09/09/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Narração de histórias do cotidiano;
Noções da função social da leitura e escrita;
Convívio com práticas sociais de leitura e escrita literária.
Primeiro momento
O professor seleciona previamente livros de poesias e histórias de autores brasileiros.
Organiza os livros de forma atrativa na sala de aula ( mesa, estante ou cantinho da leitura).
Para motivar, inicia recitando uma poesia para o grupo. A sugestão é a poesia a seguir:
DOMINGO NA PRAÇA
AUTOR ELIAS JOSÉ
NO DOMINGO QUE PASSA
TANTA COISA TEM A PRAÇA
PRA SE OLHAR DE GRAÇA
E TAMBÉM PRA SE GASTAR.
TANTA COISA COLORIDA,
TANTAS FLORES,
TANTA VIDA,
TANTA GRAÇA,
TANTO AMOR.
TEM A LOJA DE BRINQUEDO,
COM BOLA, JOGOS, CAMINHÃO
E BONECA BEM VESTIDA.
E TEM COISA TODA VIDA
E ATÉ VENDEM À PRESTAÇÃO.
NUM CANTEIRO
DE MARGARIDA
E GRAMA COR DE ESPERANÇA,
LILI SE ESQUECE DA VIDA,
DA SUA VIDA
DE CRIANÇA.
LILI NEM DÁ BOLA PRA ZOEIRA
E INVENTA A MELHOR
BRINCADEIRA
QUE É CORRER
SEM SAPATOS.
MESMO LEVANDO
UNS BONS TOMBOS
CORRE ATRÁS
DOS POMBOS
E JOGA MILHO
PROS PATOS.
fonte: http://www.planetanews.com/autor/ELIAS%20JOSE
Segundo momento
O professor encaminha a turma para o cantinho da leitura. Cada criança escolhe um livro e senta para ler. Caso não tenha o cantinho da leitura em sua sala, organize uma caixa bem decorada e atrativa para guardar o acervo de livros. Depois do momento da leitura, o professor se dirige a cada aluno em particular e indaga:
Ao final, o professor registra as falas dos alunos, detacando o que for mais significativo. Escrevendo um cartaz ou no próprio quadro da sala. Comenta e valoriza a participação de cada aluno, lendo também para o grupo as impressões de cada um. Este momento é importante para cada um construir argumentos e expressá-los diante do grupo.
Terceiro momento.
O professor lê um poema previamnete selecionado. A sugestão é A aranha, do escritor mineiro Elias José.
A ARANHA- AUTOR : ELIAS JOSÉ
COM A ARANHA
É UM TAL DE TECE
E GANHA.
NÃO ADIANTA
DESMANCHAR A TRAMA.
POIS OUTRA APARECE
NINGUÉM PODE
COM A CHAMA
DE QUEM NÃO ADORMECE
FEITO A ARANHA.
NÃO ADIANTA VASSOURA,
NÃO ADIANTA TESOURA,
QUE A DANADA
DA ARANHA
LUTA LUTA
E GANHA.
O SEU TEAR
É UM BARATO.
NÃO SE ENCONTRA
DE FATO
MELHOR ARTESANATO.
SEM DAR BOLA
PRA COZINHEIRA,
ROLA E ENROLA
A TECEDEIRA.
Referencia: JOSÉ, E. Um pouco de tudo: bichos, de gente, de flores, São Paulo: Paulinas, 1993.
O professor deverá ler a poesia de forma enfática. Comentar sobre a estrutura do texto lido, questionando: tem rimas? que palavras rimam? perceber e valorizar as respostas dos alunos. Pode fazer algumas questões como:
Chamar a atenção para a estrutura do texto. Problematizar: o que é uma estrofe? Ler novamente o texto e destacar onde estão as estrofes. Qual a estrofe que o tear da aranha é comparado a um artesanato? Identificar a estrofe citada e circular no cartaz. Ao final solicitar que cada criança faça sua prórpia ilustração da poesia A aranha. Comentar sobre os desenhos e expô-los na sala de aula, valorizando os registros da turma.
www.pt.wikipedia.org/wiki/Elias_josé
JOSÉ, E. Um pouco de tudo: bichos, de gente, de flores, São Paulo: Paulinas, 1993.
Ao final das atividades, o professor ou professora avaliará os segunites aspectos:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!