03/12/2010
José Luiz Lacerda
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Nenhum.
Material para esta aula:
Atividade 1
As apresentações de GRD com o aparelho fita são as mais belas de se assistir, mas em contra partida pode ser considerado um dos aparelhos mais difíceis, tecnicamente, de ser trabalhado. O Professor deverá detalhar aspectos físicos e estéticos do aparelho para a turma. Se achar conveniente, o professor poderá, também, ilustrar sua aula com o vídeo sugerido a seguir.
Sugestão: assistir ao vídeo “GR - o melhor da fita” (recurso complementar).
Confeccionando seu próprio aparelho fita.
Para que os alunos possam construir seu próprio aparelho fita, será necessário, espeto de churrasco de madeira, um rolo de barbante de poliéster, arame flexível e fita de cetim (com aproximadamente 6 metros de comprimento e 5 centímetros de largura).
Procedimentos para a construção da fita:
Em caso de dificuldades em conseguir os materiais para a confecção da fita, a sugestão seria construir um barangandã. (imagem ilustrativa – recursos complementares).
Brincando com os elementos corporais do aparelho fita.
Atividade 2
Propor que os alunos brinquem de “pique – pega” ou “pique – cola” com a fita erguida acima da cabeça. Essa atividade possibilitará que os alunos vivenciem e observem os efeitos visuais da fita, também possibilitará que eles criem e descubram infinitas variedades de movimentos com o aparelho. A regra da brincadeira será: o pegador executa sua ação encostando a fita no corpo do colega (atenção para não permitir o contato do espeto de madeira); se for o pique – cola, será acrescentada a regra o ato de descolar o colega também usando a fita.
Atividade 3
Propor a “Mamãe da Rua” com a inversão da seguinte regra: ao invés de atravessar a rua pulando com um pé só, adaptar para saltar passando por dentro da fita no instante em que ela tocar o chão, durante a execução do elemento circundução, a frente do corpo pelo próprio aluno.
Descrição do elemento corporal: o aluno segura a fita com uma das mãos, executa o movimento circular com todo o braço (forma circular), realiza um deslocamento para frente, realiza saltos sucessivos, passando por dentro da figura formada no momento em que ela toca o solo a sua frente (se achar necessário para ilustrar melhor este elemento corporal, sugere-se assistir ao vídeo “Circuito Brasileiro 2007 - Luisa Filgueiras – Fita”, mais especifico no tempo 35 segundos – recurso complementar).
Atividade 4
Propor brincar de pique – altura, adaptando a regra. Ao invés de correr para uma altura, evitando ser pego, o aluno deverá executar o elemento corporal espiral e se manter dentro da figura formada pelo aparelho fita. Será destinado um número de fitas menores do que a quantidade de alunos participantes da brincadeira, possibilitando ao pegador que pegar alguém, trocar de função.
Atividade 5
Ao final das atividades 2, 3 e 4 pedir aos alunos que criem novos nomes para as brincadeiras, já que foram recriadas, adaptadas e modificadas.
Atividade 6
Identificar os elementos corporais do aparelho fita, levando em consideração os movimentos realizados de forma lúdica na atividade anterior, mas descrevendo com exatidão e propondo a vivência dos mesmos.
Vivência:
Atividade 7
Vivenciar os movimentos do aparelho fita:
- impulsos;
- circunduções;
- balanceio;
- espirais;
- lançamentos;
- ondas e serpentinas.
Para realização desta atividade o professor deve demonstrar para que os alunos possam executar os movimentos.
Processo de composição coreográfica:
Atividade 8
Sentar a turma em círculo ao final das apresentações e levantar questões sobre os regulamentos oficiais das competições destinadas ao aparelho fita e analisar se os grupos concluíram essa atividade com exatidão. Terminado esse momento colocar para turma a forma como a arbitragem de GRD trabalha.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/02/2014
Cinco estrelasMuito bom