26/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Nenhum.
Material para esta aula:
Para que os alunos identifiquem o aparelho corda, as possibilidades de movimentos e seus possíveis elementos corporais, o professor deve propor um estudo sobre jogos e brincadeiras que a utilizam como brinquedo.
Atividade 1
O jogo da serpente: dois alunos seguram a corda e a chacoalham produzindo um movimento que se assemelha com o da cobra em deslocamento. Propor a vivência dessa brincadeira. Quando a corda tocar os pés de alguém, este aluno sairá da brincadeira. A brincadeira termina quando sobrar um.
Essa brincadeira é ótima para introduzir, ludicamente, os possíveis conceitos sobre salto com o aparelho corda na GRD.
Repetir a brincadeira variando o chacoalhar da corda: hora vertical e hora horizontal. Dessa maneira o aluno saltará hora para cima (buscando altura), hora para frente (buscando distância).
Ao final da brincadeira o professor deve colocar para a turma, a importância da atleta de GRD saber saltar e manusear o aparelho ao mesmo tempo.
Atividade 2
O jogo salada – saladinha: dois alunos batem a corda (realizar o elemento corporal circundução). Um colega de cada vez se coloca no meio da corda para começar a brincadeira. A corda começa a ser batida e todos cantam a música: salada saladinha bem temperadinha sal pimenta (até esse momento a corda mantém um ritmo suave e constante) fogo (quando é cantada a palavra fogo a velocidade de circundução da corda aumenta consideravelmente forçando o participante a acelerar seus saltos). Possibilitar que toda a turma participe da brincadeira (batendo e pulando a corda). Essa brincadeira é ótima para trabalhar ritmo e precisão para a execução dos elementos corporais do aparelho corda da GRD.
Atividade 3
Passando por baixo da corda: dois alunos irão segurar a corda paralela ao chão. O restante da turma formará uma fila. Um aluno de cada vez tentará passar por baixo da corda, sem flexionar os joelhos, usando a hiperextensão da coluna para isso. A cada ciclo da brincadeira (toda a fila de alunos passarem por baixo da corda) a altura da corda é reduzida até que ninguém mais consiga passar. O movimento característico da brincadeira deve ser destacado pelo professor por sua importância nos trabalhos de GRD.
Atividade 4
Propor o pique polícia e ladrão: adaptar o mecanismo de prender o ladrão para: o professor construirá um laço com a corda (um laço para cada policial). Os policiais deverão arremessar a corda para, envolvê-la e assim efetuar a prisão do ladrão, evitando o uso das mãos. O professor deverá identificar, após a brincadeira, os elementos corporais lançamento e recuperação do aparelho corda na GRD e familiarizá-los com o seu manuseio, que é instável flexível e leve.
Atividade 5
O professor deverá identificar os principais elementos corporais do aparelho corda e sugerir que os alunos repitam cada um deles. Possibilitar a vivência e relacionar possíveis dúvidas e dificuldades dos alunos (lembrar aos alunos que o alto desempenho das atletas de GRD exige treinamento pesado e diário, evitando frustrações dos alunos devido à dificuldade em executar alguns elementos). Sugestão, assistir ao vídeo “Angélica Kvieczynski BRA - Corda - Medellin 2010” em recursos complementares.
A seguir sugerem-se dois quadros. O primeiro relaciona a quantidade e o elemento corporal. O segundo quadro fica a critério do professor escolher, quais dentre os que se encontram nas regras relacionadas aos elementos corporais serão utilizadas pelos alunos.
Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e propor que eles montem uma sequência de movimentos com o aparelho corda.
A sequência de movimentos deverá apresentar:
Ordem |
Elementos corporais com o aparelho |
Quantidade |
1 |
Série de saltito por dentro da corda. |
1 |
2 |
Escapada. |
2 |
3 |
Rotação. |
1 |
4 |
Movimento em oito. |
1 |
5 |
Lançamento e recuperação. |
2 |
Atenção: cada grupo deverá escolher uma música para compor e orientar a harmonia dos movimentos.
REGULAMENTOS (relação elemento corporal e o manejo do aparelho).
ELEMENTOS CORPORAIS |
ELEMENTOS APARELHO |
• falta de elevação • forma indefinida • forma não fixada • recepção pesada • empunhadura incorreta • desenho indefinido • plano indefinido • contato involuntário com o corpo ou o solo • forma indefinida • forma não fixada • desequilíbrio • quadril deslocado • empunhadura incorreta • falta de amplitude no manejo • contato involuntário com o corpo • rolamento com sobressalto • forma indefinida • forma não fixada • desequilíbrio • quadril deslocado |
• empunhadura incorreta • plano incorreto • contato involuntário com o corpo ou solo • rolamento incorreto (sobressalto e/ou vibração) • forma indefinida • forma não fixada • falta de amplitude no movimento • falta de continuidade no movimento • empunhadura incorreta • falta de amplitude no manejo • plano indefinido • contato involuntário com o corpo • forma indefinida • recepção pesada • falta de continuidade no movimento • empunhadura incorreta • falta de amplitude no manejo • plano indefinido • contato involuntário com o corpo |
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Obs.: O professor deve relativizar as regras levando em consideração a possibilidade de movimentação dos alunos.
Ao final da atividade cada grupo apresentará para o restante da turma sua sequência de movimentos. A avaliação sobre o desempenho de cada grupo será feito por toda a turma, neste momento. Sugere-se que a turma esteja em roda.
Vídeo Angélica Kvieczynski BRA - Corda - Medellin 2010: http://www.youtube.com/watch?v=XG5jApCCRoc 15/08
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