26/08/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
O aluno (na facia etária de cinco anos) poderá aprender com esta aula a:
ATIVIDADE 1 - DESCOBRINDO DE ONDE O LEITE VEM.
1º MOMENTO: O/a professor/a fará um levantamento com a turma pesquisando o que eles tomam no café da manhã. A medida em que as crianças forem falando, o/a professor/a deverá registrar em uma cartolina, como: leite, sucos, yogurtes. A partir daí, o/a professor poderá informar que o leite tem muitos derivados, como as margarinas, os queijos, os yogurts,em seguida poderá lançar a seguinte pergunta:
Quando as crianças responderem, o/a professor/a deverá transcrer em uma cartolina, a qual ficará exposta na sala
2º MOMENTO:, O/a professor/a fará a seguinte dinâmica com a turma: colocará figuras/fotos: mulheres, cabra, vaca, baleia, cachorro, cavalo e pé de soja. Depois deverá colocar estas fotos dentro de bexigas/balões. Depois, pedirá que cada criança retire uma bexiga, a estoure e veja a figura/foto encontrada(o). Neste momento, o professor lançará a pergunta: O leite vem (fala o nome da figura/foto em questão)? Cada aluno terá que responder ou refutar a proposição, daí o grupo ou o professor dirão se ele acertou ou não a resposta. Haverá, numa cartolina com duas colunas: uma com o título De onde vem o leite, e outra De onde não vem o leite, então cada criança, terá de fixar sua figura na coluna correspondente.
3º MOMENTO: O/a professor/a proporá para as crianças que elas representem, desenhem, pintem um dos animais que estão na coluna. De onde vem o leite. Para isso, deverão utilizar a técnica de bricolagem, a qual poderão utilizar diferentes materias de suporte, como: tecidos, algodão, botão, plásticos, lã, papel, tinta, cola, tesoura, lápis grafites, lápis de cor, borrachas, hidrocores, entre outros.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bricolagem
ATIVIDADE 2: OS TIPOS DE LEITE.
1º MOMENTO: O professor fará a turma refletir sobre a seguinte questão: Se o leite vem de fontes diferentes (plantas e animais) logicamente existirão vários tipos de leite. Sendo assim, cada tipo de leite terá própriedades e características distintas..
2º MOMENTO: A partir das respostas, o/a professor/a deverá propor uma pesquisa, para que as crianças se apropriem do tema em questão. Uma vez feita a pesquisa, o professor proporá a seguinte dinâmica: para as crianças provarem e tentar identificar qual o tipo de leite cada copo conteém (previamente, serão providenciandos copos contendo tipos de leite, como: de cabra, de vaca, de soja, estando cada copo devidamente numerado). Cada criança terá a oportunidade de entrar em contato com o líquido percebendo se 'os sabores são diferentes. Depois, o professor questionará, cada aluno, sobre qual o tipo de leite que ele acha que tomou e quais as razões dele achar isso. Após todos os alunos falarem, o/a professor/a finalmente dirá qual o tipo de leite que cada copo continha, saciando a grande curiosidade da turma.
http://www.balsamo.sp.gov.br/view.asp?id=671
ATIVIDADE 3: CONHECENDO OS VALORES NUTRITIVOS DE CADA LEITE.
1º MOMENTO: O professor, seguindo a mesma linha de raciocínio, dialogará com as crianças, a fim de conduzi-las à seguinte lógica: se um tipo de leite é diferente do outro, ele deverá ter características nutritivas diferentes também. Por isso é importante pesquisar que propriedades nutritivas cada leite tem, e o que elas trazen de beneficios ou maleficios para as pessoas. (Abaixo alguns sites contendo informações sobre o assunto)
2º MOMENTO: O professor montará uma imensa tabela (poderá ser confeccionada com cartolinas, contendo o nome de cada tipo de leite e espaço para escrever suas características nutritivas, fixará a mesma na parede e, lendo juntamente com os alunos, um texto conciso, o qual fará uma comparação nutricional entre os tipos de leite mais comuns, irá simultaneamente preenchendo a tabela.
3º MOMENTO: Agora, o professor proporá às crianças que assistam a um vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=H5SuJzg2gIM
Depois, lançará algumas perguntinhas:
http://matrice.wordpress.com/2009/08/18/1750/
ATIVIDADE 4 - CONHECENDO OS SINTOMAS DA ALERGIA AO LEITE.
1º MOMENTO: O/a professor/a lançará aos alunos a seguinte pergunta: Será que todas as pessoas podem tomar leite? Após as crianças responderem, o professor explicará que há pessoas que nascem com alergia ao leite de vaca, por isso não podem bebê-lo, tendo que consumir outro tipo de leite. Essas pessoas, quando bebem leite de vaca, sentem-se muito mal, ficam com diarréia, vômito a barriga inchada. Porém, como o leite é importantíssimo para a saúde, essas pessoas tem que consumir alimentos que possam substituir os nutrientes do leite, como iogurtes, leites fermentados, o leite de soja ou de cabra. (Site que aborda o assunto: http://www.queijosnobrasil.com.br/intolerancia_leite.htm )
2º MOMENTO: Depois disso, haverá a seguinte atividade: o professor pedirá que as crianças se dividam em grupos de três componentes, entregará uma revista para cada grupo e pedirá que, quando virem qualquer alimento que contenha um derivado de leite ou o próprio leite que destaque a fotografia. Cada grupo apresentará as figuras encontradas e explicará os motivos pelos quais achou que cada um daqueles alimentos ]é derivado do leite. Aqui, vale a experiência do cotidiano, por exemplo "o bolo tem leite porque vi minha mãe colocando"
3º MOMENTO: O professor pedirá, antecipadamente, que cada criança traga de casa um alimento que contenha leite para que possam fazer um delicioso lanche. Durante a degustação, as crianças serão instigadas a sentirem o cheiro, o gosto, a textura de cada alimento, para detectarem tanto a presença do leite como dos demais ingredientes que compõem as mesmas. O lanche poderá ser registrado por fotos e essas expostas num mural devidamente legendadas.
Site para pesquisa:
O aluno será avaliado pela sua participação durante as atividades, pelo conhecimento obtido sobre o assunto estudado, pela consciência obtida acerca da importância nutritiva do leite, por sua interação com os colegas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/07/2012
Cinco estrelasMuito bom! Apresentar aos aprendizes mamíferos dentro desse contexto é muito mais vantajoso do que insistir em ficar transmitindo a eles o que é um mamífero de maneira a ficar explanando apenas.