o percurso, avaliando-se a necessidade de aumentar ou diminuir o número  de aulas ou atividades, ajustando-as ao processo de aprendizagem de cada grupo/classe.

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