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Brincando com a corda da ginástica rítmica desportiva.

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o aparelho corda da ginástica rítmica desportiva
  • Vivenciar os elementos corporais obrigatórios da corda na GRD;
  • Utilizar o aparelho corda como possibilidade lúdica, de criação e relação social dentro dos trabalhos de ginástica;
  • Vivenciar as habilidades corporais para manusear a corda na prática da ginástica rítmica desportiva.
Duração das atividades
150 minutos ou 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Material para esta aula:

  • Aparelho de som;
  • Aparelho corda da GRD para todos os alunos;
  • CDs de músicas variadas (se possível pedir aos alunos, em aula anterior, para que tragam CDs de músicas que eles gostem);
  • Aparelho de DVD se for escolha do professor, ilustrar a aula com vídeos sugeridos.

Para que os alunos identifiquem o aparelho corda, as possibilidades de movimentos e seus possíveis elementos corporais, o professor deve propor um estudo sobre jogos e brincadeiras que a utilizam  como brinquedo.

Atividade 1

O jogo da serpente: dois alunos seguram a corda e a chacoalham produzindo um movimento que se assemelha com o da cobra em deslocamento. Propor a vivência dessa brincadeira. Quando a corda tocar os pés de alguém, este aluno sairá da brincadeira. A brincadeira termina quando sobrar um.

Essa brincadeira é ótima para introduzir, ludicamente, os possíveis conceitos sobre salto com o aparelho corda na GRD.

Repetir a brincadeira variando o chacoalhar da corda: hora vertical e hora horizontal. Dessa maneira o aluno saltará hora para cima (buscando altura), hora para frente (buscando distância).

Ao final da brincadeira o professor deve colocar para a turma, a importância da atleta de GRD saber saltar e manusear o aparelho ao mesmo tempo.

Atividade 2

O jogo salada – saladinha: dois alunos batem a corda (realizar o elemento corporal circundução). Um colega de cada vez se coloca no meio da corda para começar a brincadeira. A corda começa a ser batida e todos cantam a música: salada saladinha bem temperadinha sal pimenta (até esse momento a corda mantém um ritmo suave e constante) fogo (quando é cantada a palavra fogo a velocidade de circundução da corda aumenta consideravelmente forçando o participante a acelerar seus saltos). Possibilitar que toda a turma participe da brincadeira (batendo e pulando a corda). Essa brincadeira é ótima para trabalhar ritmo e precisão para a execução dos elementos corporais do aparelho corda da GRD.

Atividade 3

Passando por baixo da corda: dois alunos irão segurar a corda paralela ao chão. O restante da turma formará uma fila. Um aluno de cada vez tentará passar por baixo da corda, sem flexionar os joelhos, usando a hiperextensão da coluna para isso. A cada ciclo da brincadeira (toda a fila de alunos passarem por baixo da corda) a altura da corda é reduzida até que ninguém mais consiga passar. O movimento característico da brincadeira deve ser destacado pelo professor por sua importância nos trabalhos de GRD. 

Atividade 4

Propor o pique polícia e ladrão: adaptar o mecanismo de prender o ladrão para: o professor construirá um laço com a corda (um laço para cada policial). Os policiais deverão arremessar a corda para, envolvê-la e assim efetuar a prisão do ladrão, evitando o uso das mãos. O professor deverá identificar, após a brincadeira, os elementos corporais lançamento e recuperação do aparelho corda na GRD e familiarizá-los com o seu manuseio, que é instável flexível e leve.

Atividade 5

O professor deverá identificar os principais elementos corporais do aparelho corda e sugerir que os alunos repitam cada um deles. Possibilitar a vivência e relacionar possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos (lembrar aos alunos que o alto desempenho das atletas de GRD exige treinamento pesado e diário, evitando frustrações dos alunos devido à dificuldade em executar alguns elementos). Sugestão, assistir ao vídeo “Angélica Kvieczynski BRA - Corda - Medellin 2010” em recursos complementares.  

A seguir sugerem-se dois quadros. O primeiro relaciona a quantidade e o elemento corporal. O segundo quadro fica a critério do professor escolher, quais dentre os que se encontram nas  regras relacionadas aos elementos corporais serão utilizadas pelos alunos.

Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e propor que eles montem uma sequência de movimentos com o aparelho corda.

A sequência de movimentos deverá apresentar:

Ordem

Elementos corporais com o aparelho

Quantidade

1

Série de saltito por dentro da corda.

1

2

Escapada.

2

3

Rotação.

1

4

Movimento em oito.

1

5

Lançamento e recuperação.

2

Atenção: cada grupo deverá escolher uma música para compor e orientar  a harmonia dos movimentos.

REGULAMENTOS (relação elemento corporal e o manejo do aparelho).

ELEMENTOS CORPORAIS

 ELEMENTOS APARELHO

• falta de elevação

• forma indefinida

• forma não fixada

• recepção pesada

• empunhadura incorreta

• desenho indefinido

• plano indefinido

• contato involuntário com o corpo ou o solo

• forma indefinida

• forma não fixada

• desequilíbrio

• quadril deslocado

• empunhadura incorreta

• falta de amplitude no manejo

• contato involuntário com o corpo

• rolamento com sobressalto

• forma indefinida

• forma não fixada

• desequilíbrio

• quadril deslocado

• empunhadura incorreta

• plano incorreto

• contato involuntário com o corpo ou solo

• rolamento incorreto (sobressalto e/ou vibração)

• forma indefinida

• forma não fixada

• falta de amplitude no movimento

• falta de continuidade no movimento

• empunhadura incorreta

• falta de amplitude no manejo

• plano indefinido

• contato involuntário com o corpo

• forma indefinida

• recepção pesada

• falta de continuidade no movimento

• empunhadura incorreta

• falta de amplitude no manejo

• plano indefinido

• contato involuntário com o corpo

Obs.: O professor deve relativizar as regras levando em consideração a possibilidade de movimentação dos alunos.   

Ao final da atividade cada grupo apresentará para o restante da turma sua sequência de movimentos. A avaliação sobre o desempenho de cada grupo será feito por toda a turma, neste momento. Sugere-se que a turma esteja em roda.  

Recursos Complementares

Vídeo Angélica Kvieczynski BRA - Corda - Medellin 2010: http://www.youtube.com/watch?v=XG5jApCCRoc 15/08 

Avaliação
  • Verificar se os alunos identificaram o aparelho corda da ginástica rítmica desportiva;
  • Avaliar se a vivência dos alunos, relativa aos elementos corporais obrigatórios da corda na GRD, foi satisfatória;
  • Identificar se os jogos e brincadeiras, utilizados como recurso pedagógico, aperfeiçoou a aprendizagem dos alunos durante a aula sobre o aparelho corda, como possibilidade lúdica, de criação e interação social. 
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