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Procedimentos Básicos de Sobrevivência na Água.

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Camilo Araujo Máximo de Souza
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícius de Andrade Pimentel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender as diversas formas de equilibrar-se no meio líquido.

Utilizar o conceito de propulsão para compreender como conseguimos nos deslocar na água.

Compreender a maneira adequada de respirar no meio líquido.

Aprender os procedimentos básicos de sobrevivência no meio líquido.

Compreender a diferença de flutuabilidade entre homens e mulheres.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não precisa de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

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Atividade 1:  “Equilibrando a Bandeja”.  O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos aprendam a deslocar-se no meio líquido, mantendo o equilíbrio e em segurança. Professor, divida a turma em quatro grupos, com o mesmo número de alunos em cada um dos grupos. Organize os grupos em filas. Todos os alunos deverão estar dentro da piscina. Os alunos que estiverem no começo da fila receberão uma bandeja, com um copo de plástico cheio de água. Eles terão que se deslocar pela piscina, sem deixar o copo com água virar, até uma bóia colocada a dez metros de distância do ponto de partida. Os alunos deverão contornar a bóia e retornar para o ponto de partida.  Devem, então, passar a bandeja para o colega que está aguardando, na fila, o momento de realizar a atividade. Todos os alunos que realizarem a atividade, quando voltarem para suas filas, deverão ocupar o último lugar.

Dica:  Professor, provavelmente, a sua turma tem alunos de estaturas diferenciadas, aos de menor estatura que apresentarem muita dificuldade em ficar de pé na piscina, permita que utilizem um suporte de apoio (como o “macarrão”), para facilitar a flutuação.        

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Atividade 2: “Nadando de Roupas”. Nesta atividade, os alunos aprenderão técnicas de sobrevivência em momentos de perigo na água. Os alunos entrarão na água vestidos com tênis, calça jeans e camisa, simulando uma situação real, onde seriam obrigados a nadar de roupas. Oriente os alunos a realizarem as técnicas de flutuação dorsal e ventral, ainda de roupas, para vivenciarem as dificuldades geradas pelo aumento do peso das roupas molhadas. O segundo momento desta atividade apresenta um nível de dificuldade elevado, por isso todos os alunos devem estar próximos da borda da piscina, para aumentarmos a segurança da atividade. Peça aos alunos que tentem retirar as peças de roupas, começando pela camisa, depois o par de tênis e, por último, a calça jeans. No momento seguinte, ensine os alunos a construírem uma bóia com a calça jeans. Os alunos deverão dar um nó em cada perna da calça, vedando a passagem de água e, em seguida, deverão virar a parte de cima da calça para baixo, fazendo com que entre água na calça. Neste momento, as pernas da calça ficarão para cima, devido à pressão exercida pela entrada da água. Utilizarão uma das mãos, para segurar a parte da calça que ficará dentro da água, passarão a outra mão pelo meio das pernas e apoiarão o braço na calça, ela funcionará como uma bóia permitindo que o corpo flutue com maior facilidade.

Dica:  Professor, outra forma simples de ensinar a utilizar materiais de fácil acesso, para a flutuação, é ensinar a flutuar com garrafas de plástico. Utilize duas garrafas pet para cada um dos alunos e peça que eles fechem as garrafas com as tampa para que não entre água. As garrafas devem serr posicionadas na região das axilas dos alunos (uma de cada lado), funcionado como duas bóias.

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Atividade 3:  “Torpedo Humano”.  Nesta atividade, os alunos realizarão deslocamentos na água, através de impulsos na parede da piscina. Experimentando diversas formas de deslocamento e desenvolvendo sua capacidade de flutuação na água. Os alunos devem estar distribuídos, pela borda da piscina, de forma que todos tenham a possibilidade de por os pés na parede, segurando na borda da piscina ao mesmo tempo. Os alunos deverão realizar diversas formas de deslocamento:

1) Impulso utilizando os dois pés, com os braços juntos ao corpo.

2) Impulso utilizando os dois pés, com um braço junto ao corpo e o outro estendido à frente.

3) Impulso com os dois pés, com os dois braços estendidos à frente.

4) Impulso com os dois pés, com os braços estendidos lateralmente (crucifixo).

5) Impulso com os dois pés e as mãos sobre a cabeça.

Peça aos alunos que observem se a resistência da água aumenta ou diminui de acordo com o posicionamento dos braços.  

Dica:  Professor, alguns alunos não conseguirão dar impulso de forma correta, na parede da piscina. O objetivo da atividade estará comprometido para eles. Uma opção alternativa será pedir a colegas de turma que empurrem os alunos com dificuldade pela piscina, enquanto eles realizam os diferentes movimentos com os braços. Os alunos que serão conduzidos deverão estar em decúbito ventral e serão empurrados pelos pés.        

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, promova um debate com os seus alunos, abordando as seguintes situações:

1) Quais as maiores dificuldades encontradas nas diversas formas de deslocamento na água?

2) As técnicas de sobrevivência na água, apresentadas durante a aula, foram assimiladas por vocês? Vocês acreditam que estão mais preparados, para entrar em piscinas, lagos ou mar, depois desta aula?

3) Na atividade "Torpedo Humano", vocês realizaram diversas formas de deslocamentos horizontais na água. Em todas elas, houve um certo nível de resistência oferecido pela água. Em qual delas, a resistência foi mais forte? Por que isto aconteceu?

4) Observando a resposta da questão três, qual seria a melhor forma de posicionar o corpo na água, para que ele enfrentasse menos resistência da água?

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