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Corpo e Sociedade: comparando os “tipos” físicos no esporte

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
Tiago Lisboa Bartholo
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar a evolução, ao longo das décadas, dos tipos físicos de atletas em diferentes modalidades: futebol e vôlei.

- Comparar os corpos de atletas em diferentes modalidades esportivas, destacando as suas funcionalidades.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende debater os diferentes significados do corpo no mundo contemporâneo. Nessa aula, o professor irá apresentar diferentes “tipos físicos” de atletas em distintas modalidades esportivas e analisar, junto com seus alunos, a evolução ao longo das décadas dos corpos dos competidores.   

Atividade 1:

Inicie a aula com uma pergunta problematizadora sobre as principais características de um atleta esportivo moderno. As respostas serão certamente variadas: obstinado, forte, corajoso, disciplinado, talentoso, sarado, rápido, etc. Faça uma lista no quadro negro com todos os termos destacados pelos alunos. Peça posteriormente para que os alunos agrupem os termos em grupos de afinidade, por exemplo, aqueles relacionados a aspectos psicológicos dos atletas ou relacionados ao corpo.   

Comunique à turma que nessa aula o debate será focado nas características físicas dos atletas. Estimule os alunos pela última vez a citarem algum qualificativo relacionado ao corpo dos atletas e complete a lista. A aula ficará mais rica com um número elevado de opções.

Dica: Caro professor, os outros termos citados pelos alunos – não relacionados a aspectos físicos – podem ser fonte para reflexão em aulas futuras.   

Atividade 2: 

Após esse primeiro momento, o professor deverá pedir aos alunos para identificarem na lista elaborada na atividade 1, características físicas que sejam contrastantes entre si, como por exemplo, forte/ magro; alto/ baixo; pesado/ leve. Realize um debate com a turma sobre diferentes tipos físicos observados em diferentes modalidades esportivas.

http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Gustavo_Kuerten.jpg 

http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/07/20090725225129volei.jpg 

Maratona de Nova Iorque 2008

http://blogs.jovempan.uol.com.br/endorfina/tag/maratona-de-ny/

 

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI11065-15227-2,00-AS+LICOES+DOS+JOGOS+PARA+O+BRASIL.html 

1- Na opinião de vocês, há um tipo físico ideal de atleta? Descreva e desenhe esse tipo físico?

2- Identifique cinco atletas brasileiros em diferentes modalidades esportivas. Como são os tipos físicos desses competidores? Aponte as diferenças e as semelhanças. Além da descrição das diferenças físicas é importante que os alunos compreendam os principais motivos que determinam a variabilidade de tipos físicos nas diferentes modalidades. Por exemplo, nas duas fotografias apresentadas com corredores temos atletas que executam a mesma técnica (corrida), porém as exigências físicas das provas apresentadas nas fotografias são distintas. Temos corredores da prova de 100 metros rasos e maratonistas (42.195 metros ou 42, 195 km). É importante que os alunos sejam capazes de relacionar a especificidade da modalidade esportiva com exigências físicas (mais força; maior capacidade aeróbica; altura como fator fundamental e etc.)  

Atividade 3: 

Ao final do debate realizado na atividade 2, os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet. Cada grupo – composto por 5 alunos – será responsável pela pesquisa de fotografias e informações adicionais como a altura, o peso e outras medidas corporais de um atleta selecionado na atividade anterior.

Indico algumas opções de sites de atletas que apresentam as informações necessárias para a pesquisa. Cabe ressaltar entretanto, que o professor poderá incentivar os alunos a buscarem mais informações sobre atletas do seu interesse na internet.

http://www.guga.com/perfil/ 

http://www.romario11.com.br/ 

http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas/2009/06/12/ult4367u3070.jhtm 

http://www.oscar14.com.br/ 

A pesquisa deverá durar 10 minutos. Terminado esse momento os alunos deverão apresentar oralmente para os demais colegas de classe seus achados. Caberá ao professor mediar um debate exaltando similaridades e diferenças observadas nos tipos físicos pesquisados.   

Dica: Professor, caso a escola disponha de impressora peça para os alunos imprimirem fotos dos corpos dos atletas pesquisados para incrementar ainda mais as apresentações orais dos grupos. Outra opção é o professor selecionar previamente fotos de atletas de diferentes modalidades para exaltar os diferentes tipos físicos presentes nas práticas esportivas.   

Atividade 4: Nesse momento, os alunos já são capazes de identificar diferentes tipos físicos comparando modalidades distintas. O professor irá tornar o debate mais complexo:

1- É possível identificar ao longo das décadas uma mudança no tipo físico de atletas de futebol ou vôlei?

2- Quais são essas mudanças?

3- Por que elas ocorreram?

4- Quais são suas implicações para o desporto?

Nesse momento, a comparação entre os tipos físicos não será mais entre modalidades, mas sim em uma mesma modalidade em períodos históricos distintos. Divida a turma em grupos de 5 alunos. Selecione uma única modalidade esportiva que será objeto de analise de todos os grupos.

Peça aos alunos para pesquisarem em revistas, jornais e na internet fotos sobre atletas da modalidade previamente selecionada em diferentes décadas. Indico a pesquisa nas décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990. Cada grupo deverá ser capaz de responder as perguntas realizadas no início da atividade atual (atividade 4):

1- É possível identificar ao longo das décadas uma mudança no tipo físico de atletas de futebol ou vôlei?

2- Quais são essas mudanças?

3- Quais fatores possibilitaram a evolução, por exemplo, na altura dos jogadores de vôlei ou tênis nas últimas décadas?

4- Quais são suas implicações para o desporto? (velocidade da bola; potencia dos golpes - cortadas ou raquetadas -; novas estratégias táticas etc.)   

O trabalho deverá ser realizado no modelo de dever de casa e apresentado na semana seguinte pelos diferentes grupos. Cada um deverá responder as perguntas e apresentar evidências que corroborem com as respostas apresentadas. Por exemplo, se um grupo responde que são claras as mudanças no físico dos jogadores de vôlei é preciso apresentar evidências para sustentar tal afirmação (por exemplo, fotos, dados sobre o peso dos atletas, altura, entre outros).

Ver reportagem veiculada no Jornal Zero Hora "Um reino de gigantes toma conta da Superliga de volêi"

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2775657.xml&template=3898.dwt&edition=13902&section=1010 

Ver reportagem veiculada no Jornal Zero Hora "A gigante e a baixinha"

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2674188.xml&template=3898.dwt&edition=13243&section=1010   

http://debpedroso.wordpress.com/2010/03/20/conheca-o-mais-novo-gigante-do-volei-brasileiro/ 

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Volei/0,,MUL183014-4435,00.html 

Recursos Complementares

Indico o artigo "O desempenho do homem-massa nas práticas corporais esportivas: uma relação de amor e ódio" para aprofundamento do professor no tema.

RODRIGUES, Rogério. O desempenho do homem-massa nas práticas corporais esportivas: uma relação de amor e ódio. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v27, n1, p. 153-167.

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=140&path[]=149 

Avaliação

Ao final da aula, o professor realizará uma avaliação oral com a turma.

1- Quais as características físicas recorrentes em um jogador de Basquete ou vôlei?

2- Por que tais características são próprias desse esporte? (por exemplo, a altura elevada dos jogadores).

3- A altura dos jogadores de vôlei ao longo das décadas tem aumentado, diminuído ou se mantido estáveis?

4- Quais fatores possibilitaram o aumento progressivo na altura dos jogadores de vôlei?

5- Por que observamos em diferentes modalidades esportivas tipos físicos tão heterogêneos em termos de estatura, massa muscular e percentual de gordura? Peça aos alunos para indicarem atletas que apresentem tais diferenças.

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