Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


JOGO LIMPO: “FAIR PLAY” E A ÉTICA NO FUTEBOL.

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Gláucia Costa Abdala Diniz
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Fátima Rezende Naves Dias, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Compreender a importância de princípios éticos no futebol.

2. Conhecer e discutir o significado do termo “Fair Play” relacionado ao futebol.

3. Estabelecer relações entre o conceito de ética e os significados atribuídos ao “Fair Play”.

4. Identificar situações que exemplificam o “Fair Play” na prática dos jogos de futebol.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos tenham conhecimentos acerca do conceito de ética e dos valores éticos e morais. Também é importante ter noções básicas de leitura, interpretação e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor:

No dia a dia, assistimos a várias situações ligadas ao futebol: crianças jogando bola na rua ou na escola, adolescentes e adultos improvisando uma “pelada” na praia ou em campos/quadras de futebol, jogos na televisão, campeonatos de futebol, conversas informais sobre partidas de futebol e atitudes de jogadores, técnicos e árbitros, dentre outras. Assim, esta modalidade esportiva e de grande repercussão em nossa sociedade, torna-se um tema polêmico. Possibilita várias reflexões sobre as relações humanas e as práticas associadas ao futebol, sob a ótica da ética e dos valores morais vigentes no contexto atual. Desse modo, também pretendemos com esta aula ampliar a discussão sobre a importância de resgatar uma manifestação expressiva e bastante debatida atualmente, que se refere ao Fair Play – jogo limpo no futebol.

INICIANDO...

O futebol por ser um tema de interesse de grande parte dos alunos, poderá ser trabalhado de forma interdisciplinar na escola, envolvendo professores de Educação Física, Língua Portuguesa, Matemática, História, Filosofia, dentre outros.

ATIVIDADE 1: “BOLA CHEIA" e  "BOLA MURCHA"! 

Para esta atividade, o professor deverá providenciar: imagens e fichas com palavras e frases relativas ao futebol, uma sacola de pano, uma bola, uma rede de futebol e quatro caixas: duas com os dizeres “bola cheia” e as outras duas com “bola murcha”.

Inicie convidando os alunos para uma atividade a ser realizada no pátio da escola. Alunos organizados em duas equipes, se possível com o mesmo número de alunos. Deixe a sacola contendo as fichas e as imagens, em um local que todos possam ter fácil acesso a ela. Coloque ao lado de cada equipe uma caixa com o escrito “bola cheia” e a outra com “bola murcha”.

Explique aos alunos que, nesta brincadeira, a expressão “bola cheia" refere-se aos valores e atitudes éticas, respeitosas e solidárias, enquanto o termo “bola murcha” é o oposto disto.

Um participante de cada vez, representando sua equipe, deverá chutar a bola na rede e caso marque gol, deverá retirar uma ficha ou imagem de dentro da sacola e escolher uma das caixas de sua equipe para depositá-la. Neste momento de decisão poderá contar com a colaboração dos colegas de equipe. E assim, sucessivamente, até que terminem as fichas e imagens. Ao final, verificar qual equipe conseguiu pegar mais fichas, colocadas nas respectivas caixas.

Palavras e frases sugeridas: Respeito pelo outro; lealdade; honra; honestidade; cumprimento das regras; espírito esportivo; jogador tratado como mercadoria; não respeito pelos árbitros e não aceitação de suas decisões; escândalos no futebol; ser solidário; futebol com arte, técnica e criatividade; capacidade de superar obstáculos; assumir os atos e suas consequências; não violência; determinação; compromisso; disciplina; busca de vitória a qualquer preço; fraude; futebol transformado em verdadeiro campo de  batalha; competição exagerada; saber pedir desculpas; individualismo; apoiar quem falhou num lance; saber conviver com o diferente; agressões físicas e verbais.

Sugestões de imagens  (O professor deverá imprimir cada uma delas e colocar dentro da sacola ou recortar imagens similares de revistas e/ou jornais):

IMAGEM 1

Fonte: http://ipt.olhares.com/data/big/7/77551.jpg 

IMAGEM 2

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_UVPHdMr6gyM/SaLySKebmzI/AAAAAAAABT0/wwiKUKn4Ahk/s400/fair-play1.png 

IMAGEM 3

Fonte: http://www.futbolokulufenerbahce.com/HaberScript/resim/Fair-play-moment.jpg 

IMAGEM 4

Fonte: http://library.thinkquest.org/11431/images/fairplay.jpg 

IMAGEM 5

Fonte: http://ante-et-post.weblog.com.pt/zidanemat.jpg 

Após confirmar qual a equipe vencedora, incentive os alunos a discutir o que sentiram e perceberam do funcionamento do grupo durante a brincadeira: se houve ou não cooperação, troca de idéias, competição exacerbada, respeito no grupo e em relação à outra equipe, dentre outros aspectos.   

Em seguida, com todos os alunos sentados em círculo, o professor deverá retirar, uma a uma, as fichas e as imagens das caixas das duas equipes, solicitando aos alunos que digam se concordam ou não com a decisão tomada pelos participantes das equipes ao considerá-las "bola cheia" ou "bola murcha", justificando as escolhas.   

Prosseguindo, professor e alunos deverão confeccionar cartazes, colando as fichas e as imagens, de acordo com as expressões “bola cheia" e "bola murcha”.

Dando continuidade, problematize: Vocês acham que há ética no futebol? É válido dizer que hoje os atletas e outros profissionais de futebol não atuam com ética? Os valores éticos e morais da sociedade são respeitados no futebol? Quais são os valores éticos predominantes no futebol? E os valores que estão sendo esquecidos/ deixados de lado?  Jogar com “raça” é jogar de forma violenta? É ético o uso do jogador como mercadoria?  

Após mediar a discussão, pergunte se já ouviram falar sobre o termo "Fair Play" relacionado ao futebol e se sabem o seu significado. Investigue também se conseguem estabelecer relações entre ética e os possíveis significados atribuídos a este termo. Em seguida, questione os alunos sobre quais as palavras, frases e imagens relativas à atividade “bola cheia” e “bola murcha”, relacionam-se aos princípios do "Fair Play" – jogo limpo.

(Professor, complemente com informações referentes ao que significa "Fair Play" e sua relação com a ética, tais como: Talvez seja a manifestação mais expressiva da ética no futebol significando “jogo limpo” e foi difundido pelo Barão de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos, a partir dos ideais aristocráticos ingleses de lealdade e honra. A partir dos elementos lealdade, honra e jogo limpo já dá para imaginarmos o que "Fair Play" significa na prática: honestidade na execução da tarefa e respeito pelo adversário. Competir de forma honesta e leal é o fundamento de uma atitude esportiva. Significa muito mais do que o simples respeito às regras; cobre as noções de amizade, de respeito pelo outro e de espírito esportivo. Representa um modo de pensar e agir. Ele não aceita o uso da astúcia e artifícios nem subterfúgios para obter o sucesso, o antijogo, o dopping, a violência (tanto física quanto verbal), a desigualdade de oportunidades e a corrupção. Procura tratar o futebol como uma prática lúdica, que remete ao prazer de jogar. É uma forma de melhorar a qualidade do espetáculo, preservando os melhores jogadores).  

Fonte: http://www.exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=34539893          

          http://b200.nce.ufrj.br/~revista/artigos/v1n2/artigo06_v1n2.pdf     

          http://www.lazer.eefd.ufrj.br/espsoc/pdf/es505.pdf 

          http://www.planetamessenger.org/modules.php?name=News&file=article&sid=13584 

Neste momento, o professor de Educação Física poderá contribuir de maneira significativa com informações referentes ao "Fair Play" e a ética no futebol na atualidade.

ATIVIDADE 2:  AMPLIANDO A DISCUSSÃO...   

Para o desenvolvimento desta atividade, o professor de Língua Portuguesa poderá colaborar com o trabalho de leitura, interpretação e socialização das histórias que serão propostas aos alunos.   

Divida a turma em três grupos. Cada grupo ficará responsável por ler e discutir um dos livros sugeridos pelo professor: "Léo, o driblador", "Félix, o furacão" e "Vanessa,  a destemida", da Coleção "Feras Futebol Clube". A leitura dos livros poderá ser feita na sala de aula ou em casa. A discussão grupal deverá contemplar o estabelecimento de relações entre a história lida, a ética no futebol e o "Fair Play". As idéias discutidas deverão ser anotadas no caderno. Se possível, é interessante que todos os alunos leiam os três livros.

Após a leitura e discussão, cada grupo reconta a história lida para toda a turma, compartilhando, ainda, as relações estabelecidas por eles.

Sobre a coleção

"Feras Futebol Clube" é o título de uma coleção de sucesso mundial, que retrata a saga de um time de bairro. Reúne jovens amantes de futebol, que se vêem obrigados a enfrentar e superar grandes desafios. No decorrer das histórias, eles desenvolvem a auto-estima, a confiança, a solidariedade, a responsabilidade, a coragem, o perdão, o senso de equipe, a força de vontade, o respeito às diferenças e outros valores essenciais para o desenvolvimento pessoal e a vida em sociedade. Voltada para crianças de 8 a 14 anos, esta coleção é composta por 13 volumes, foi lançada há sete anos na Alemanha e já foi traduzida para 27 idiomas. No Brasil, "Feras Futebol Clube" está sendo lançada pela Editora Vida & Consciência, que entende que o esporte e a leitura valorizam o homem, incentivando a formação de valores, a educação, a cidadania e o respeito social.

Fonte: http://www.pluricom.com.br/clientes/editora-vida-consciencia/noticias/2010/05/felix-o-furacao-chega-ao-brasil-as-vesperas-da-copa-do-mundo  

Léo, o driblador

No primeiro volume o destaque foi para Léo, o líder impulsivo da equipe de garotos de um bairro da Alemanha, que enfrenta o time de Miguelito e seus “Vencedores Invencíveis” para conseguir retomar a posse do campinho que haviam perdido para os adversários  Descobrem que as diferenças e o respeito mútuo são tão importantes quanto seus habilidosos e desconcertantes dribles. Assim, aprendem que a vitória é uma questão de trabalho em equipe e desenvolvimento pessoal.   

Fonte: http://www.pluricom.com.br/clientes/editora-vida-consciencia/noticias/2010/05/felix-o-furacao-chega-ao-brasil-as-vesperas-da-copa-do-mundo 

Referência bibliográfica:

MASANNEK, Joachim. Léo, o driblador. Vol. I. Coleção Feras Futebol Clube. São Paulo: Vida & Consciência.  

Félix, o Furacão 

Em "Félix, o furacão", segundo volume da obra, os Feras fundam um clube e treinam como loucos para enfrentar um time profissional. Agora, as aventuras são narradas pelo atacante Félix, também conhecido como o “Furacão”, e a jornada do time contra um novo e poderoso concorrente, o Bayern Futebol Clube. Félix, o furacão mostra o dilema vivido pelos garotos, que se sentem obrigados a escolher entre a amizade de Roque, um garoto brasileiro e a vitória do seu time na competição. O grande final é marcado pela disputa entre o Feras Futebol Clube e o Bayern Futebol Clube, que tem Roque como principal jogador.   

Fonte: http://www.pluricom.com.br/clientes/editora-vida-consciencia/noticias/2010/05/felix-o-furacao-chega-ao-brasil-as-vesperas-da-copa-do-mundo 

Referência bibliográfica:

MASANNEK, Joachim. Félix, o Furacão. Vol. II. Coleção Feras Futebol Clube. São Paulo: Vida & Consciência.  

Vanessa, a Destemida   

  

Nos campinhos, uma menina enfrenta, com bravura, o preconceito dos colegas para provar que menina também pode jogar – e bem – futebol.  Agora, as aventuras são narradas por Vanessa, que se destaca por sua coragem e destemor frente aos desafios. No início da trama, Vanessa mora em Hamburgo e faz parte do time feminino de futebol de sua cidade. Mesmo praticando seu esporte predileto, a garota não se sente satisfeita e sonha em integrar a equipe dos juniores masculino já que, na opinião dela, os meninos são os únicos que levam o futebol a sério assim como ela, além de jogarem com garra e muita determinação. Quando muda para Munique, seu pai a inscreve no time do Feras Futebol Clube, a melhor equipe de futebol da cidade. No primeiro treino com seus novos colegas,  não é bem aceita pelos garotos, que a discriminam por ser mulher e a impedem de compor o time. Comprometida em provar que sabe jogar futebol tão bem como os meninos, Vanessa propõe um torneio de futebol em sua festa de aniversário e mostra aos Feras que é capaz de jogar tão bem quanto eles. Assim, ela consegue conquistar a confiança e o respeito dos meninos, tornando-se a nova jogadora do time e ganhando o apelido de Vanessa, a destemida.

Fonte: http://www.guiademulher.com.br/ver_noticias.php?cid=futebol-e-lugar-para-meninas-1   

Referência bibliográfica:

MASANNEK, Joachim. Vanessa, a destemida. Vol. III. Coleção Feras Futebol Clube. São Paulo: Vida & Consciência.  

É interessante ressaltar que a história de Vanessa, a destemida, possibilita discutir também o desrespeito, o preconceito e a discriminação em relação às meninas no futebol. Por outro lado, analisar a atitude da própria Vanessa, ao considerar que os meninos são os únicos que levam o futebol a sério assim como ela, além de jogarem com garra e muita determinação, desvalorizando o time de futebol feminino. Esta é uma oportunidade de refletir sobre as relações de gênero e as dificuldades e avanços conseguidos quanto ao futebol feminino no Brasil e em outros países, contando também com a colaboração dos professores de Educação Física, de Filosofia, de História para ampliar esta discussão.    

ATIVIDADE 3: JOGO LIMPO: IDENTIFICANDO SITUAÇÕES   

Apresente o vídeo intitulado “Fair Play Nottingham Forest X Leicester City”, que mostra um bom exemplo de jogo limpo, disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=QI9vXV5CD_8

 

Em seguida, abra espaço para que os alunos façam comentários e os instigue a refletir sobre a afirmação contida no vídeo: “Não abusar de uma vantagem indevida”, ampliando e discutindo a importância do “jogo limpo” não só em relação ao futebol, mas também em outras situações cotidianas que ocorrem em diferentes contextos sociais.   

Prosseguindo, em duplas, pesquisar em jornais, revistas e internet, situações relacionadas à prática dos jogos de futebol, identificando e analisando as que exemplificam o jogo limpo. A seguir, selecionem de uma a duas situações que julgarem mais interessantes, registrando-as em cartazes e ilustrando-as. Para a pesquisa, o professor poderá sugerir alguns sítios:

http://coxanautas.com.br/noticias/conteudo.phtml?id=5175&t=Etica-no-futebol-um-exemplo-a-ser-seguido 

http://www.etical.org.br/noticias.asp?idnoticia=19&lang  

Para enriquecer a análise das situações selecionadas, proponha aos alunos que conheçam e leiam também o “Código de Ética Desportiva”, disponível no sítio http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/doc121.pdf  e as "Regras Oficiais de Jogo de  Futebol", conforme consta no livro oficial da FIFA, destacando a de nº 12 referente a “ Faltas e conduta antiesportiva”, acessando o sítio http://www.portalbrasil.net/regras_do_futebol.htm 

Os cartazes poderão ser afixados nos murais da escola. A turma poderá ainda escolher dentre todas as situações, algumas para serem publicadas no jornalzinho da escola.  

Recursos Complementares

Professor, você poderá enriquecer  a aula, com os seguintes recursos:

 Vídeo "Fair Play?", disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=iSE5W7xGIZk 

"Cidade do futebol", criada pelo professor João Paulo Medina. O site tem tudo o que os internautas sempre quiseram saber sobre futebol. Disponível no link

http://www.cidadedofutebol.com.br/Visite.aspx  

Jogos on line de futebol:

"Marcar gol, sem fazer faltas nos adversários", disponível no link http://www.cambito.com.br/cambito_game.htm ; 

"Embaixadinhas", no link http://www.cambito.com.br/games/embaixadinhas.htm    

 "Craque Man", disponível no link http://www.cambito.com.br/games/craqueman.htm 

 Ainda sugerimos a leitura do texto:

"O Fair-Play no treino com jovens atletas", disponível no link  http://www.efdeportes.com/efd121/o-fair-play-no-treino-com-jovens-atletas.htm 

Avaliação

Avaliação contínua, processual e diagnóstica: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos diferentes momentos da aula. Em que a aula contribuiu para reconhecer a importância de se valorizar o "jogo limpo" no futebol e em outras situações da vida.

Avaliação dos alunos pelo professor: Tendo como base a participação e envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas na aula, o professor deverá verificar se eles foram capazes de:  respeitar os momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas; compreender o significado do termo “Fair Play” relacionado ao futebol; estabelecer relações entre o conceito de ética e os significados atribuídos ao “Fair Play”; ler, interpretar e recontar as histórias lidas; identificar, analisar e selecionar situações que exemplificam o “Fair Play”; elaborar e ilustrar cartazes com criatividade.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • andreia, Instituto de Educação Rabelo Couto , Rio de Janeiro - disse:
    deia.jo@gmail.com

    13/10/2010

    Cinco estrelas

    nossa.....muito boa a aula, ótima!!! muito criativa!!! adoreiiiii!!!! Parabénsssss


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.