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ANIMAIS TERAPEUTAS: AS CONTRIBUIÇÕES DOS ANIMAIS PARA A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DAS PESSOAS

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Conhecer diferentes experiências científicas que relatam as contribuições de animais para a saúde física e mental das pessoas.

2) Relacionar os conhecimentos teóricos sobre o tema com a prática, por meio de uma pesquisa.

3) Compreender os efeitos da utilização de animais em terapias como, por exemplo, equoterapia.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS AO/A PROFESSOR/A:

Professor/a, não são raros, nos dias de hoje, as pesquisas e relatos científicos em torno das contribuições dos animais para a saúde física e mental dos seres humanos. A relação afetiva entre os animais e as pessoas tem trazido muitos benefícios em tratamentos de pacientes deficientes ou com enfermidades diversas. A equoterapia, prática terapêutica de reabilitação das pessoas com o auxílio de cavalos, tem sido amplamente divulgada no mundo todo. Essa técnica científica é indicada para pessoas que necessitam de estímulo físico, emocional e social, sendo que o animal é utilizado como facilitador dos estímulos. Considerando as contribuições dos animais na vida das pessoas, essa aula tem o propósito de apresentar ao/a aluno/a algumas possibilidades de terapia com animais, ressaltando sua importância.

Professor/a, sugere-se que essa aula seja realizada no laboratório de informática

Atividade 1:

1º Momento: Professor/a convide os/as alunos/as a assistirem aos seguintes vídeos do Youtube:

1) INATAA e a Terapia Assistida por Animais, no programa Dia a Dia da Band, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=T5dYLDTQy04 

2)Terapia Assistida por Animais no programa Dia a Dia da Band, PARTE 2, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=6-ipXjXHFJI&feature=related  

3) INATAA no Jornal da Record, Outubro 2009, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=YFqXRD9dM3M&NR=1 

2º Momento: Explore com os/as alunos/as os conteúdos dos vídeos a partir das seguintes questões: O que os vídeos retratam? Vocês conheciam esse trabalho terapêutico apresentado nos vídeos? Na sua percepção, como os animais podem auxiliar na saúde das pessoas? Vocês acreditam na eficácia dos tratamentos exibidos/relatados nos vídeos?

3º Momento: Solicite aos/as alunos que procurem em revistas imagens de pessoas relacionando-se com animais para posterior produção de um painel.

4º Momento: Divida a turma em cinco sub-grupos e oriente-os de que, a cada imagem colada no painel, os/as alunos/as deverão acrescentar uma mensagem referente ao tema da aula, como se fosse uma legenda. Ex: Imagem de uma criança abraçada com um cachorro. Mensagem:  Os cachorros podem ser utilizados no tratamento de depressão infantil.

Atividade 2:

1º Momento: Professor, diga aos/as alunos/a que eles/as deverão elaborar um instrumento de pesquisa que poderá ser um questionário ou uma entrevista semi-estruturada para ser realizada com profissionais que utilizam técnicas terapêuticas que envolvem animais no tratamento de pessoas com diversas enfermidades.

2º Momento: Para subsidiar a produção de tal instrumento, o/as alunos/as deverão se sentar em trios para lerem trechos de uma entrevista realizada com o professor de Veterinária da Universidade de Zurique, Dennis C. Turner, disponibilizada abaixo:

INTERAÇÕES HOMEM-ANIMAL 

Entrevista com Dennis C. Turner 

ANIMAIS SÃO A CURA DO SÉCULO 21 

1) De que maneira conhecer o comportamento animal ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas?

Conhecer as necessidades físicas e psicológicas de cães e gatos nos permite entendê-los e tratá-los melhor. Somente animais saudáveis e felizes podem ser boas companhias para o homem e contribuir para nossa qualidade de vida. É particularmente importante salvaguardar o bem-estar do animal engajado nos programas de terapia assistida (AAT), para beneficiar grupos específicos de pessoas com vários males ou problemas. Precisamos, por exemplo, reconhecer os sinais de estresse ou agitação - bastante diferentes em cães, gatos e outros animais de companhia - para não fazer o animal "trabalhar" demais nem colocar em risco o paciente.

2) O senhor defende que os animais domésticos trazem benefícios para a saúde e qualidade de vida do homem. Que tipo de benefícios e como isso é possível? 

De várias maneiras. Vamos tomar como exemplo um cidadão comum, quer dizer, alguém que não sofra de uma doença ou deficiência e precise de terapia. Apenas a presença do animal de estimação pode reduzir a pressão sangüínea, o que é uma das justificativas para o alto índice de sobrevivência de donos de animais um ano depois de terem sido vítimas de ataque cardíaco. A outra explicação é óbvia e vale para todos os donos responsáveis de cães interessados em prevenir doenças cardíacas: mais exercício diário por conta das caminhadas com o animal pela vizinhança. Donos de animais de estimação geralmente têm baixo nível de colesterol, um dos fatores que pode levar a um ataque do coração. Um estudo publicado pelo British Journal da Royal Society of Medicine indica que, ao adquirir um cão ou gato, o dono reclama com menos freqüência de pequenos problemas de saúde e desfruta de melhor qualidade de vida do que pessoas sem animais de estimação. Este efeito dura, no mínimo, 10 meses depois da aquisição - que foi a duração da pesquisa - para os donos de cachorros. Logo, não estamos falando de um "efeito novidade" que vale apenas para um breve período de tempo depois da aquisição do animal. Pesquisas médicas de larga escala na Austrália concluíram que donos de animais de estimação se consultam com menor freqüência com clínicos gerais e requerem menos medicação do que as pessoas sem animal de estimação. O estudo que apresentarei na 9ª Conferência mostra que o dono de gato - e o de cachorro com menos intensidade - estão menos sujeitos a gastar dinheiro com saúde do que os 'sem-animal'. Já publiquei estudos que tratam de como o gato pode reduzir sentimentos de depressão, solidão e ansiedade - sentimentos que todos nós temos mais cedo ou mais tarde sem estar clinicamente doente. Animais de companhia também se mostraram bastante prestativos para crianças tanto em casa quanto na escola. Eles aumentam a auto-estima da criança, melhoram sua integração na sala de aula, incentivam o contato social com outras crianças e aumentam sua vontade de aprender. É por isso que vamos aprovar na conferência no Rio a Declaração da IAHAIO sobre Pets na Escola. E não podemos nos esquecer da parcela da população industrializada que mais cresce: os idosos. Muitos estudos têm demonstrado a importância e os benefícios do animal de companhia na terceira idade. Quanto aos grupos de pessoas com necessidades especiais que podem receber terapia assistida por animal ou participar de atividade assistida por animal (AAA), temos estudos que comprovam a utilidade - e, na maioria dos casos, o sucesso - do animal como co-terapeuta: doentes psíquicos que não se comunicam, crianças hiperativas ou agressivas, portadores da síndrome de Down, pacientes de Alzheimer, pacientes com problemas neurológicos e deficientes físicos.

3) Então, se alguém quiser baixar seu nível de colesterol, a única coisa que tem a fazer é ir a uma loja, comprar um cachorro e alimentá-lo todos os dias? 

Não é simples assim. Nem estamos sugerindo que a companhia - e a terapia - de animais são a solução para todos os problemas. Ter cachorro, gato, passarinhos ou um aquário em casa, na sala de espera de uma clínica ou no hospital não vai produzir os efeitos benéficos desejados - à exceção de reduzir a pressão sangüínea de quem observa os animais, incluindo o peixe nadando no aquário. Por meio de pesquisas como a que apresentaremos no Rio começamos a entender como e por que essas relações acontecem. As teorias que atraem mais a atenção são de biofilia, ligação afetiva e apoio social. Antes de qualquer benefício tangível, uma relação social verdadeira - prefiro usar parceria, no caso de um animal de estimação e seu dono - deve se desenvolver. As relações normalmente começam com a observação do parceiro e depois a interação com ele em diferentes contextos. Quanto mais se aprende sobre o parceiro durante essas interações, melhor se pode atender às vontades e necessidades e maior a afeição e o respeito.

4) Até que ponto uma relação homem-animal pode ser considerada saudável para ambos?

Não há um padrão e as relações dependem mais da pessoa do que do animal. Podem ser intensas - o dono faz tudo para e pelo animal - ou quase inexistentes - o dono se limita a alimentá-lo. Muitos proprietários de animais de países industrializados consideram os animais de estimação parte da família e os tratam como tal. Seja como for, relações saudáveis respeitam a dignidade do animal. Uma relação se torna anormal e até patológica quando, por exemplo, há relações sexuais com o animal ou quando se comete qualquer outro tipo de crueldade (algumas das palestras vão tratar destes tópicos). Pessoalmente, considero errado apenas alimentar o animal e deixá-lo na rua durante o dia ou à noite. Nem o dono nem o animal se beneficiam desta relação.

5) O cachorro pode substituir o psiquiatra ou o anti-depressivo?

Minhas pesquisas com donos de gatos demonstram que os animais podem ajudar a tirar uma pessoa de ondas de depressão ou outros humores negativos. Vamos agora estender estas pesquisas a pacientes com depressão diagnosticada clinicamente. Mas eu diria que, se selecionados corretamente - no caso de cachorro, treinados - animais podem atuar como co-terapeutas sob a supervisão da equipe médica. Eles não podem nem devem substituir o psiquiatra, o psicoterapeuta, o clínico geral, o terapeuta ocupacional, mas complementar o trabalho destes profissionais oferecendo um método terapêutico adicional. E, se no decorrer da terapia, a dose de medicamento for reduzida, tanto melhor.

6) O senhor pode dar exemplos bem-sucedidos de terapia assistida por animais? 

Existe agora um número de livros no mercado que oferecem muitos exemplos. Lembro-me do caso de um senhor afásico em um asilo. Ele não havia pronunciado uma palavra por anos até que o lugar adotou a AAT. Primeiro ele falou com os animais - com um gato, em especial - depois com os enfermeiros e finalmente com os outros idosos. Também me recordo da primeira vez em que dei consultoria para um asilo. Selecionei dois gatinhos para morar com os idosos. Sempre via os gatos na cama de uma senhora que estava no estágio final de câncer. Passados alguns meses da sua morte, recebi uma carta da filha me agradecendo por "ter feito valer a pena os últimos meses de vida da mãe, tornando-os mais suportáveis".

7)Qual o papel dos animais em nossa vida? Podemos dizer que eles são a cura do século 21?

Cresci com cachorros e, por conta das minhas inúmeras viagens pelo mundo, tenho apenas dois gatos que são um grande conforto para mim quando estou em casa - são como uma família. O animal de companhia não é "a" cura para todos os problemas, mas eles certamente terão um papel cada vez mais significativo em nossas vidas.

Professor/a, você terá acesso ao material completo referente à entrevista realizada com Dennis C. Turner pelo endereço: 

 http://www.petsuper.com.br/interacao.htm

3º Momento: Após a produção do instrumento, professor/a, seria fundamental agendar um contato com um profissional de sua cidade que trabalhe nessa área. Caso não haja em sua cidade, sugere-se fazer contato por-email com profissionais de outras localidades para que os/as alunos/as enviem seu instrumento.

4º Momento: Após aplicação do instrumento, os/as alunos/as deverão fazer um quadro com as principais informações obtidas a partir da pesquisa para analisá-las e compará-las com as informações obtidas por meio dos vídeos, leituras e discussões na aula.

5º Momento: Divulgar os resultados da pesquisa no jornal da escola ou em evento científico promovido pela escola.  

Atividade 3:

1º Momento: Escrever a palavra EQUOTERAPIA na lousa e perguntar aos/as alunos/as se eles/as sabem o significado da mesma. Levantar as idéias e dúvidas a respeito do tema e registrar na lousa, à medida que os alunos se expressarem.

2º Momento: Convidar os/as alunos/as para assitir aos vídeos:

1) Documentário sobre Equoterapia, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Pd9ujsI1Hv0&feature=related  

2) Equoterapia o que é?, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=_HS20SpaZFU&feature=related   

3º Momento: Solicitar aos/as alunos/as que escrevam uma sinopse de cada vídeo assistido. Esclareça aos/as alunos/as que sinopse trata-se de um resumo onde se apresenta os elementos principais que irão aparecer no vídeo ou em um texto.

4º Momento: Solicite aos alunos que elejam um (ou mais) dos casos bem sucedidos de tratamento por Terapia Assistida por Animais apresentados nos vídeos para que produzam um texto. Nele, cada aluno deverá expressar o que aprendeu sobre o assunto, os sentimentos compartilhados, uma mensagem de solidariedade destinada à pessoa em tratamento e o reconhecimento ao papel importante desempenhado pelo animal terapeuta. Por fim, convide os alunos a montar um Portfólio da turma, contendo as principais informações coletadas ao longo das aulas, além dos textos finais produzidos por cada um.

Recursos Complementares

Vídeo youtube: Equoterapia ANDE , disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ysg4FvrSE_k&feature=related 

Artigo eletrônico: Terapia Assistida por Animais, disponível em:

http://www.revista.inf.br/veterinaria10/revisao/edic-vi-n10-RL86.pdf      

Artigo eletrônico: Animais terapeutas, disponível em:

http://www.animaisterapeutas.com.br/    

Artigo eletônico: Terapia com animais, disponível em:

http://www.epvpsicologia.com/artigos/pdf/Terapia%20com%20animais.pdf     

CAMPOS, R. Cães & Cia- auxílio de terapia. In VIVER PSICOLOGIA.Outubro de 2002.   

LEAL, G. e NATALIE, K. Animais terapeutas. In VIVER MENTE & CÉREBRO. Fevereiro de 2007.

Avaliação

Professor/a, procure identificar se os/as alunos/as perceberam as reais contribuições de animais para a saúde física e mental das pessoas. Solicite aos/as alunos/as que analisem se a pesquisa realizada por eles forneceu elementos para compreenderem como efetivamente acontece o trabalho terapêutico com o auxílio dos animais.  

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