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Tênis de Mesa

 

09/11/2010

Autor y Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferenças entre o esporte tênis de mesa e o jogo de pingue pong;

As regras básicas do jogo individual e em duplas;

O saque e os tipos de empunhaduras do tênis de mesa;

A história do jogo de tênis de mesa e seus principais fundamentos;

Criar regras que possibilitem a participação de todos os alunos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

 Tênis de Mesa

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HISTÓRIA

O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo.

Características do esporte:

O tênis de mesa é praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura.

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O tênis de mesa e o ping-pong tem regras semelhantes, sendo que o tênis de mesa constitui-se em um jogo organizado, oficial e competitivo. O ping-pong é jogado de uma forma mais descontraída, como uma forma de lazer e pode ter suas regras adaptadas por seus praticantes.

O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque (início da jogada), a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário.

Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário. Além da mesa e da rede, os outros equipamemtos necessários para a prática deste esporte são a bola e as raquetes.  

A bola é feita de celulóide ou material plástico similar e deve ter 40 mm de diâmetro. A raquete é feita de 85% de madeira, não havendo limite para tamanho da mesma. A parte da raquete que bate na bola é coberta por borracha. Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um (individuais) ou dupla contra dupla.

Aula 1  

Local: sala de aula, quadra poliesportiva, pátio ou corredor da escola.

Material: mesa de tênis de mesa e bolinhas de tênis de mesa.

Objetivo:

Noções básicas do tênis de mesa e trabalhar as habilidades motoras dos alunos.

ATIVIDADE I

Conversar com os alunos sobre as noções básicas do tênis de mesa tais como: breve histórico, tipos de empunhaduras, postura na mesa, posição fundamental na recepção do saque, etc.

ATIVIDADE II

Na primeira aula, sem demonstrar a jogada, instrua os alunos a mandar a bolinha para cima com a raquete e a rebatê-la antes que caia no chão. Observe os movimentos e, em seguida, faça uma demonstração com as correções. O ideal é que o exercício que ajuda a controlar a força e a desenvolver a percepção, seja feito por cinco minutos. Se houver somente um par de raquetes, peça que eles formem fila e, um a um, repitam o movimento duas ou três vezes. Em seguida, estabeleça a parede como “adversário” e a ideia é jogar a bolinha em direção a ela e rebatê-la com os movimentos de esquerda e direita. Reserve cinco minutos para esse treino ou forme outra fila e reveze o uso da raquete. A atividade desenvolve o controle da força e mostra diferentes formas de interagir com a bola.

ATIVIDADE III

Os alunos serão divididos em dois grupos, onde eles terão que fazer um circuito passando por duas estações diferentes.

1º Estação:

Vivenciar o tênis de mesa ( bate bola com o professor, joguinho com os colegas e mantendo a bola na mesa, fazendo as correções necessárias).

2º Estação:

Controle de bola com raquete de tênis de mesa (trabalhando as habilidades motoras dos alunos).

AULA 2

Local: pátio da escola, quadra poliesportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: raquetes e bolinhas tênis de mesa..

ATIVIDADE I

Realizar um pique lúdico, através da brincadeira Par ou Impar.Os alunos ficam sentados no meio da quadra ou pátio formando 2 filas mistas, uma fileira de frente para outra, numa distância de 2 metros de uma fileira para outra, podendo ter de 8 a 10 alunos (isso vai depender de quantos alunos tiver a turma).Uma fileira será par e consequentemente a outra será a ímpar, onde o professor fará contas de adição, subtração, divisão e multiplicação.

À medida que o professor fará a conta e dependendo do resultado uma fileira pega a outra. Por exemplo: 3+3=6, o resultado é par, a fileira impar pega a fileira par e vice versa. Os possíveis “fugitivos” terão que correr para o fundo da quadra ou pátio do lado que eles estão, para poder escapar dos pegadores.

ATIVIDADE II

Exercícios para familiarização com a bola e com a raquete

Realizar circuitos ou estafetas, montando esse circuito com obstáculos, fazendo que os alunos superem os obstáculos ou deixando-os “livres” para brincarem como quiserem, podendo somente utilizar as mãos.

I - Os alunos espalhados pela quadra e de posse de uma raquete e uma bolinha deslocarão para frente rebatendo a bolinha para cima na raquete.

II - Os alunos espalhados pela quadra e de posse de uma raquete e uma bolinha deslocarão para frente rebatendo a bolinha para cima e alternando cada vez com um lado da raquete.

III - Os alunos divididos em duplas e com uma distância de cinco metros um do outro, rebaterão a bolinha um para o outro sem deixá-la cair.

ATIVIDADE III

Faça uma demonstração do saque, fundamento básico do esporte. Para realizá-lo, oriente os alunos a segurar a bola com a mão livre, mandá-la para cima e deixar que ela toque na mesa antes de rebatê-la. O objetivo é mandá-la para o outro lado sem tocar a rede. Se não for possível que cada aluno permaneça em atividade durante 10 minutos, forme uma fila para que haja revezamento durante o tempo disponível.

AULA 3

Local: pátio da escola, quadra poliesportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: raquetes e bolinhas tênis de mesa.

Objetivo: dar seqüência aos aspectos trabalhados na aula anterior aumentando a dificuldades das tarefas solicitadas.

ATIVIDADE I

O professor colocará a metade da mesa encostada na parede e os alunos rebaterão a bola fazendo um controle raquete X mesa X parede e parede X mesa X raquete.

ATIVIDADE II

O professor organizará pelas mesas vários jogos de tênis de mesa utilizando as regras oficiais.

ATIVIDADE III

O professor organizará pelas mesas vários jogos de ping-pong e no final da atividade conversará com os alunos das diferenças do jogo tênis de mesa para o ping-pong.

AULA 4

Local: pátio da escola, quadra poliesportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: raquetes, bolinhas e mesa tênis de mesa

O professor orientará os seus alunos a copiarem as atividades que ele vai executar da melhor maneira possível. Então o professor, o “MESTRE” da brincadeira usará algumas atividades técnicas de Tênis de Mesa como: balõezinhos altos, baixos, quicar a bola nas duas faces da raquete alternadamente, quicar a bola na quina da raquete, quicar uma vez na raquete e uma vez com a cabeça, etc..

JOGO I

Peça que os alunos formem duas filas, uma em cada extremidade da mesa, com igual número de integrantes. Um representante de cada fila forma uma dupla de adversários, que vai disputar uma partida até um dos dois marcar três pontos. Em seguida, eles dão lugar aos próximos até que todos joguem.

JOGO II

O professor montará vários campos de tênis de mesa. Os alunos, empunhando suas raquetes, serão divididas em turmas e colocadas uma em cada mesa de jogo. A bola do jogo será uma bolinha de tênis de mesa. Serão permitidos quantos toques quiserem, desde que executados com a raquete. Será considerado ponto quando uma das equipes deixar que a bolinha toque o solo em seu lado ou atire a bexiga para fora da quadra adversária.O sistema de contagem dos pontos será o de "pontos corridos" (não há vantagem), sendo que a equipe que fizer o ponto tem o direito a sacar. Ganha a equipe que completar um set de 10 pontos primeiro. Se o professor possuir tempo disponível, poderá ser realizado mais um set da brincadeira.

JOGO III

Esta é uma brincadeira com fins competitivos, onde são usadas claramente as principais regras do Tênis de Mesa. Em sua grande aplicação, esta brincadeira será usada na parte a que se destina o desfecho das aulas, promovendo um estímulo competitivo como introdução aos sistemas competitivos do Tênis de Mesa, sem contudo causar algum tipo de barreira ou pressão ao aluno (já que funciona como uma brincadeira).

Os alunos vão para as mesas com seus respectivos parceiros para um rápido jogo. Há um sorteio para ver quem começará com os saques e se iniciará o jogo, que pode ser nos padrões que estão programados para as aulas como segue:

Um set, iniciando a contagem diretamente no placar 15 a 15, com um serviço alternado para cada jogador até que o set seja concluído;

Um set, iniciando a contagem no placar 0 a 0, com uma serviço alternado para cada aluno e um minuto de tempo cronometrado pelo professor, ganhando o aluno que possuir o maior número de pontos quando o tempo acabar;

Um set, iniciando a contagem diretamente no placar 10 a 10, com cinco serviços alternados para cada jogador, ganhando o aluno que conseguir fechar o set primeiro. A mesa que finalizar o jogo primeiro, deverá anunciar o fato em voz alta e clara, parando automaticamente todos os jogos. Vence quem estiver em vantagem na contagem dos pontos.

O professor colocará uma numeração em seqüência das mesas sendo a número 1 a mais importante. Quem ganhou o jogo na sua mesa, passa para a mesa seguinte em direção à mesa número 1. Quem perdeu o jogo na sua mesa passa para a mesa de baixo, em direção à última mesa. Daí porque o nome da brincadeira é sobe desce; quem ganhou "sobe" em direção à mesa número 1 e quem perdeu "desce" em direção à última mesa.

Quem estiver na mesa número 1 e ganhar o jogo, tem o direito de permanecer na mesa e quem estiver na última mesa e perder o jogo, poderá sair por uma rodada caso tenha mais alguém para entrar em seu lugar (alguém que estava de fora esperando a próxima rodada) ou permanecer na mesa caso não haja quem entre. O campeão é aquele que ganhar o jogo na mesa número 1 na última rodada.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos conheceram a história do jogo do Tênis de Mesa e seus principais fundamentos?

Os alunos praticaram o saque e os tipos de empunhaduras?

Verificar se os alunos aprenderam os movimentos básicos de direita e esquerda para rebater a bola, fazendo com que ela toque o campo adversário;

Houve interação e respeito entre os jogadores e conhecimento das regras do esporte?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

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Opiniones

  • antonio kelve de oliveira , Universidade do Vale do Acaraú -uva , Ceará - dijo:
    anto.kelve2013@gmail.com

    17/09/2015

    Cinco estrelas

    estava meio perdido como iria trabalhar tênis de mesa ,já que vou te essa oportunidade,de trabalhar com essa modalidade, e com esse conteúdo do site me deu uma luz e horizonte de como deve ser a aula,obrigado parabéns


  • paulo trevisol, col est barão do cerro azul , Paraná - dijo:
    paulotrevi@hotmail.com

    18/03/2014

    Cinco estrelas

    muito boa!!!!


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