18/10/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
É importante que o professor verifique quais alunos têm familiaridade com ferramentas para criação e edição de vídeos, para favorecer a formação de agrupamentos produtivos durante as atividades.
Professor,
Nessa sequência didática vamos trabalhar o conceito de que o esporte também é um produto cultural, resgatando práticas esportivas dos povos indígenas.
Atividade 1 |
Promova um jogo de peteca, na quadra da escola , ou combine com o professor de Educação física a atividade:
Promova uma roda de conversa sobre o jogo:
Que habilidades físicas esse jogo exige dos participantes?
Que outras práticas esportivas exigem ou desenvolvem as mesmas habilidades?
O jogo de peteca promove a rapidez dos reflexos, a agilidade, a atenção, domínio do corpo, tempo de reação, ocupação de espaço, força e velocidade, presentes em muitas modalidades esportivas, como o vôlei e o atletismo.
Atividade 2 |
Conduza a turma para a sala de informática ou a uma sala de aula com um projetor multimídia. Apresente o vídeo
Esporte é cultura [Esporte na escola] , disponível no Portal do Professor, até 1 minuto e 57 segundos.
Esse trecho do vídeo irá comentar que além da prática física em atividades rituais e produtivas, os povos indígenas tem , como em qualquer cultura, seus jogos tradicionais, citando alguns deles. Ao mesmo tempo, hoje há grande interesse dos povos indígenas pelas práticas de futebol, vôlei e atletismo.
Após o vídeo, provoque comentários dos alunos sobre as práticas esportivas dos indígenas: o que eles conhecem a respeito?
Após explorar os comentários dos alunos, apresente algumas curiosidades:
Atividade 3 |
Comente com a turma que há competições de Jogos Indígenas no Brasil e que são disputadas as seguintes categorias:
Arco e Flecha . Imagem disponivel em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
Cabo de guerra . Imagem disponivel em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
Corrida com tora . Imagem disponivel em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
Canoagem. Imagem disponivel em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
Arremesso de lança. Imagem disponivel em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
Luta corporal . Imagem disponivel em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
Zarabatana . Imagem disponível em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
Rõkrã . magem disponível em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
Além de Atletismo, Futebol e Natação.
Para você saber mais sobre essas modalidades, professor, acesse as informações disponibilizadas pela FUNAI em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008
|
Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá escolher uma das modalidades apresentadas por você, pesquisar quais as regras de cada jogo e o seu histórico, usando ferramentas de busca da internet ; depois deverá organizar as informações pesquisadas em um vídeo.
Oriente o planejamento do vídeo, pois ao selecionar as informações eles devem discutir como serão apresentadas. Exemplifique que poderão realizar uma dramatização pelo grupo, simular uma entrevista, produzir um breve documentário com áudio e imagens...
Durante o planejamento, é importante que você circule entre os grupos, acompanhando a seleção das informações e a preparação da comunicação das mesmas em linguagem audiovisual, para que você possa fazer as intervenções necessárias antes da elaboração do produto final.
Combine que os vídeos deverão ter, no máximo, 10 minutos.
Os grupos deverão usar um aparelho que possa capturar filmes digitais: uma filmadora, uma câmera digital ou telefone celular.
Proponha que os alunos distribuam papéis nessa produção:
Depois de produzidas as imagens, acompanhadas ou não por áudio, os alunos devem copiar o arquivo no computador, e editá-lo com um software como o Windows Movie Maker, adicionando títulos ou efeitos especiais.
Saiba como editar vídeos facilmente o usando o Movie Maker:
http://tecnologia.uol.com.br/album/20081229_windowsmoviemaker_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=1
Disponibilize os links com essas informações sobre o software para os alunos consultarem durante a produção!
|
Atividade 4 |
Na sala de informática, indique que os alunos publiquem as produções na internet, usando o YoutTube, uma das ferramentas mais populares para a publicação de vídeos na web.
Como publicar vídeos no YouTube: ·
Promova a divulgação dos endereços de publicação de cada grupo, pedindo que acessem as produções dos colegas e deixem comentários.
Nome | Tipo |
---|---|
Esporte é cultura [Esporte na escola] | Vídeo |
Veja cenas dos Jogos Indígenas do Brasil: http://mais.uol.com.br/view/23211
Durante as atividades faça anotações sobre:
Promova também uma autoavaliação ao final, com questões tais como:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!