28/09/2010
Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Material:
- Livros de fábulas:
* Fábulas I, de Mary e Eliardo França, Ática.
* Fábulas de Esopo, Guilherme Figueredo, Ediouro.
* Fábulas de Esopo, Ruth Rocha, FTD.
* Fábulas , Monteiro Lobato, Ed. Globo.
* Fábulas de Esopo, Heloisa Jahn, Companhia das Letrinhas.
- Cópia de duas fábulas.
- Folha de papel A4.
1ª atividade:
Crie um ambiente acolhedor para apreciar a leitura de fábulas, como sugestão utilize os espaços da biblioteca da escola e do bairro ou o pátio do recreio. Peça para todos sentarem de frente para você e desperte a curiosidade dos alunos com perguntas: Vocês já ouviram fábulas? Quais vocês conhecem? Quem contou para vocês? O que vocês sentiram ao ouvi-la?
Aproveite o momento para apresentar vários livros sobre fábulas e deixe que os alunos formem grupos para lerem algumas.
Após a leitura dos grupos, o professor, junto com a turma, escolhe duas fábulas para fazer a leitura em voz alta. Sugiro que o professor realize a leitura de uma fábula por dia, para que os alunos entrem em contato com questões de entonação, expressão e emoção.
Por exemplo, trabalhe com as fábulas de Esopo O garoto do “Olha o lobo” e O burro que vestiu a pele de um leão.
Textos retirados do livro Fábulas de Esopo, de Heloisa Jahn, Companhia das Letrinhas.
Ao término da leitura, promova uma discussão comparando as fábulas, para que aos poucos percebam os elementos do texto. As fábulas se utilizam de animais ou não para criticar as atitudes humanas e apresentam finais que nem sempre acabam bem.
Por isso, é importante refletir com a turma sobre as atitudes dos personagens na fábula e as consequências de seus atos geradores de ensinamentos ou moral da história.
Uma ideia seria montar um painel de semelhanças e diferenças entre as duas fábulas, para que os alunos desenvolvam a capacidade de observação, análise crítica entre a fábula e o seu cotidiano.
FÁBULAS |
OGAROTO DO"OLHA O LOBO" |
O BURRO QUE SE VESTIU DE LEÃO |
PERSONAGEM |
|
|
CARACTERÍSTICAS |
|
|
CONSEQUÊNCIAS |
|
|
2ª atividade:
Ditos populares
Converse com a turma se já ouviram falar ou conhecem algum dito popular. Anote no quadro as expressões conhecidas pelo grupo e proponha uma discussão sobre o que quer dizer cada uma.
Ex: Devagar e sempre se chega na frente.
Em vez de invejar os talentos dos outros, aproveite o seu ao máximo.
Trate os outros tal como deseja ser tratado.
Divida a turma em pequenos grupos e entregue a cada um dos grupos o dito popular (moral) das histórias trabalhadas na atividade anterior.
UM TOLO PODE ENGANAR OS OUTROS COM TRAJES E A APARÊNCIA, MAS SUAS PALAVRAS LOGO IRÃO MOSTRAR QUEM ELE É DE FATO.
OS MENTIROSOS PODEM FALAR A VERDADE QUE NINGUÉM ACREDITA.
Cada grupo vai ler e ilustrar a moral das histórias para depois apresentar na roda aos demais colegas. Aproveite para auxiliar os grupos com o significado de algumas palavras: tolo, trajes.
Depois das apresentações, entregue uma cópia para cada aluno das duas fábulas. Peça para lerem e descobrirem a qual fábula os ditos pertencem.
Realize uma interpretação oral de cada fábula, exemplo: O garoto do “Olha o lobo”
- Qual era a atividade do garoto?
- O que acontecia quando gritava “Olha o lobo”?
- Por que o lobo devorou as ovelhas do menino?
- Você esperava que o final da história fosse assim? Por quê?
- Você acha que os habitantes do povoado tinham razão de fazer o que fizeram? Por quê?
- O que você acha que quer dizer “moral”?
- Procure o significado no dicionário e compare com a sua resposta.
Utilize a outra fábula para realizar um ditado diferente. A turma escolhe no máximo dez palavras da fábula “ O burro que vestiu a pele de um leão”, mas a palavra escolhida pelos alunos deve apresentar algum desafio ou necessidade de exercitar as regras ortográficas. Sugestão de palavras e os argumentos dos alunos: caçador (porque tenho dúvida quando uso ou não o ç); deixado e bicharada (quando usamos X ou ch).
Escreva cada palavra escolhida e relembre as regras ortográficas com a turma, depois cada criança marca no seu texto as palavras para serem estudadas em casa.
Peça aos alunos para copiarem a fábula e lerem para seus pais e amigos. Esta é uma maneira de exercitar a leitura e a escrita das palavras para depois realizar as atividades de leitura oral e ditado em sala de aula.
3ª atividade:
No decorrer da semana, os alunos fizeram várias atividades com as duas fábulas, isso facilita na hora da reescrita, pois só escrevemos apoiados no que conhecemos.
Comece pedindo aos alunos para lerem em voz alta a fábula a ser reescrita, relembre os elementos principais da fábula oralmente e escreva no quadro o título da fábula e a moral.
Cada criança recebe uma folha de papel e reescreve a fábula escolhida. Antes de entregar oriente-os a relerem o que escreveram para corrigir, acrescentar ou modificar sua escrita.
Uma ideia de exercício de revisão é escolher e digitar a reescrita de um aluno, sem identificá-lo, e distribuir cópias para fazerem a revisão do texto individualmente e depois no quadro com toda a turma.
Sites de fábulas animadas, ilustradas e em quadrinhos:
http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
Avalie durante a realização das atividades:
- Se o aluno participa expressando sua opinião de maneira clara e coerente;
- Se lê com fluência e entonação;
- Se ouve e discute com os demais colegas de maneira educada e sem ser repetitivo;
- Se reescreve a fábula utilizando os elementos próprios de sua narrativa;
- Se procura fazer a revisão de sua escrita com atenção, reflexão e auxílio do professor.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/04/2015
Quatro estrelasAmei muito o site por que me ajudou muito em um trabalho de escola tirei 10 r no boletim todas as materias 10.