Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Esporte é cultura

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar  jogos e práticas esportivas  como formas de expressão de grupos sociais
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o professor verifique quais alunos têm familiaridade com ferramentas para criação e edição de vídeos, para favorecer a formação de agrupamentos produtivos durante as atividades.

Estratégias e recursos da aula

Professor,

Nessa sequência didática vamos trabalhar o conceito de que o esporte também é um produto cultural, resgatando práticas esportivas dos povos indígenas.   

Atividade 1

Promova um jogo de peteca, na quadra da escola , ou combine com o professor de Educação física a atividade:

  • Disponha os alunos em circulo
  • Um deles começa segurando uma peteca com uma mão e a golpeia com a outra
  • A regra é não deixar a peteca cair, portanto alguém deve golpeá-la novamente
  • Para os golpes  usa-se  apenas uma mão
  • A peteca vai sendo arremessada aleatoriamente, exigindo atenção de todos   

Promova uma roda de conversa sobre o jogo:

Que habilidades físicas esse jogo exige dos participantes?

Que outras práticas esportivas exigem ou desenvolvem  as mesmas habilidades?

O jogo de peteca promove a rapidez dos reflexos, a agilidade, a atenção, domínio do corpo, tempo de reação, ocupação de espaço, força e velocidade, presentes em muitas modalidades esportivas, como o vôlei e o atletismo.

Atividade 2

Conduza a turma para a sala de informática ou a uma sala de aula com um projetor multimídia. Apresente o vídeo  

Esporte é cultura [Esporte na escola]   , disponível no Portal do Professor,  até 1 minuto e 57 segundos.  

Esse trecho do vídeo irá comentar que além da prática física em atividades rituais e produtivas, os povos indígenas tem , como em qualquer cultura, seus jogos tradicionais, citando alguns deles. Ao mesmo tempo, hoje há grande interesse dos povos indígenas pelas práticas de futebol, vôlei e atletismo.

Após o vídeo, provoque comentários dos alunos sobre as práticas esportivas dos indígenas: o que eles conhecem a respeito?  

Após explorar os comentários dos alunos, apresente algumas curiosidades:

  • O jogo de Peteca fazia parte da cultura de povos indígenas brasileiros, muito antes da chegada dos portugueses
  • Em 1987 aconteceu o primeiro Campeonato Brasileiro de Peteca, fruto do esforço das federações regionais espalhadas pelo país
  • Em 1936, o professor de esportes alemão Karlhans Krohn, durante um passeio por Copacabana, observou os jovens jogando Peteca e a introduziu em seu país. Posteriormente Heinz Karl Kraus tratou de juntar os inúmeros clubes alemães dentro de uma só federação, a Liga Alemã de Esportes. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Peteca)
  • O Badminton também usa uma espécie de peteca e raquetes. Esse jogo teve origem na India. Em 1992, essa modalidade passou a valer medalhas nas Olimpiadas.

Atividade 3

 Comente com  a turma que há competições de Jogos Indígenas no Brasil e que são disputadas as seguintes categorias:

Arco e Flecha . Imagem disponivel em  http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008

Cabo de guerra .  Imagem disponivel em  http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008

Corrida com tora . Imagem disponivel em  http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008

Canoagem. Imagem disponivel em  http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008

Arremesso de lança. Imagem disponivel em  http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008

Luta corporal . Imagem disponivel em http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008

Zarabatana . Imagem disponível em  http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008

Rõkrã . magem disponível em  http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008

Além de Atletismo,  Futebol  e Natação.

Para você saber mais sobre essas modalidades, professor, acesse as informações disponibilizadas pela FUNAI em

http://www.funai.gov.br/indios/jogos/novas_modalidades.htm#008  

 

Divida a turma em grupos. Cada grupo deverá escolher uma das modalidades apresentadas por você, pesquisar  quais as regras de cada jogo  e o seu histórico, usando ferramentas de busca da internet ; depois deverá organizar as informações pesquisadas em um vídeo.

Oriente o planejamento do vídeo, pois ao selecionar as informações eles devem discutir como serão  apresentadas. Exemplifique que  poderão realizar uma dramatização pelo grupo,  simular uma entrevista, produzir um breve documentário com áudio e imagens...

Durante o planejamento, é importante que você circule entre os grupos, acompanhando a seleção das informações e a preparação da comunicação das mesmas em linguagem audiovisual, para que você possa fazer as intervenções necessárias antes da elaboração do produto final.  

Combine que os vídeos deverão ter, no máximo, 10 minutos.

Os grupos deverão usar um aparelho que possa capturar filmes digitais: uma filmadora, uma câmera digital ou  telefone celular.   

Proponha que os alunos distribuam papéis nessa produção:

  • Responsável (is) pelo conteúdo
  • Responsável (is) pelos aspectos artísticos da produção
  • Responsável (is) pelos aspectos tecnológicos da produção   

Depois de produzidas as imagens, acompanhadas ou não por áudio, os alunos devem copiar o arquivo no computador, e editá-lo com um software como o Windows Movie Maker, adicionando  títulos ou efeitos especiais.   

Saiba como editar vídeos facilmente o usando o Movie Maker:  

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1428059-6174,00-APRENDA+A+EDITAR+SEUS+VIDEOS+FACILMENTE+NO+WINDOWS+LIVE+MOVIE+MAKER.html  

  

http://tecnologia.uol.com.br/album/20081229_windowsmoviemaker_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=1    

Disponibilize os  links com essas informações sobre o software para os alunos consultarem durante a produção!  

Atividade 4

 

Na sala de informática, indique que os alunos publiquem as produções na internet, usando  o YoutTube, uma das ferramentas mais populares para a publicação de vídeos na web.  

Como publicar vídeos no YouTube: ·         

  1. Cadastrar-se no YouTube: acesso a www.youtube.com.br  e clique em em “criar conta”. ·          
  2. Depois que o cadastro estiver pronto, deve-se clicar clique em “minha conta” para aparecer uma lista de opções.
  3. Em  “vídeos” deve-se escolher “carregar (upload) um novo video”.        
  4. Na nova página aberta, deve-se escolher um título para seu vídeo, fazer uma descrição e classificá-lo da maneira que desejada. ·         
  5. Depois de clicar em “continuar” , será aberta a opção para escolher o local onde o vídeo que será publicado está salvo.
  6. Clicar em “browse” se estiver salvo em seu computador. ·        
  7. Há duas opções de publicação do  vídeo: para todos acessarem (Public) ou para apenas seus contatos cadastrados no YouTube (Private). ·        
  8. O tempo para a publicação será de acordo com tamanho do vídeo.

Promova  a  divulgação dos endereços de publicação de cada grupo, pedindo  que acessem as produções dos colegas e deixem comentários.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Esporte é cultura [Esporte na escola] Vídeo
Recursos Complementares

Veja cenas dos Jogos Indígenas do Brasil: http://mais.uol.com.br/view/23211 

Avaliação

Durante as atividades faça anotações sobre:   

  • a participação dos alunos, expondo opiniões e buscando a organização do trabalho em equipe, realizando a divisão de papéis
  • a clareza das informações apreendidas na comunicação elaborada em linguagem audiovisual   

Promova também uma autoavaliação ao final, com questões tais como:

  • “O que aprendi durante essas aulas?”
  • “A etapa que mais participei foi (... ) porque ( ...)”
  • “O que achei mais difícil foi (...) porque (...)”
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.