Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corpo e Sociedade: as revistas de dieta

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar o padrão estético propagado pelas revistas de saúde atuais;

- Comparar as diferentes fórmulas de emagrecimento e modelagem corporal veiculadas pelas revistas.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende debater os diferentes significados do corpo no mundo contemporâneo. Nessa aula, o professor irá analisar o conteúdo presente em revistas destinadas ao público jovem, que tematicamente tratam do corpo e do comportamento jovem.

Atividade 1: 

Caro professor, inicie a aula distribuindo diferentes revistas direcionadas para o público jovem que tratam especificamente do corpo e comportamento. Caso não disponha do material ou tenha dificuldade para adquirir os exemplares, entre em sites na internet e faça cópias de antigas capas dessas revistas.

http://boaforma.abril.com.br/  

http://corpoacorpo.uol.com.br/  

http://atrevida.uol.com.br/  

As capas serão materiais de análise nessa primeira atividade. Procure pelas revistas que circulam na sua cidade ou as mais lidas pelos seus alunos e alunas, dessa forma, o debate realizado em aula será mais próximo do contexto dos jovens.

Faremos dois tipos complementares de análise das capas das revistas:

1- das fotos;

2- das manchetes veiculadas.

Divida a turma em grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá analisar 2 revistas diferentes. Inicialmente estimule os jovens a analisarem as diferentes fotos presentes nas capas. O que eles vêem? Quem são as mulheres e homens que estampam essas revistas? Descreva os corpos selecionados para as capas das revistas e as vestimentas que utilizam.

Cada grupo deverá apresentar oralmente para os demais colegas suas análises sobre as fotografias. Após a apresentação de todos os grupos, o professor deverá mediar um debate buscando analisar semelhanças e diferenças entre as revistas analisadas:

1- os corpos fotografados e descritos pelos alunos são semelhantes ou diferentes?

2- quais as características comuns encontradas nas diferentes revistas?

3- quais as representações presentes nas fotografias? (corpo malhado/ sarado; corpo saudável; sucesso; felicidade etc.)   

Atividade 2: 

Mantenha a mesma organização da atividade anterior com grupos de 5 alunos. Retome a análise anterior, porém, nesse momento, os debates terão como foco as manchetes veiculadas nas capas de revista. Peça para os grupos anotarem as principais manchetes das revistas. Aqui apenas alguns exemplos de manchetes encontradas em diferentes edições da revista “Corpo a Corpo”

http://corpoacorpo.uol.com.br/beleza-fitness/fixos/anteriores.asp  

“72 horas para mudar o seu corpo”

“Perca 8cm esse mês!”

“Dieta afrodisíaca: queima 6kg em um mês”

“Seu signo, sua dieta”

“Você + poderosa: menos 5cm de barriga em uma sessão”

http://corpoacorpo.uol.com.br/ 

Cada grupo deverá apresentar oralmente as manchetes que encontrou na capa de suas revistas. Caberá ao professor anotar no quadro negro todas as manchetes das revistas selecionadas. Terminado esse primeiro momento, os alunos serão desafiados a agrupar as manchetes por temas. Por exemplo, manchetes que falem sobre emagrecimento; cabelos e pele; musculação e etc.

Atividade 3:

Após o agrupamento das manchetes, o professor irá iniciar um debate com a turma sobre as diferentes formulas de emagrecimento e modelagem corporal apresentadas pelas revistas.

http://veja.abril.com.br/190400/p_114.html 

Para tornar o debate ainda mais rico peça para os alunos lerem os seguintes textos publicados na "Revista Atrevida"

http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/176/artigo129615-1.asp    

http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/186/artigo162681-1.asp  

Discuta com os alunos os seguintes pontos:

1- por que emagrecer? (pela saúde; auto-estima; estética);

2- a urgência e imediatismo das fórmulas de emagrecimento veiculadas em boa parte das revistas;

3- por fim, questione os alunos sobre os riscos de dietas e protocolos de atividade física que prometem resultados muito rápidos e extremos de emagrecimento.

Como término do debate e fechamento desse plano de aula, estimule os alunos, de forma voluntária, a relatarem para toda a turma histórias que eles tenham vivido ou observado de perto de jovens que tenham aderido a dietas radicais e/ou outras técnicas de modelagem corporal. Os relatos poderão ser posteriormente transformados em um blog que permita a troca de experiências entre alunos de diferentes turmas e escolas.

Recursos Complementares

Para aprofundamento do professor indico a leitura do artigo "Representações de homens e mulheres sobre a prática de musculação em academia".

http://www.efdeportes.com/efd111/representacoes-de-homens-e-mulheres-sobre-a-pratica-da-musculacao-em-academia.htm   

Avaliação

Ao final da aula o professor irá reunir a turma para um debate final sobre os principais pontos da aula:

1- a análise das capas de revista sobre beleza e comportamento permite afirmar que temos um padrão de beleza hegemônico?

2- como é esse modelo de corpo valorizado?

3- qual o conteúdo hegemônico presente nas manchetes das revistas analisadas?

4- quais o riscos presentes em fórmulas que prometem emagrecimento imediato apenas com dieta ou exercícios físicos intensos?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.