Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"In the airport"

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
Luana Vieira de Assis
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender vocabulário referente a situações vividas em aeroportos. Poderá ainda, aprender como proceder em situações de check-in e outros, através de exercícios de listening. Fará exercícios de reading, tendo como base o uso do gênero textual “air ticket” e suas características.

Duração das atividades
04 horas/ aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá revisar com os alunos:

vocabulário referente à situações em aeroportos: flight attendant, airplane, pilot, air ticket, airport, check in.

Verifique a seguinte atividade para usar com os alunos durante a revisão de vocabulário:

http://a4esl.org/q/h/9901/nr-airport.html (Acesso em: 16 de Agosto de 2010) 

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie a aula questionando os alunos:

Do you like to travel?

Where do you usually go when you travel?

With whom do you travel?

Em seguida, mostre as seguintes figuras aos aprendizes e pergunte:

How do you prefer to travel?

By car

Figura 1: Carro.

Fonte: http://www.carrosnitrados.net/blog/wp-content/uploads/2008/06/novo-gol.jpg  

Acesso: 16 de Agosto de 2010.

By train.

Figura 2: Trem de ferro.

Fonte: http://images.tribe.net/tribe/upload/photo/24a/25e/24a25e6c-3e61-4d69-a702-70725bed2088

Acesso: 16 de Agosto de 2010.

By plane.

Figura 3: Avião.

Fonte: http://www.quintacategoria.com.br/wp-content/uploads/2009/11/13362846031.jpg 

Acesso em: 16 de Agosto de 2010.

Os alunos deverão responder usando a Língua Inglesa. Peça a voluntários a resposta de como eles costumam viajar. Se aparecer outro meio de transporte, anote-o no quadro. Solucione dúvidas de vocabulário.

Neste momento, conte como foi sua última viagem. Mesmo que tenha que inventar, saliente que viajou de avião. Descreva como é o aeroporto, o interior do avião, o serviço prestado no aeroporto e no avião, as vestimentas dos tripulantes, etc. Dê o maior número de detalhes possível.

Observação: Analise o nível linguístico da turma antes de relatar sua viagem. Se o mesmo for baixo, conte a história em português. Se for médio, trabalhe mesclando as palavras referentes ao contexto de um aeroporto em inglês e o restante em português. Caso a turma tenha um bom desempenho linguístico, relate tudo usando a Língua Inglesa.

Especifique aos alunos que  eles aprenderão como proceder em situações ocorridas em aeroportos.

Aula 2

Apresente nesta aula, cópias de diferentes passagens aéreas:

Fonte: http://www.dhlforyou.co.in/graphics/ticket.jpg

Fonte: http://www.innovationsinnewspapers.com/wp/wp-content/uploads/2007/09/air-tickets-klm-between-london-and-cape-town-1-dhd.jpg

Fonte: http://www.vidanerd.com/podcast/wp-content/images/passagens.png 

Observação: Todas as figuras de passagens aéreas foram acessadas no dia 16 de Agosto de 2010.

Peça aos alunos que identifiquem qual o destino, a origem, a data de embarque, o assento, o nome da companhia aérea, se a viagem será na classe econômica ou não,etc.

Veja o vocabulário que deve ser relembrado:

Origem/ destino= From / To

Data de embarque: date

Assento: seat

Companhia aérea: airline company

Questione aos alunos: What is the main communicative function of an air ticket?

Os alunos deverão perceber que uma passagem aérea tem como função mostrar os dados referentes à viagem ao comprador.

Atividade:

Peça aos alunos que produzam passagens aéreas. Divida a sala em grupos. Eles deverão colocar em inglês todas as informações referentes à viagem que eles gostariam de fazer ou que já fizeram.

Produza um mural com o título " My dream trips". Os alunos deverão colocar figuras que ilustrem a viagem jutamente com as passagens produzidas por eles.

Revise e solucione qualquer erro de escrita.

Sugestão: Se achar interessante, autorize o uso de dicionários bilíngues. Veja a sugestão dada em Recursos Complementares.

Aula 3

Inicie esta aula apresentando o áudio postado em: http://www.dailyesl.com/airport-arrival.htm  

Acesso em: 16 de Agosto de 2010.

Este áudio (duração de 1:07) apresenta os passos que um viajante deve seguir dentro de um aeroporto. O mesmo também apresenta sugestões para fazer o check in e para estacionar o carro.

Primeiramente, passe o áudio 2 vezes, no máximo 3, para que os alunos familiarizem com key words.  Estas seriam palavras-chave para a compreensão global do texto que estão ouvindo.

Possíveis Key words:

airport / plane / time / car / terminal / bags / security, etc.

Logo depois, apresente o script do áudio. Peça aos alunos que formem uma lista com o vocabulário e o significado das palavras em negrito do texto.

Lista de palavras em negrito no texto:

arrive / depart / drop off / airport terminal / check your bags / check in / pass through / gate / board.

Com essas expressões e palavras, o aluno deverá fazer, em seu caderno, um pequeno glossário. Possuindo o significado e até mesmo o uso das referidas palavras em frases significativas para os aprendizes, eles possuirão uma ótima fonte de consulta, caso necessitem.

Observação: O script do áudio poderá ser copiado para distribuir aos alunos. Visite: https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/luana-vieira/audio-script-in-the-airport (acesso em 16 de Agosto de 2010) para imprimir o mesmo e fotocopiá-lo.

Logo após a apresentação do script e do áudio, questione aos alunos:

What are the common problems when people go to an airport? What can people/airport do not to face these problems anymore?

Neste momento, deixe que os alunos discutam as questões em duplas ou pequenos grupos. Mesmo que eles nunca tenham viajado de avião ou entrado em um aeroporto, eles poderão, indicar problemas vividos em aeroportos. Caso necessitem, explore os seguintes itens:

- extravio de bagagens.

- decolagens atrasadas.

- segurança durante a viagem.

Incentive os alunos a reportarem para toda a classe quais os problemas identificados por eles. Se possível, deixe-os apresentarem os resultados das discussões em cartazes. Dessa forma, a criatividade e a expressão escrita dos mesmos poderão ser analisadas.

Aula 4 

Faça uma competição com os alunos. Divida a sala em dois grupos. Serão ditas perguntas e/ou frases inerentes à uma situação de check-in em um aeroporto. Eles deverão responder e/ou complementar com algum comentário de maneira correta e dizer se a pergunta/frase seria falada pelo check-in assistant ou pelo passenger.

Ganha a brincadeira aquele grupo que acertar mais.

Exemplo: Can I see your ticket, please?

Aluno: "Yes, of course!"," Yes, here it is.", "Oh, no! I forgot it!!! What can I do, now?"

Frases/perguntas que devem ser usadas durante a brincadeira:

Check-in Assistant 

Can I see your ticket, please?

Do you have your passport with you?

I'm afraid your passport has expired.

Do you have a second piece of identification?

I'll need to see your child's birth certificate.

How many bags are you checking?

Will you be bringing a carry-on bag?

I'm afraid that bag exceeds the size restrictions.

Did you pack your bags yourself?

Would you like an aisle or a window seat?

Would you like a wheelchair?

You'll board at Gate 7.

Please be at the gate thirty minutes before your scheduled flight.

Did you need any tags for your luggage?

Your flight is expected to take off on time.

Your flight has been delayed by one hour.

Flight 87B to Toronto has been canceled.

I'm afraid you're too late to check-in.

Your flight is overbooked. Would you be interested in giving up your seat?

Enjoy your flight.

Passenger 

I'm not sure which of these papers is my ticket

.Is it possible to get an aisle seat?

I requested a vegetarian meal. Can you check to confirm?

Can I take my child through security?

Is the flight on time?

Will they be serving a meal today?

Will they be showing an inflight movie?

Where can I get a luggage cart?

Can I use my laptop on board?

Fonte: http://www.englishclub.com/english-for-work/airline-check-in.htm  

Acesso em: 16 de Agosto de 2010.

Observação: Peça a dois alunos que anotem as perguntas e respostas que aparecerem na brincadeira. Elas servirão para que o grupo esteja preparado para o momento de AVALIAÇÃO.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR:

LÍNGUA INGLESA / GEOGRAFIA

Trabalhe junto com o profissional de Geografia. Este poderá explorar as coordenadas geográficas, necessárias para uma viagem aérea e as peculiaridades dos locais mencionados pelos alunos durante esta sequência.

Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ITnDHVzulSsq4M:http://blog.fengshuilogico.com/up/f/fe/blog.fengshuilogico.com/img/rosa.jpg&t=1

Acesso em: 16 de Agosto de 2010.

Recursos Complementares

Para mais informações sobre vocabulário normalmente usado em situações vividas em aeroportos, visite:

http://www.esl-lab.com/vocab/v-airplane-travel.htm 

Caso necessite, consulte o seguinte dicionário bilingue:

www.dictionary.com 

Avaliação

Peça aos alunos que façam role plays simulando uma situação de check in em aeroportos. Eles deverão ser divididos em grupos, onde todos deverão participar (ter personagens) e apresentarão o roteiro das falas para o restante da turma.

Preste atenção no uso correto das informações repassadas durante esta sequência. Anote os erros para depois das apresentações seja possível dar um feedback aos alunos.

Determine um tempo de 10 a 15 minutos para a apresentação de cada grupo. Não esqueça de avaliar se todos participaram do teatro.

Para saber mais sobre o que é e como usar role plays,acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Role_playing  

Acesso em 16 de Agosto de 2010.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.