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A POLÊMICA NAS QUESTÕES COTIDIANAS

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá o que é uma polêmica, além de ficar atento às questões polêmicas do cotidiano.

O aluno perceberá que se posicionar com relação a uma polêmica demanda assumir um determinado ponto de vista.

O aluno aprenderá que é necessário selecionar bons argumentos para que seu posicionamento seja entendido e respeitado.

O aluno aprenderá que quando os assuntos são polêmicos há sempre pontos de vista divergentes e, portanto, contra-argumentação.

Duração das atividades
5 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber o que são textos de opinião, o que é tese e o que são argumentos.

Estratégias e recursos da aula

1a etapa: Motivação: PROFESSOR: pergunte a seus alunos quem tem bicho de estimação, qual bicho é, e como ele é tratado. A quem não tem nenhum animal de estimação, pergunte o motivo: os pais não deixam? Ele não gosta?

PROFESSOR: após a conversa inicial, exiba uma sequência de imagens ( sequência 1). Primeiramente, mostre aos alunos imagens de animais de estimação bem tratados.O cão no salão de beleza pode ser acessada em http://luizvcc.files.wordpress.com/2009/03/dog_world.jpg?w=300&h=232  . O cão no hospital e o cão com roupa podem ser acessados em http://www.google.com.br/images?q=vida+de+cao&um=1&hl=pt-br&tbs=isch%3A1 

.

Professor: após a exibição das imagens, converse com os alunos sobre como as pessoas costumam tratar seus animais de estimação, se eles acham certo  tratá-los como se fossem seres humanos.  

Em seguida, mostre-lhe imagens de crianças maltratadas e miseráveis (sequência 2).  A primeira imagem você acessa em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:iqJMobWL30-txM:http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2009/02/138_921-alt-Menino%2520Abandonado.jpg . A segunda está em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:-ZQvjMx9sRmqfM:http://3.bp.blogspot.com/_jBsR9VfEhhY/SJPM5kRjmSI/AAAAAAAAADk/GmiDUxh9ZvE/s1600/meninos_rua_brasil_520.jpg 

Esta imagem está disponível em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:-ZQvjMx9sRmqfM:http://3.bp.blogspot.com/_jBsR9VfEhhY/SJPM5kRjmSI/AAAAAAAAADk/GmiDUxh9ZvE/s1600/meninos_rua_brasil_520.jpg 

Professor: após a exibição das imagens, peça aos alunos que descrevam como se sentiram ao vê-las. Peça-lhes para comparar seus sentimentos com o que sentiram ao ver as imagens da sequência 1.

Etapa 2:  PROFESSOR: informe aos alunos que existe uma canção brasileira que causou muita polêmica ao propor que as pessoas trocassem seus cachorros por crianças pobres. Toque a música para que eles a conheçam  Rock da cachorra- Léo Jaime (http://letras.terra.com.br/leo-jaime/546121/).   

Professor: após a audição da música, peça aos alunos que argumentem sobre a polêmica. Anote os argumentos no quadro.

Etapa 3: Distribua aos alunos o texto de opinião   Vida de cão (http://luizvcc.wordpress.com/2009/03/05/troque-seu-cachorro-por-uma-crianca-pobre/)

Professor: Após a leitura atenta, trabalhe com os alunos as questões de interpretação. Oriente-os, também, a fazer uma associação entre as imagens das sequências 1 e 2, a música e o texto. Verifique se os alunos entenderam que o posicionamento do autor Luiz Leite vai ao encontro do que propõe a música "Rock da cachorra". Ressalte, também, que a estratégia de argumentação principal do autor do texto "Vida de cão"  são os dados numéricos: "Segundo a Ultimato US$ 3.300.000.000 de dólares é quanto o Brasil movimentou este ano com o “pet business” ;"Se dispensássemos 3 dólares por dia por criança, recuperaríamos com essa montanha de dólares milhões delas". Relembre a seus alunos que os dados numéricos ou  DADOS ESTATÍSTICOS são uma das principais estratégias de convencimento dos textos de opinião. Pergunte aos seus alunos se conhecer os números apontados pelo autor mudou de alguma forma seus posicionamentos sobre a polêmica.Leve-os a argumentar, novamente, percebendo se houve mudanças de opiniões e melhoria na formulação dos argumentos.  

Etapa 4:  PROFESSOR: esclareça para os seus alunos por que você está usando a palavra POLÊMICA ao longo da sequência didática. Procure definir com eles essa palavra. A seguir, escreva no quadro a definição do dicionário Aulete (http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=pol%EAmica&x=10&y=3) (sf. 1. Divergência de opiniões que provoca debates a respeito de um assunto; CONTROVÉRSIA [F.: Fem. substv. do adj. polêmico. Hom./Par.: polêmica (sf.), polêmica (fem. de polêmico).]

Pergunte aos seus alunos como se percebe nas situações cotidianas que um determinado assunto é polêmico. Ressalte o conceito de argumentação e contra-argumentação em situações como "vitória/derrota de um time", "convocação de jogadores para a seleção brasileira", " proibições impostas como não fumar, não poder usar bonés", dentre muitos outros. Eleja com seus alunos os assuntos intrinsicamente polêmicos (futebol, política, religião...). Mostre-lhes que o senso comum costuma  aconselhar a não se discutir esses assuntos, donde a existência de frases feitas como "Gosto não se discute" ; "Futebol não se discute", etc. 

PROFESSOR: situe seus alunos no contexto da internet e faça-os refletir nas práticas discursivas de internautas que mostram que um assunto, uma imagem, um texto ou uma situação virou polêmica. Pergunte-lhes como os internautas mostram sua concordância ou discordância em relação aos assuntos polêmicos.Com essa discussão, você chegará ao gênero discursivo "COMENTÁRIO VIRTUAL". A seguir, contextualize as condições de produção do texto "Vida de cão" de Luiz Leite: a) postado no blog "Um dedo de prosa" no wordpress.com; b) publicado no blog no dia 05 de março de 2009. Leve os alunos a perceberem que se o assunto é realmente polêmico, haverá dois tipos de comentários feitos ao texto "Vida de cão": i) aqueles que concordam com o autor e ii) aqueles que discordam do autor.

PROFESSOR: volte à página onde foi publicado o texto "Vida de cão" e selecione o  comentário 1( http://luizvcc.wordpress.com/2009/03/05/troque-seu-cachorro-por-uma-crianca-pobre/)  para distribuir aos alunos: "Não poderia concordar menos com vc meu primo, não mesmo…O pior são os que além de gastar tanto com os peludos, às vezes até mesmo o tratam como integrantes humanos da família…Estes bichos lambem as partes genitais, comem tudo que acham ( calangos, taruiras, baratas, fezes, papel higiênico [usado] e por ai vai, meu estômago embrulhou ) e ainda assim dão aquela bela lambida na cara de seu dono desavisado ( alguns retribuem o carinho ), sobem na cama, soltam pelo pela casa…Bom, não sou contra animais de estimação, mas sou muito mais a favor não tê-los…Mas acho que quem tem, deveria tê-los como animais. Não se rebaixem a eles…parem de tratar estes bichos como gente. NÃO DEIXEM QUE ELES PASSEM A LIGUA EM VCS….Eca…rsrsrsrs. A graça e a paz meu primo!"  Comentário por Crystiano — 6  março de 2009- 5:22 pm

Analise com seus alunos a tese e os argumentos usados pelo internauta Crystiano. Faça os alunos identificarem sua concordância com o posicionamento de Luiz Leite. ( Nos comentários virtuais há muitos desvios da norma culta. É necessário que o professor aponte esses erros ou adapte os textos, corrigindo-os).

PROFESSOR: volte à página do blog onde foi publicado o texto "Vida de cão" e selecione o comentário 4 (http://luizvcc.wordpress.com/2009/03/05/troque-seu-cachorro-por-uma-crianca-pobre/) para distribuir aos alunos: "Pior são os que falam isso e não ajudam sequer uma criança pobre… e gastam o dinheiro com futilidades. Quem tem bicho tem que cuidar direito sim e dar conforto, é obrigação. Tem gastos sim: veterinário, ração de boa qualidade, brinquedos para entretê-lo, arranjar um lugar decente para ele dormir. Isso é obrigatório se a pessoa escolheu ter o bicho. E ei, humanos costumam também lamber partes genitais dos outros. Eca! Tem uns que vão ao banheiro e nem as mãos lavam, e eles estão por toda a parte, pegando na sua mão e beijando seu rosto. Meus cães são, sem dúvida, mais higiênicos. E muito menos hipócritas. Saudações". Comentário por Daniel König — 17  julho de 2009 - 12:40 am

Analise com seus alunos a tese e os argumentos elencados pelo internauta Daniel Konig que o fazem ter um diferente PONTO DE VISTA em relação à polêmica. Ressalte o fato de que os pontos de vista que adotamos estão atrelados à nossa história pessoal, às nossas experiências de vida, às nossas crenças e conhecimento de mundo. Realce o fato de Crystiano não ter cachorros e de Daniel possuir mais de um cão (aponte as pistas linguísticas).

Etapa 5: PROFESSOR: sistematize todos os conhecimentos trabalhados nessa sequência, deixando clara a definição dos conceitos: POLÊMICA, ARGUMENTAÇÃO, CONTRA-ARGUMENTAÇÃO, PONTO DE VISTA.

Recursos Complementares

Professor, você encontra outro bom artigo de opinião sobre esse assunto em artigo: "Brasil- vida de cachorro (http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=31521) . 

Avaliação

PROFESSOR: divida seus alunos em dupla. Sorteie para cada dupla dois papeizinhos. Em um estará escrita a palavra SIM, no outro estará escrita a palavra  NÃO. Distribua uma folha ofício, dividida ao meio e iniciada com a seguinte pergunta: Você acha que as pessoas deveriam trocar seus animais de estimação por crianças abandonadas? Do lado esquerdo da folha deverá está grafada a palavra SIM em caixa alta. Do lado direito da folha, estará a palavra NÃO, também em caixa alta.O aluno que retirou o papel do "SIM" deverá criar um perfil (nome, idade, profissão, etc) coerente com a argumentação favorável  à questão proposta na pergunta polêmica . Já o aluno que foi sorteado com o "NÃO deverá criar um outro perfil, que represente um diferente ponto de vista e  que, por isso, crie uma argumentação desfavorável à questão polemizada. Os alunos deverão redigir suas respostas na mesma folha, entregue pelo professor. Se possível, cada perfil deverá ser acompanhado por uma foto 3x4. Após os textos serem corrigidos, o professor poderá criar uma painel com o título "Polemizando"  no qual ficarão expostos os textos produzidos pelas duplas. Esse painel poderá ser atualizado com outras questões polêmicas da atualidade.

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