04/11/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
- Identificar o padrão estético propagado pelas revistas de saúde atuais;
- Comparar as diferentes fórmulas de emagrecimento e modelagem corporal veiculadas pelas revistas.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende debater os diferentes significados do corpo no mundo contemporâneo. Nessa aula, o professor irá analisar o conteúdo presente em revistas destinadas ao público jovem, que tematicamente tratam do corpo e do comportamento jovem.
Atividade 1:
Caro professor, inicie a aula distribuindo diferentes revistas direcionadas para o público jovem que tratam especificamente do corpo e comportamento. Caso não disponha do material ou tenha dificuldade para adquirir os exemplares, entre em sites na internet e faça cópias de antigas capas dessas revistas.
http://corpoacorpo.uol.com.br/
As capas serão materiais de análise nessa primeira atividade. Procure pelas revistas que circulam na sua cidade ou as mais lidas pelos seus alunos e alunas, dessa forma, o debate realizado em aula será mais próximo do contexto dos jovens.
Faremos dois tipos complementares de análise das capas das revistas:
1- das fotos;
2- das manchetes veiculadas.
Divida a turma em grupos de 5 alunos. Cada grupo deverá analisar 2 revistas diferentes. Inicialmente estimule os jovens a analisarem as diferentes fotos presentes nas capas. O que eles vêem? Quem são as mulheres e homens que estampam essas revistas? Descreva os corpos selecionados para as capas das revistas e as vestimentas que utilizam.
Cada grupo deverá apresentar oralmente para os demais colegas suas análises sobre as fotografias. Após a apresentação de todos os grupos, o professor deverá mediar um debate buscando analisar semelhanças e diferenças entre as revistas analisadas:
1- os corpos fotografados e descritos pelos alunos são semelhantes ou diferentes?
2- quais as características comuns encontradas nas diferentes revistas?
3- quais as representações presentes nas fotografias? (corpo malhado/ sarado; corpo saudável; sucesso; felicidade etc.)
Atividade 2:
Mantenha a mesma organização da atividade anterior com grupos de 5 alunos. Retome a análise anterior, porém, nesse momento, os debates terão como foco as manchetes veiculadas nas capas de revista. Peça para os grupos anotarem as principais manchetes das revistas. Aqui apenas alguns exemplos de manchetes encontradas em diferentes edições da revista “Corpo a Corpo”
http://corpoacorpo.uol.com.br/beleza-fitness/fixos/anteriores.asp
“72 horas para mudar o seu corpo”
“Perca 8cm esse mês!”
“Dieta afrodisíaca: queima 6kg em um mês”
“Seu signo, sua dieta”
“Você + poderosa: menos 5cm de barriga em uma sessão”
http://corpoacorpo.uol.com.br/
Cada grupo deverá apresentar oralmente as manchetes que encontrou na capa de suas revistas. Caberá ao professor anotar no quadro negro todas as manchetes das revistas selecionadas. Terminado esse primeiro momento, os alunos serão desafiados a agrupar as manchetes por temas. Por exemplo, manchetes que falem sobre emagrecimento; cabelos e pele; musculação e etc.
Atividade 3:
Após o agrupamento das manchetes, o professor irá iniciar um debate com a turma sobre as diferentes formulas de emagrecimento e modelagem corporal apresentadas pelas revistas.
http://veja.abril.com.br/190400/p_114.html
Para tornar o debate ainda mais rico peça para os alunos lerem os seguintes textos publicados na "Revista Atrevida"
http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/176/artigo129615-1.asp
http://atrevida.uol.com.br/beleza-gente/186/artigo162681-1.asp
Discuta com os alunos os seguintes pontos:
1- por que emagrecer? (pela saúde; auto-estima; estética);
2- a urgência e imediatismo das fórmulas de emagrecimento veiculadas em boa parte das revistas;
3- por fim, questione os alunos sobre os riscos de dietas e protocolos de atividade física que prometem resultados muito rápidos e extremos de emagrecimento.
Como término do debate e fechamento desse plano de aula, estimule os alunos, de forma voluntária, a relatarem para toda a turma histórias que eles tenham vivido ou observado de perto de jovens que tenham aderido a dietas radicais e/ou outras técnicas de modelagem corporal. Os relatos poderão ser posteriormente transformados em um blog que permita a troca de experiências entre alunos de diferentes turmas e escolas.
Para aprofundamento do professor indico a leitura do artigo "Representações de homens e mulheres sobre a prática de musculação em academia".
Ao final da aula o professor irá reunir a turma para um debate final sobre os principais pontos da aula:
1- a análise das capas de revista sobre beleza e comportamento permite afirmar que temos um padrão de beleza hegemônico?
2- como é esse modelo de corpo valorizado?
3- qual o conteúdo hegemônico presente nas manchetes das revistas analisadas?
4- quais o riscos presentes em fórmulas que prometem emagrecimento imediato apenas com dieta ou exercícios físicos intensos?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!