17/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Nenhum.
Material para esta aula:
Atividade 1
A maça foi utilizada como aparelho de GRD na década de trinta pelo professor de educação física Heinrich Medau com o objetivo de suavizar as execuções técnicas dos elementos corporais da ginástica, juntamente com a música, ressaltando a feminilidade das atletas.
Os alunos terão a oportunidade de experimentar e perceber que o manejo de um objeto em plena atividade física modifica a qualidade dos movimentos, suavizando-os e harmonizando-os.
Vivenciar os elementos do aparelho maça:
- impulso e circundições;
- balanceamentos;
- movimentos em oito;
- pequenos círculos e molinetes;
- lançamentos e recuperações;
- trabalho de percursão/batidas;
- deslizamento pelo solo e pelo corpo
Para esta atividade o professor deverá demonstra os elementos e propor a vivência dos movimentos com os alunos.
Para cada movimento, inicialmente recomenda-se que façam os movimentos parados, para que busquem conhecer a técnica de manuseio da maça.
Em um segundo momento, faz-se os movimentos com a maça em movimento: andando, correndo, saltando, rolando.
Sugestão, assistir ao vídeo “Alina Kabaeva Genova 2005 Maças” para ilustração da atividade (recursos complementares).
Atividade 2
Para manusear o aparelho maça é necessário muita delicadeza nas mãos, um alto grau de ritmo, coordenação motora, precisão para a realização de boas manobras e um bom trabalho de lateralidade. Identificar para os alunos as principais habilidades corporais para manusear o aparelho maça:
a) A maça deve ser equilibrada variando o máximo possível as partes do corpo a serem utilizadas. É necessário que o gesto do elemento corporal, em questão, permaneça firme, amplo e bem definido;
b) O elemento corporal Equilíbrio deve ser executado sobre a meia-ponta ou sobre um joelho e ser coordenado com um ou os dois aparelhos em movimento. Os equilíbrios são os principais elementos de dificuldade corporal nesse aparelho;
c) Os elementos corporais mais usados no aparelho maça são os de flexibilidade e onda. A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos e circunduções, curvas e formar o maior número de figuras assimétricas possível, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo, molinete, batida rítmica, lançamento e recuperação;
Atividade: pedir aos alunos que se dividam em três grupos para que possam explorar, compreender e criar a partir das necessidades de manuseio da maça, identificadas anteriormente.
Obs.: não é interessante exigir uma performance técnica na execução de elementos corporais da ginástica, deixando os alunos mais livres, possibilitando que eles usem de suas capacidades e limitações para criar e aprender.
Atividade 3
Vivenciar o circuito descrito abaixo: o circuito inicia com o primeiro aluno na posição “A”, quando este passar para a “B”, entre outro aluno na posição “A” e assim sucessivamente (a figura é meramente ilustrativa – na prática não há necessário de preservar essa geometria como estrutura do circuito).
A. O aluno deverá executar um equilíbrio com o aparelho maça e realizar o elemento Molinete;
B. O aluno deverá executar um rolamento no chão com a maça bem apoiada pelo seu corpo sem o uso das mãos;
C. O aluno deverá executar um circulo e em seguida uma circundução;
D. O aluno deverá se deslocar por uma distância pré determinada realizando movimentos de curva e ao final uma batida rítmica com a maça;
E. O aluno deverá realizar um lançamento com recuperação sem que a maça caia no chão;
F. E para finalizar o aluno deverá, novamente, executar um equilíbrio com o aparelho maça e realizar o elemento Molinete.
O circuito pode conter caráter competitivo ou não, ficando a critério do professor.
Sites para orientação do professor
§ Verificar se os alunos identificaram o aparelho maça da ginástica rítmica desportiva;
§ Perceber se os alunos vivenciaram, satisfatoriamente, os elementos corporais obrigatórios da maça;
§ Possibilitar que os alunos argumentem sobre o uso do aparelho maça como possibilidade lúdica, de criação e relação social dentro dos trabalhos de ginástica.
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