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Badminton: o esporte mais praticado no mundo

 

15/09/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A geografia do jogo: porque é o esporte mais praticado no mundo;

O Badminton enquanto esporte olímpico e sua prática no Brasil;

Conhecer as regras básicas do Badminton;

Trabalhar as capacidades físicas força, resistência e velocidade essenciais para o jogo.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

BADMINTON

FOTO 1

http://mignas70.wordpress.com/planificacoes/aspectos-tecnicos/ 

Foi na Índia que o Badminton nasceu, com o nome de Poona . Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa. O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra.

Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire. Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992.  Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.

A modalidade é muito popular em países asiáticos, como Paquistão, Índia, China, Indonésia, Tailândia, Malásia e Japão, explicando assim o seu lugar no ranking dos desportos mais praticados no mundo.Também conta com praticantes na Europa, na América do Norte, na América Central e na América do Sul. Países como Estados Unidos da América, México, Canadá, Peru e Brasil também estão entre os que praticam Badminton.

Em 1995 o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje. Inclusive, em 2007 nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelo atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.

EQUIPAMENTOS

PETECA

FOTO 2

 

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A "bola" usada no Badminton é uma frágil e aerodinamicamente eficiente peteca . As petecas usadas em competições pesam entre 4.74 e 5.50 gramas. O seu formato faz com que perca a velocidade, provocada pelo resistência do ar, fazendo com que não seja necessário uma quadra muito extensa para sua prática. 

As petecas sintéticas são mais usadas por jogadores amadores, iniciantes e para treinamento.  Estas petecas são mais baratas do que as de penas e duram muito mais.

RAQUETES

FOTO 3 

http://mignas70.wordpress.com/planificacoes/aspectos-tecnicos/ 

A raquete é, sem dúvida, o principal  equipamento do badminton, sendo sua escolha muito importante para um bom desempenho nas quadras. Elas variam de 85 à 110 gramas em peso.        

Boas raquetes não fazem um bom jogador, mas com certeza ajudam. Para os iniciantes, uma raquete de aço e alumínio servirá para pegar o jeito do esporte, com o treinamento o aluno poderá adquirir uma raquete mais leve, de grafite por exemplo.

Conserve bem a raquete, não exponha ela ao calor e a umidade, evitando que ela empene ou que as cordas se estraguem.

REGRAS

1) Para começar o jogo: com uma moeda ou com a própria peteca, faça um sorteio. O vencedor tem a opção de servir (sacar), receber ou optar por um dos lados da quadra. Os atletas têm direito a um aquecimento de dois minutos antes do início do jogo.

2) Posição na quadra no começo de um game : a pessoa que serve deve ficar dentro da área de serviço no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica do outro lado da rede dentro da área de serviço no lado direito da quadra, na diagonal de quem serve. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a visão do recebedor.

3) Posição de quem serve: se o placar de quem serve for par, o serviço deve ser feito do lado direito da quadra. Se o placar for ímpar, do lado esquerdo da quadra. Nos jogos em duplas a regra é a mesma. O servidor permanece servindo sempre que ele ou sua dupla ganhar o rally.

4) Serviço: os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis. No exemplo abaixo, o jogador A saca para o jogador X. O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra de quem serve que deve lançar a peteca obliquamente sobre a rede, para o seu lado esquerdo da quadra adversária. Vencendo o ponto, continua servindo o mesmo jogador, devendo inverter a sua posição na quadra. Servirá, então, na sua esquerda para o seu lado direito da quadra adversária. Havendo perda do ponto, o serviço passa para o lado adversário. O recebedor não deve se mexer até que quem serve golpeie a peteca.

Fim do jogo:

Os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro. Em todas as modalidades, os games são de 21 pontos. Se houver empate em 20 pontos, vencerá aquele que abrir 2 pontos de vantagem. Havendo empate em 29, vencerá aquele que fizer 30 pontos. O jogador que venceu o primeiro game serve primeiro do outro lado da quadra no novo game. O ganhador do segundo game muda de lado e começa servindo no terceiro game. No terceiro game, o jogador muda de lado e continua servindo no décimo primeiro ponto.

QUADRA

O badminton pode ser praticado ao ar livre, mas o ideal é que ele seja jogado em quadra coberta, onde não ocorram correntes de ar. Não é aconselhado também o uso de sistema de ventilação que movimente o ar, o que atrapalharia o jogo.

O piso da quadra deve ser feito de material antiderrapante, e suas marcações serão feitas de cores facilmente identificáveis (branco ou amarelo). O espaço entre a quadra e as paredes que cercam o recinto não deve ter menos de 1m (até as paredes laterais), e de um 1,5m (para as paredes de fundo).

FOTO 5

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/badminton/imagens/quadra-de-badminton.gif&imgrefurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/badminton/regras-simplificadas-do-badminton.php&usg=__vBUI7gHHuWxop0juT_IgMwp9ccQ=&h=422&w=700&sz=88&hl=pt-BR&start=17&zoom=1&tbnid=av-zvod_M3dsSM:&tbnh=122&tbnw=202&prev=/images%3Fq%3Dbadminton%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26rlz%3D1G1GGLQ_PT-BRBR270%26biw%3D1280%26bih%3D686%26tbs%3Disch:10,793&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=344&vpy=278&dur=2318&hovh=174&hovw=289&tx=142&ty=108&ei=ofOOTOPeGoa0lQeuv7C2Dg&oei=lvOOTImKNoK78gaqqqijDQ&esq=2&page=2&ndsp=18&ved=1t:429,r:14,s:17&biw=1280&bih=686 

TÉCNICA BADMINTON  

FOTO 4

http://mignas70.wordpress.com/planificacoes/aspectos-tecnicos/ 

Segurando a raquete:

A raquete sempre deve ser segurada de forma a manter o pulso e o braço esticados e tencionados. Isso é particularmente importante quando sacando baixo e em lances próximos à rede.

Posição da raquete:

Mantenha a cabeça da raquete bem para cima e pronta para qualquer tipo de golpe.

Pulso:

Um pulso firme é usado no tênis, mas não no Badminton. Mantenha o pulso solto para conseguir melhor desempenho nos golpes.

Alcance:

A maioria dos golpes no Badminton usa toda extensão do braço para alcançar a peteca.

Trabalho de pernas:

É o mais importante fator para posicionar o corpo de forma a dar um golpe correto. Golpes de forehand e backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. Todos os golpes altos de forehand devem ser feitos com o pé esquerdo à frente. Os golpes altos de backhand devem ser feitos com o pé direito à frente. Rapidez de movimentos, como se virar, é mais importante do que correria. Passos curtos são melhores do que 'corridinhas'. Evite golpear tendo os dois pés virados na direção da rede.  

AULA 1

Espaço: pátio da escola ou quadra poliesportiva

Material: raquete e petecas de badminton

ATIVIDADE I

Badminton "Sombra”

O primeiro exercício é o Badminton sombra, que é jogado sem peteca e com um parceiro. Cada aluno deixará seu parceiro movimentar-se pela quadra e dará os seus golpes (acompanhando seu parceiro) como se fosse um jogo real. Embora não haja peteca, o aluno deve se esforçar neste exercício e jogar como se fosse um jogo de verdade.

ATIVIDADE II

Paredão Badminton

Uma das dificuldades para os iniciantes no Badminton é perceber o ponto de tocar a peteca, uma vez que a haste da raquete afasta seu ponto de contato do corpo. Como em quase tudo o que fazemos utilizamos a mão, a referência para se tocar um objeto é a distância necessária para que nossas mãos o toquem, o que é calculado pelo cérebro. Uma vez em que estes pontos mudam, é preciso que o cérebro aprenda a recalcular estas distâncias. Para vivenciar  a questão, proponho a seguinte atividade.

O aluno poderá fazer este exercício sozinho e precisará de uma peteca e uma raquete badminton. Rebaterá a peteca badminton contra uma parede (com pelo menos 6 metros de altura) para fortalecer seus braços e treinar as batidas na peteca badminton. O professor poderá até marcar a parede em 1,55 metros para mostrar onde a rede deveria estar. O aluno tentará acertar a peteca assim que ela rebater na parede para melhorar sua velocidade, reflexos (tempo de reação) e movimentos de punho.

ATIVIDADE III

Múltiplas Petecas

Os alunos separados em duplas e com certo número de petecas para usar nesses exercícios. Os alunos tomam suas posições em seu lado da quadra, com seus oponentes do outro lado e golpeiam a peteca em diversas partes da quadra para serem rebatidas.

Uma variação deste exercício tem o parceiro servindo para o fundo de quadra de forma que pratiquem seus clears, drives e smashes. Alternadamente, o aluno poderá ficar próximo à rede para praticar uma variedade de batidas na rede.

AULA 2

Espaço: pátio da escola ou quadra poliesportiva

Material: raquete e petecas de badminton

ATIVIDADE I

Os alunos divididos em duplas, frente a frente, afastados um do outro a uma distância que lhes permita rebater a peteca entre eles:

1) abaixo da cintura;

2) acima da cabeça;

3) à direira e à esquerda.

Os alunos podem aproximar e afastar um do outro tentando não deixar a peteca cair.

ATIVIDADE II

Os alunos divididos em trios, frente a frente, afastados uns dos outros a uma distância que lhes permitam rebater a peteca badminton entre si, darão seis toques seguidos e trocarão de posição, e assim sucessivamente.

ATIVIDADE III

Cada aluno, com uma raquete e uma peteca de badminton, realiza toques baixos, fazendo movimento de rebater a peteca de badminton, isto é, no momento do impacto desloca-se a raquete para a esquerda e para a direita. As batidas na peteca de badminton devem ser realizadas com ambas as faces da raquete.

Peça também que variem a altura de lançamento da peteca.

AULA 3

Espaço: pátio da escola ou quadra poliesportiva

Material: raquete e petecas de badminton.

ATIVIDADE I

JOGO 1

Jogo ente dois alunos (1x1) em que não há rede no meio. As outras marcações da quadra mantêm-se.

JOGO 2

Jogo entre dois alunos (1x1), recorrendo à utilização de bancos suecos como rede.

JOGO 3

Jogo entre dois alunos, recorrendo à utilização de um elástico ou de uma corda como rede, ainda a uma altura mais baixa do que a regulamentar.

JOGO 4

Jogo entre dois alunos, agora com a rede colocada à altura regulamentar.

AULA 4

Espaço: pátio da escola ou quadra poliesportiva

Material: raquete e petecas de badminton.

JOGO 1

Jogo entre quatro alunos (2x2) em que não há rede no meio. As outras marcações da quadra mantêm-se.

JOGO 2

Jogo entre quatro alunos (2x2), recorrendo à utilização de um elástico ou de uma corda como rede, ainda a uma altura mais baixa do que a regulamentar.

JOGO 3

Jogo entre quatro aluno (2x2), agora com a rede colocada à altura regulamentar.

Recursos Complementares
Avaliação

Identificar junto aos alunos se sabem justificar a questão por que tantas pessoas no mundo praticam o badminton, o colocando no primeiro lugar entre os esportes mais praticados mundialmente;

Solicitar um pequeno relato aos alunos onde devem situar: a história do Badminton, suas principais regras, seus fundamentos e as capacidades físicas força, resistência e velocidade essenciais para o jogo.  

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

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  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
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