Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS DADOS ESTATÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE CONVENCIMENTO NA ARGUMENTAÇÃO

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos perceberão a importância dos dados estatísticos como estratégia de convencimento.

Os alunos refletirão sobre um tipo de campanha publicitária, que tem sido cada vez mais usado pelos órgãos governamentais, que são as chamadas "propagandas de choque".

Os alunos tornar-se-ão cientes do quão eficaz foi a propoaganda de choque na política governamental antitabagismo.

Em um possível trabalho interdisciplinar com Artes e Inglês, os alunos poderão conhecer as obras do pintor espanhol Francisco de Goya, principlamente a série "Desastres da guerra", vendo reproduções de quadros e visitando virtualmente museus. 

Duração das atividades
5 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

OS ALUNOS DEVERÃO SABER O QUE É ARGUMENTAÇÃO, O QUE SÃO ARGUMENTOS E O QUE É UMA TESE.

Estratégias e recursos da aula

Professor: 1)exiba para os alunos as imagens, observando e comentando suas reações. Peça aos alunos que descrevam o que sentem quando as vêem. A primeira imagem (da mulher com pele envelhecida pode ser acessada em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:85jlUye7TdJ9oM:http://capitalismos.blog.com/files/2009/05/candeeiro-fumo-nao.jpg . A imagem do rato morto está disponível em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:-wMC6oXWwCa9GM:http://p1.trrsf.com.br/image/get%3Fsrc%3Dhttp://img.terra.com.br/i/2003/10/22/82602_th.jpg  . Já o pé gangrenado está disponível em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:463Q6495nmQjWM:http://1.bp.blogspot.com/_RUC3ITd96Y8/SEBqJlOYzlI/AAAAAAAAAIc/CBp7JWx_6kU/s400/cigarro02.jpg   

. 

Professor: há outras opções de imagens no link http://www.google.com.br/images?q=imagens+chocantes+de+cigarro&um=1&hl=pt-br&tbs=isch:1&ei=HqnwTLKXLYKClAe1nZWOCg&start=20&sa=N . Você pode se preparar para esta aula, pedindo a alguns fumantes que guardem, por um tempo, as embalagens vazias de cigarro. Para usá-las recorte somente a imagem (não leve a embalagem inteira para a sala de aula).

2) Contextualize as imagens. Informe aos alunos que em 2002, o governo brasileiro decidiu obrigar as indústrias de cigarro a estamparem imagens impactantes em suas embalagens, com o objetivo de diminuir o tabagismo. Em 2003, o governo iniciou uma campanha mais agressiva, investindo em imagens e textos de maior impacto para reduzir o número de 200 mil mortes por ano causadas pelo cigarro.

3) Discuta com os alunos sobre a eficácia ou não desse tipo de campanha: funciona ou não funciona? Será que o número de fumantes no Brasil diminuiu de 2002 até agora? Haveria outro de jeito de se fazer uma campanha antitabagismo eficiente?

2a etapa:  Professor: distribua o texto "Propaganda do choque" e peça aos alunos que o leiam em voz baixa

 Propaganda do choque (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1404201003.htm) 

Após a leitura silenciosa, professor, explique aos alunos a referência a Goya: Os desastres da guerra é uma série de 82 gravuras do pintor espanhol Francisco de Goya, realizada entre 1810 e 1815. O horror da guerra é representado de forma especialmente crua e penetrante nesta série. As estampas detalham as crueldades cometidas na Guerra da Independência Espanhola.

Professor: sobre Goya, você poderá se informar no endereço biografia de Goya (http://www.arqnet.pt/portal/biografias/goya.html) . Esta sequência didática permite que se faça um trabalho interdisciplinar com a disciplina "artes" que trabalharia a temática da "Arte que choca", dando ênfase, principalmente, à série "Desastres da guerra".

Além de falar sobre o pintor espanhol, exiba para os alunos as reproduções de alguns de seus quadros que fazem parte da série "Os desastres da Guerra" , disponíveis em série "Os desastres da guerra" de Goya (http://goya.unizar.es/InfoGoya/Obra/DesastresIcn.html).

PROFESSOR:  esta sequência didática permite que se faça, também, um trabalho interdisciplinar com a disciplina Língua Inglesa, na medida em que se pode fazer com os alunos visitas virtuais a museus e ouvir as explicações em inglês da obra do pintor Goya. Um desses vídeos está disponível em Explicação de uma pintura de Goya em inglês (http://www.ehow.com/video_2376000_understanding-art-goya.html) .

3ª etapa:  Analise com os alunos o texto “Propaganda de choque”. Leve-os a observar: a)      que o autor compara duas campanhas com o mesmo objetivo, porém com resultados completamente diversos. b)      A tese que o autor defende com relação ao uso de imagens chocantes nas campanhas de trânsito. c)      Os argumentos que o autor usa para sustentar sua tese. d)     As estratégias de convencimento que o autor usou (Professor: enfatize com os alunos o uso dos dados estatísticos como reforço da argumentação). e)      Relembre com os alunos o que eles disseram quando lhes foi perguntado se esse tipo de campanha com imagens chocantes funciona ou não. Mostre-lhes, novamente, o valor argumentativo dos dados estatísticos.  

Recursos Complementares
Avaliação

PROFESSOR: divida a turma em grupos e peça-lhes que criem uma campanha impactante (de choque) para reduzir o consumo de alimentos não saudáveis. Para tanto, eles podem "recriar" embalagens para biscoitos, refrigerantes, embutidos e enlatados.Os alunos devem pesquisar os números que irão funcionar a favor de sua tese, como por exemplo, a porcentagem de gordura trans em biscoitos recheados, o percentual de pessoas no Brasil e no mundo com obesidade porque não se alimentam adequadamente, a quantidade de sal (sódio) nos embutidos e enlatados. Abaixo de cada embalagem recriada, deverão vir as estatísticas "estarrecedoras". Os trabalhos deverão ser expostos dentro ou próximo à cantina da escola.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.