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A fita da ginástica rítmica desportiva.

 

03/12/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o aparelho fita da ginástica rítmica desportiva;
  • Vivenciar os elementos corporais obrigatórios da fita na GRD;
  • Utilizar o aparelho fita como possibilidade de construção e desenvolvimento de habilidades motoras finas, com uma abordagem lúdica, dentro dos trabalhos de ginástica rítmica desportiva;
  • Vivenciar as habilidades corporais para manusear a fita na prática da ginástica rítmica desportiva.
Duração das atividades
150 minutos ou 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Material para esta aula:

  • Aparelho de som;
  • Material para a confecção do aparelho fita da GRD para todos os alunos;
  • CDs de músicas variadas (se possível pedir aos alunos, em aula anterior, para que tragam CDs de suas preferências);
  • Aparelho de DVD, se for utilizar recurso de vídeo como ilustração da aula.

Atividade 1

As apresentações de GRD com o aparelho fita são as mais belas de se assistir, mas em contra partida pode ser considerado um dos aparelhos mais difíceis, tecnicamente, de ser trabalhado. O Professor deverá detalhar aspectos físicos e estéticos do aparelho para a turma. Se achar conveniente, o professor poderá, também, ilustrar sua aula com o vídeo sugerido a seguir.

Sugestão: assistir ao vídeo “GR - o melhor da fita” (recurso complementar).

Confeccionando seu próprio aparelho fita.

Para que os alunos possam construir seu próprio aparelho fita, será necessário, espeto de churrasco de madeira, um rolo de barbante de poliéster, arame flexível e fita de cetim (com aproximadamente 6 metros de comprimento e 5 centímetros de largura).

Procedimentos para a construção da fita:

  1. Afixe o arame na ponta do espeto de maneira formado uma pequena dobra, em formato de anel. Atente para que o arame não saia facilmente do espeto.
  2. Faça uma dobra na ponta da fita, de maneira que, também, forme um anel. Costure, cole ou amarre bem, para que não se desfaça mais;
  3. Passe o barbante pelas dobras do arame e da fita. Em seguida amarre bem. É interessante manter uma distância entre o arame e a fita de aproximada 3 centímetros, para que o aparelho tenha um bom desempenho visual.

Em caso de dificuldades em conseguir os materiais para a confecção da fita, a sugestão seria construir um barangandã. (imagem ilustrativa – recursos complementares).

Brincando com os elementos corporais do aparelho fita.

Atividade 2

Propor que os alunos brinquem de “pique – pega” ou “pique – cola” com a fita erguida acima da cabeça. Essa atividade possibilitará que os alunos vivenciem e observem os efeitos visuais da fita,  também  possibilitará que eles criem e descubram infinitas variedades de movimentos com o aparelho. A regra da brincadeira será: o pegador executa sua ação encostando a fita no corpo do colega (atenção para não permitir o contato do espeto de madeira);  se for o pique – cola, será acrescentada a regra o ato de descolar o colega também usando a fita.   

Atividade 3

Propor a “Mamãe da Rua” com a inversão da seguinte regra: ao invés de atravessar a rua pulando com um pé só, adaptar para saltar passando por dentro da fita no instante em que ela tocar o chão, durante a execução do elemento circundução, a frente do corpo pelo próprio aluno.

Descrição do elemento corporal: o aluno segura a fita com uma das mãos, executa o movimento circular com todo o braço (forma circular), realiza um deslocamento para frente, realiza saltos sucessivos, passando por dentro da figura formada no momento em que ela toca o solo a sua frente (se achar necessário para ilustrar melhor este elemento corporal, sugere-se assistir ao vídeo “Circuito Brasileiro 2007 - Luisa Filgueiras – Fita”, mais especifico no tempo 35 segundos – recurso complementar).   

Atividade 4

Propor brincar de pique – altura, adaptando a regra. Ao invés de correr para uma altura, evitando ser pego, o aluno deverá executar o elemento corporal espiral e se manter dentro da figura formada pelo aparelho fita. Será destinado um número de fitas menores do que a quantidade de alunos participantes da brincadeira, possibilitando ao pegador que pegar alguém, trocar de função.   

Atividade 5

Ao final das atividades 2, 3 e 4 pedir aos alunos que criem novos nomes para as brincadeiras, já que foram recriadas, adaptadas e modificadas.

Atividade 6   

Identificar os elementos corporais do aparelho fita, levando em consideração os movimentos realizados de forma lúdica na atividade anterior, mas descrevendo com exatidão e propondo a vivência dos mesmos.

Vivência:

  1. Pedir que os alunos se desloquem para frente formando com a fita, serpentinas. Em seguida pedir para que se desloquem andando ou correndo de costas realizando o mesmo movimento;
  2. Deslocar agora realizando formas espiraladas com a fita, andando ou correndo de frente e em seguida de costas;
  3. Realizar lançamentos do aparelho fita para o alto pegando-a de volta antes que toque no chão: depois cada aluno com sua própria fita,
  4. Realizar o elemento corporal do aparelho fita (pivô = pirueta). Pedir que os alunos girem sobre um dos pés enquanto o outro permanece no ar, sem tocar no chão. 

             Atividade 7

            Vivenciar os movimentos do aparelho fita:

- impulsos;

- circunduções;

- balanceio;

- espirais;

- lançamentos;

- ondas e serpentinas.

Para realização desta atividade o professor deve demonstrar para que os alunos possam executar os movimentos.

Processo de composição coreográfica:

  • Dividir a turma em grupos menores (4 ou 5 grupos);
  • Cada grupo deverá criar uma sequência de elementos corporais contendo: 4 movimentos serpentinas; 4 movimentos espiralados; 2 arremessos com recuperação (para si ou para o colega) e 2 pivôs;
  • Os alunos deverão escolher uma música para harmonizar movimentação com o tempo de duração de cada apresentação;
  • Com a atividade concluída, propor que cada grupo apresente para o restante da turma sua coreografia.

Atividade 8

Sentar a turma em círculo ao final das apresentações e levantar questões sobre os regulamentos oficiais das competições destinadas ao aparelho fita e analisar se os grupos concluíram essa atividade com exatidão. Terminado esse momento colocar para turma a forma como a arbitragem de GRD trabalha.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Perceber se os alunos identificaram o aparelho fita da ginástica rítmica desportiva;
  • Verificar se todos os alunos vivenciaram, satisfatoriamente, os elementos corporais obrigatórios da fita na GRD;
  • Possibilitar que os alunos argumentem sobre a experiência em utilizar o aparelho fita como possibilidade de construção e desenvolvimento das habilidades motoras finas, com uma abordagem lúdica, dentro dos trabalhos de ginástica rítmica desportiva.
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