05/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Professor, peça a seus alunos para colocarem seus notebooks sobre a carteira e acessarem a internet para desenvolverem as atividades. |
Atividade 1
Os alunos, em duplas, acessarão o link a seguir e desenvolverão a atividade, que propõe a associação das imagens às palavras que as representam:
< http://smartkids.com.br/passatempos/coletivos-relacione.html >. Acesso em 04 nov. 2011.
A seguir, o professor questionará os alunos a respeito da atividade realizada, perguntando-lhes:
Que substantivos representam os grupos nas figuras da atividade?
Questionará, a seguir, o porquê das palavras, que representam os grupos, estarem no singular, levando os alunos a concluírem que o substantivo que indica uma coleção de coisas chama-se substantivo coletivo e é usado no singular.
Atividade 2
Pesquise o coletivo dos substantivos listados na primeira coluna e marque com um “X” a coluna do sufixo utilizado na formação dos coletivos pesquisados nos sites indicados abaixo:
Disponível em: < http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c5/Moraine_Lake_17092005.jpg/250px-Moraine_Lake_17092005.jpg >. Acesso em 05 nov. 2011.
Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_9E9K4VS7w64/TJI0g74YloI/AAAAAAAAACc/TE4koz_q-34/s320/popeye_cgi_special.jpg>. Acesso em 05 nov. 2011.
Disponível em: < http://anisioparacaetite.wikispaces.com/file/view/Sala_Herb%C3%A1rio.jpg/203639524/Sala_Herb%C3%A1rio.jpg>. Acesso em 05 nov. 2011.
Disponível em: < http://pt.dreamstime.com/abelhas-na-colmeia-thumb14261199.jpg >. Acesso em 05 nov. 2011.
Disponível em: < http://1.bp.blogspot.com/__C3EQ2982_M/SLsK5s8NC5I/AAAAAAAAAAQ/pkO8PUHn5eQ/s400/biblioteca+escolar.jpg >. Acesso em 05 nov. 2011.
Disponível em: < http://www.fotoforma.com.br/writeable/fotoforma/galeria%202.jpg >. Acesso em 05 nov. 2011.
Disponível em: < http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQbV6qplhs7tUwzAN7g59fYQt8OY0FjyR0aQXihP-QcK_AvvhuwuA >. Acesso em 05 nov. 2011.
Tabela de terminações- substantivos coletivos
-agem | -ada | -eia | -ilha | -teca | -ario | -ria | -eira | |
Livros | ||||||||
Abelhas | ||||||||
Plantas | ||||||||
Marinheiros | ||||||||
Montanhas | ||||||||
Cavalos | ||||||||
Quadros | ||||||||
Cães |
Documento do professor disponível em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%205/Substantivos%20coletivos_professor.odt >
Atividade 3
Peça aos alunos que formem duplas e acessem a letra e vídeo Faltando um pedaço de Djavan interpretada por Cidade Negra disponível em
< http://letras.terra.com.br/cidade-negra/542081/ >. Acesso em 04 nov. 2011.
Encontre o substantivo coletivo usado na música e discuta com seu colega se o uso do termo foi apropriado.
Professor: Após seus alunos terem chegado às conclusões, peça a algumas duplas que exponham suas opiniões e, se necessário, complementem com uma distinção do uso dos substantivos matilha e alcateia.
Professor, os sites abaixo poderão ajudá-lo em sua tarefa de ensinar.
Professor, este é um conteúdo a ser internalizado, memorizado. Logo, a recorrência dos termos em momentos, espaços e através de estratégias diferentes permitirá que os alunos possam apreendê-los com sucesso. Portanto, recomendamos algumas estratégias como:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!