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Futebol flag – Um futebol bem diferente

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Apontar as particularidades e relações do futebol “brasileiro” e do futebol “americano”

·        Analisar e reconstruir as regras de acordo com as necessidades do grupo e espaço

·        Vivenciar o futebol flag

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos olhar a seguinte aula no portal que estabelece uma sequência pedagógica, importante para reflexão do tema:

1.      Futebol – Experimentando a história

2.      As manifestações informais do futebol: bobinho, dois toques e outros.

3.      O futebol e as suas relações com outros esportes: O futevôlei

4.      Futebol e deficiência física – O futebol de amputados

Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar as atividades recordando a história do futebol trabalhada na aula: Futebol – Experimentando a história, do mesmo autor.

  • Ressaltar o desdobramento do jogo em dois esportes: o futebol brasileiro (FIFA) e o futebol americano.

                Como foi falado anteriormente, em determinado momento na história do futebol, a grande difusão desse esporte pelos colégios na Inglaterra, fez com que diferentes tipos de regras fossem trabalhadas pelas escolas. Duas regras de diferentes colégios ganharam destaque na época: uma, jogada só com os pés deu origem ao futebol (Futebol Association), bem praticado hoje no Brasil, e uma com os pés e as mãos que originou o football (futebol americano) e o rugby, em 1846;

                O Futebol americano, conhecido nos EUA simplesmente como football, é um desporto disputado em equipes, de contato intenso, que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola ovalada em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal e jogadores enormes e bem equipados.  

                A modalidade esportiva flagbol, originária do futebol americano, possui regras muito semelhantes às do esporte que serviu como base, porém uma adaptação torna esse desporto possível para a sua vivência dentro das escolas: a ausência, quase que total, do contato corporal (diminuição de jogadas violentas).

               Tem por objetivo avançar territorialmente em direção a zona de pontuação do campo adversário, buscando concretizar o “touchdown”(pontuação máxima). Cada jogador utiliza duas fitas (flags), uma em cada lado da cintura, presas a um cinto. A equipe de defesa deve impedir o avanço da equipe adversária removendo pelo menos uma das fitas do atacante em posse da bola ou interceptando um lançamento. O contato físico voluntário é considerado falta.

               Em nosso país a modalidade 5x5 é a mais praticada em função de propiciar  variações de estratégias de jogo e dimensões de campo de fácil adaptação (exemplo: quadra poliesportiva ).

               Vamos agora experimentar alguns elementos importantes para esse jogo?

        Atividade 01: Pique “flag”

  • Material: Tiras de pano de aproximadamente 0,50cm de comprimento por 0,05 de largura.

            Cada aluno receberá dois flags (tiras de pano) e prenderá a ponta da tira por dentro do calção, uma de cada lado do corpo (a tira ficará presa apenas pelo elástico do calção, não devendo ser amarrada na roupa).

             Um aluno é escolhido como o pegador (ele não terá flags).

             Ao sinal do professor todos os alunos fogem do pegador que tentará arrancar as flags dos alunos em fuga. As flags arrancadas ficarão de pose do pegador.

             O primeiro aluno que perder as duas flags se tornará o novo pegador, reiniciando o pique.

  Obs. Em hipótese nenhuma um aluno pode segurar a flag para que a mesma não seja arrancada

  Reflexão: Dentro do jogo vivenciado, utilizamos a velocidade e os dribles de corpo para fugir das investidas do pegador. Essa experiência será muito útil durante a prática do flagbol.

     Atividade 02: Manuseando a bola

             A bola de futebol flag é a mesma do futebol americano e dificilmente o professor terá acesso a esse material, porém uma bola como essa pode ser facilmente adaptada.

      Material: Uma bola de basquetebol velha (que não serve mais para desempenhar a função para qual ela foi desenvolvida), um cordão tipo cadarço de tênis e uma tesoura pequena de ponta fina.

1.      Esvazie bem a bola de basquete;

2.      Dobre alguns gomos da bola até que ela fique ovalada (tome o cuidado de dobrar apenas o couro, deixando a câmara de ar na parte livre);

3.      Com a tesoura faça alguns furos no couro dobrado para passar o cadarço (os furos deverão ser espelhados nas duas metades do couro dobrado);

4.      Passe o cadarço unindo e amarrando as duas partes do couro dobrado (como se estivesse fechando um tênis); 5.      Encha um pouco a bola novamente para que ela tome forma (fig.01 e 02).

                                    (figura 01)                                                                          (figura 02)

De posse da bola para a aula, o professor irá propor aos alunos que situações onde os mesmos irão manusear, passar e lançar a bola de diferentes maneiras:

·        Manusear a bola passando-a pelo corpo, em planos diferentes;

·        Passar a bola para o colega diretamente e girando a bola;

·        Lançar a bola para o colega a grandes distâncias, diretamente e girando a bola em espiral;

     Reflexão: Dentro das atividades vivenciadas, quais foram as dificuldades de se jogar uma bola de um formato pouco usual como essa? Existem “macetes” para se jogar com uma bola dessas?  

       2º Momento – Dividir a turma em grupos e pedir para que leiam as regras do futebol flag (presente em recursos complementares).

                            Após a leitura debater com os alunos para um melhor entendimento das regras e analisar com a turma possíveis adaptações para a realidade estrutural da escola.

           Atividade 03: Futebol flag

          Após o entendimento e reestruturação do futebol flag para a turma, vivenciar com os alunos o jogo, associando as atividades desenvolvidas durante a aula com os fundamentos necessários para o jogo.

          Um aluno também poderá arbitrar o jogo de acordo com as regras que a turma reestruturou.

Recursos Complementares
Avaliação

              Tendo como base as vivências e discussões sobre as várias manifestações e variações do futebol, pedir para que os alunos pesquisem e montem uma tabela contendo os pontos que aproximam e distanciam o futebol, o futsal, o futebol de amputados, o futebol americano, o flagbol, o rugby e o futevôlei dentro dos seguintes pontos:

1.      Característica principal do jogo: descrição

2.      Campo de jogo: dimensões e estrutura.

3.      Número de jogadores

4.      Bola: peso, tamanho e formato.

5.      Fundamentos mais utilizados: Chutes, passe com as mãos, etc.

6.      Principais regras que caracterizam o jogo.

  • Apontar as regras adaptadas em função da demanda do grupo e do espaço, buscando quais foram os argumentos que justificaram as adaptações propostas.
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