Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


É POESIA OU HISTÓRIA?

 

09/09/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a habilidade de argumentação, usando como referência os textos poéticos;
  • Confrontar uma poesia com uma história para explicar porque um texto é poético e o outro é história;
  • Confrontar o texto poético com o texto narrativo e diferenciar a estrutura estética das poesias.

Duração das atividades
2 aulas- 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Narração de histórias do cotidiano;

Noções da função social da leitura e escrita;

Convívio com práticas sociais de leitura e escrita literária.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 -  Ler e apreciar livros de poesia. 

Primeiro momento

O professor seleciona previamente livros de poesias e histórias de autores brasileiros.

Organiza os livros de forma atrativa na sala de aula ( mesa, estante ou cantinho da leitura).

Para motivar, inicia recitando uma poesia para o grupo. A sugestão é a poesia a seguir:

DOMINGO NA PRAÇA

 AUTOR ELIAS JOSÉ

NO DOMINGO QUE PASSA

TANTA COISA TEM A PRAÇA

PRA SE OLHAR DE GRAÇA

E TAMBÉM PRA SE GASTAR.

TANTA COISA COLORIDA,

TANTAS FLORES,

TANTA VIDA,

TANTA GRAÇA,

TANTO AMOR.

TEM A LOJA DE BRINQUEDO,

COM BOLA, JOGOS, CAMINHÃO

E BONECA BEM VESTIDA.

E TEM COISA TODA VIDA

E ATÉ VENDEM À PRESTAÇÃO.

NUM CANTEIRO

DE MARGARIDA

E GRAMA COR DE ESPERANÇA,

LILI SE ESQUECE DA VIDA,

DA SUA VIDA

DE CRIANÇA.

LILI NEM DÁ BOLA PRA ZOEIRA

E INVENTA A MELHOR

BRINCADEIRA

QUE É CORRER

SEM SAPATOS.

MESMO LEVANDO

UNS BONS TOMBOS

CORRE ATRÁS

DOS POMBOS

E JOGA MILHO

PROS PATOS.

fonte: http://www.planetanews.com/autor/ELIAS%20JOSE 

Segundo momento

 O professor encaminha a turma para o cantinho da leitura. Cada criança escolhe um livro e senta para ler. Caso não tenha o cantinho da leitura em sua sala, organize uma caixa bem decorada e atrativa para guardar o acervo de livros. Depois do momento da leitura, o professor se dirige a cada aluno em particular e indaga:

  • O que você leu?  já conhecia este livro?
  • Qual o título deste livro? quem é o autor?
  • Que ilustrações têm no livro? gostou delas?
  • O que você sentiu ao ler este livro?
  • O que você acha? E uma poesia ou uma história? Por que?

Ao final, o professor registra as falas dos alunos, detacando o que for mais significativo. Escrevendo um cartaz ou no próprio quadro da sala. Comenta e valoriza a participação de cada aluno, lendo também para o grupo as impressões de cada um. Este momento é importante para cada um construir argumentos e expressá-los diante do grupo.

Terceiro  momento.

O professor lê um poema previamnete selecionado. A sugestão é A aranha, do escritor mineiro Elias José.

A ARANHA- AUTOR : ELIAS JOSÉ

                                                                                    COM A ARANHA                                                                                   

É UM TAL DE TECE

E GANHA.

NÃO ADIANTA

DESMANCHAR A TRAMA.

POIS OUTRA APARECE

NINGUÉM PODE

COM A CHAMA

DE QUEM NÃO ADORMECE

FEITO A ARANHA.

NÃO ADIANTA VASSOURA,

NÃO ADIANTA TESOURA,

QUE A DANADA

DA ARANHA

LUTA LUTA

E GANHA.

O SEU TEAR

É UM BARATO.

NÃO SE ENCONTRA

DE FATO

MELHOR ARTESANATO.

SEM DAR BOLA

PRA COZINHEIRA,

ROLA E ENROLA

A TECEDEIRA.

Referencia: JOSÉ, E. Um pouco de tudo: bichos, de gente, de flores, São Paulo: Paulinas, 1993.

O professor deverá ler a poesia de forma enfática. Comentar sobre a estrutura do texto lido, questionando: tem rimas? que palavras rimam? perceber e valorizar as respostas dos alunos. Pode fazer algumas questões como:

  • Aranha rima com que?
  • Vassoura rima com que?
  • Barato rima com que?
  • Bola rima com que?
  • Cozinheira rima com que?

Chamar a atenção para a estrutura do texto. Problematizar: o que é uma estrofe? Ler novamente o texto e destacar onde estão as estrofes. Qual a estrofe que o tear da aranha é comparado a um artesanato? Identificar a estrofe citada e circular no cartaz. Ao final solicitar que cada criança faça sua prórpia ilustração da poesia A aranha. Comentar sobre os desenhos e expô-los na sala de aula, valorizando os registros da turma.

Recursos Complementares

www.pt.wikipedia.org/wiki/Elias_josé 

www.iceliasjose.blogspot.com 

 JOSÉ, E. Um pouco de tudo: bichos, de gente, de flores, São Paulo: Paulinas, 1993.

Avaliação

Ao final das atividades, o professor ou professora avaliará os segunites aspectos:

  1. Analisar o desenvolvimento da linguagem oral de cada aluno, verificando se através de textos poéticos conseguiram: ampliar o vocabulário, expressar-se em público, articular as idéias em voz alta, estabelecer conversação e diálogo com os outros;
  2. Analisar se o aluno conseguiu diferenciar a estrutura das poesias em confronto com as narrativas;
  3. Confrontar o texto poético com o texto narrativo, destacando o que há de semelhança entre ambos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.