Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corpo saudável versus corpo belo: os anabolizantes

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar os riscos presentes no consumo de diferentes tipos de anabólicos;

- Compreender os mecanismos de ação dos esteróides anabólicos.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos matemáticos: média e percentual.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende debater os diferentes significados do corpo no mundo contemporâneo. Nessa aula, o professor irá apresentar os principais riscos e mecanismos de ação de diferentes substâncias conhecidas no campo da educação física como “doping”. A importância desse debate no campo da Educação Física escolar está destaca no texto de Silva (2005, p. 10):

“A manipulação corporal, possibilitada por meio do uso de procedimentos científicos e sintetizada por intermédio do debate a respeito do doping é uma das demandas sociais e políticas que estão colocadas e precisa ser enfrentada de forma consistente e responsável, principalmente, por aqueles que defendem uma Educação Física comprometida com um corpo que não é simplesmente biológico, mas uma unidade em que é possível resgatar o sensível e o existencial da vida humana. Nesse sentido, o compromisso seria o de chegar ao que Rubem Alves tanto clama, ou seja, ‘acreditar que a educação física está em paz com o corpo’, que não deseja vê-lo apenas como um meio para se chegar a um fim.”

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=131&path[]=140     

Atividade 1: 

Caro professor, inicie a aula com uma rápida enquete entre seus alunos adolescentes. Quem já frequentou:

1- academia de musculação;

2- academia de ginástica;

3- salão de beleza.

Faça um rápido levantamento. Calcule conjuntamente com os alunos o percentual de jovens que já frequentaram tais espaços em algum momento de suas vidas. Peça para eles relacionarem tais espaços com algum campo específico da indústria. Os alunos deverão destacar que os três espaços supracitados fazem parte da indústria moderna da estética. Todos atuam sobre o corpo e buscam alcançar duas metas principais: 1- o ganho de saúde e bem estar físico; 2- o aprimoramento estético.

Em seguida, questione os alunos que freqüentam academias de ginástica ou musculação: Quais são as motivações para freqüentar tais espaços? Procure mais uma vez destacar os percentuais dos jovens que destacam a saúde e/ou a estética. Os alunos deverão realizar, com a mediação do professor, um rápido debate sobre as possibilidades de melhoria da estética com a realização de exercícios físicos:

1- como o corpo pode ser transformado?

2- quais são as principais mudanças corporais que os jovens almejam? (emagrecer; engordar; ganhar músculos; definir o abdômen; engrossar as pernas etc.)

Caro professor, caso os jovens se sintam a vontade para compartilhar experiências pessoais que tiveram com a modelagem corporal (por exemplo, musculação), estimule que os mesmos contem suas histórias para os demais colegas:

Como era a rotina de exercícios?

As sensações antes, durante e após a prática?

As principais mudanças corporais observadas após o início do treinamento?

Atividade 2: 

A segunda atividade será realizada a partir de exibição de diferentes fotografias. O professor deverá selecionar fotos de atletas e ex-atletas que foram flagrados em exames de anti-dopagem em competições esportivas internacionais. Antes, porém, de iniciar o debate sobre o doping, o professor deverá pedir aos jovens que apresentem adjetivos para os corpos exibidos nas fotos: forte, bonito, doente, sarado, “construído” etc.

http://www.steroidsources.com/Steroid-Information/wp-content/uploads/2010/07/ben-jonhson-steroids-athletics.jpg

http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11510784-EX,00.jpg

Após a descrição dos corpos, o professor apresentará para os alunos um rápido histórico dos respectivos atletas destacando:

1- suas modalidades esportivas,

2- principais conquistas e

3- o fato de terem utilizado substancias ilegais em algum momento de suas carreiras esportivas. Identifique as substâncias utilizadas e seus efeitos sob as performances dos atletas.

Realize um rápido debate com os jovens sobre o tema do doping. Peça para os alunos relatarem o que sabem sobre o assunto:

1- o que é doping?

2- tipos de substancias ilegais utilizadas em competições esportivas;

3- seus efeitos sob o desempenho físico e psíquico;

4- efeitos sob a saúde do atleta.

Atividade 3: 

A atividade final da aula deverá ser realizada no laboratório de informática da escola. Os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet sobre o tema do doping – com foco especial sobre os esteróides anabólicos.

http://psicoativas.ufcspa.edu.br/doping.html 

A escolha dessa substancia não é ao acaso. Há conhecimento que praticantes de musculação fazem uso de tais substancias para aumentar seu rendimento físico e o ganho de massa muscular. O objetivo aqui é ressaltar os riscos para a saúde dos jovens do consumo de tais substancias.

Os alunos serão divididos em grupos de 4 alunos e deverão montar uma apresentação que contemple os seguintes pontos:

1- a origem do termo “doping”;

2- os principais tipos de esteróides anabólicos;

3- por que os esteróides anabólicos são usados por atleta ou mesmo praticantes comuns de musculação? O que buscam essas pessoas?

4- os principais riscos para a saúde.

A apresentação dos grupos deverá ser finalizada com um debate. O professor deverá comparar os diferentes achados das pesquisas dos grupos, ressaltando possíveis informações contrastantes.

Recursos Complementares

Para o aprofundamento do professor sobre a temática da aula recomendo a leitura dos seguintes textos:

Doping: Consagração ou Profanação

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=131&path[]=140  

Doping, Esporte, Performance: notas sobre os “limites” do corpo

http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=132&path[]=141 

Avaliação

A avaliação será realizada com a elaboração de uma redação individual, no modelo dever de casa, com o tema debatido em aula. A pergunta é: por que grandes atletas utilizam substancias ilegais para melhorar seu desempenho nas competições esportivas? O texto deverá abordar:

1- diferentes tipos de drogas consideradas doping;

2- seus efeitos sob o desempenho físico;

3- os riscos para a saúde dos atletas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.