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LENDO DIFERENTES VERSÕES DA MESMA HISTÓRIA

 

14/09/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva e Miriam Abduche Kaiuca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Ler e comparar o que foi lido com outras versões da mesma história;
  •  Identificar e confrontar as semelhanças e diferenças observadas em cada versão;
  •   Construir hipóteses sobre a história escolhida;
  •  Criar uma nova versão para a história escolhida.
Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

 Comece o trabalho conversando com os alunos, dizendo o título da história “PEQUETITO” e perguntando se eles a conhecem. É provável que eles não conheçam, mas explore as ideias que fazem sobre uma história com este título, o que pensam ou imaginam. Seria interessante escolher um aluno para ser o escriba e anotar o que for dito pelos colegas.

Quando todos estiverem curiosos para ouvir a história, faça a leitura em voz alta e peça para que imaginem cada cena como se estivessem no cinema.

Ao longo da leitura, é importante fazer pequenas pausas e perguntar aos alunos como a personagem  vai resolver a situação ou como deve estar se sentindo.

Pequetito

     Era uma vez um casal que só depois de muito esperar e pedir aos deuses conseguiu ter um filho. O menino nasceu com saúde e era bem bonito, mas nunca cresceu, e por isso recebeu o nome de Pequetito.

     Assim equipado, Pequetito partiu, navegando até a capital, Quioto, onde foi ter ao casarão de uma família que se encantou com ele e o convidou para morar ali.

     Um dia Pequetito viajou com a filha de seus anfitriões, uma linda jovem que gostava muito dele. No caminho um ogro os atacou, dizendo que queria raptar a moça. “Primeiro vai ter que lutar comigo!”, o corajoso rapaz exclamou, brandindo a agulha.

     O ogro riu, agarrou-o e sem perda de tempo o engoliu.

     Lá no estômago do ogro, Pequetito o espetou tanto com sua agulha que o malvado papão o cuspiu fora. Assim que se viu livre., o moço lhe furou os olhos com a agulha. O ogro gritou de dor e correu, deixando cair um pequeno objeto de metal. “É um martelo mágico que realiza desejos”, a jovem explicou. “Então me dê uma martelada, para ver se me faz crescer”, o rapaz falou. A filha de seus anfitriões lhe martelou a cabeça com toda a força…e Pequetito se transformou num samurai alto e garboso, com quem ela logo se casou.

 PHILIP, N. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, p. 23.

Concluída a leitura, promova uma discussão sobre a história, como imaginaram alguns acontecimentos, como era o cenário de algumas cenas, se concordam ou não com a atitude das personagens , se gostaram de como terminou a história.

Após a discussão, releia com a turma as ideias inicias que tiveram sobre a história e comparem se conseguiram descobrir ou não do que se tratava.

2ª atividade:

 Pergunte aos alunos se conhecem  outra versão da história “Pequetito”. Caso ninguém mencione, apresente a versão de Charles Perrault, O Pequeno Polegar.

Apresente a história no data show ou se preferir na sala de informática, cada aluno ou dupla acompanha a leitura feita pelo professor no computador. Para isso, utilize o site: http://www.contandohistoria.com/o_pequeno_polegar.htm 

Depois da leitura, peça às crianças para compararem a história do Pequetito com a do Pequeno Polegar, primeiro explore oralmente as observações feita pelos alunos. Em seguida, entregue um roteiro de observação para escreverem o que acabaram de dizer e analisarem outras partes da história.

Ex:

HISTÓRIAS

PEQUETITO

O PEQUENO POLEGAR

PERSONAGEM PRINCIPAL E SUAS CARACTERÍSTICAS

PERSONAGEM SECUNDÁRIO E SUAS CARACTERÍSTICAS

ONDE SE PASSA A HISTÓRIA

ACONTECIMENTOS E DESFECHO DA HISTÓRIA

Professor, faça a leitura de uma versão portuguesa chamada  Manuel Feijão, mas antes converse com a turma sobre o texto: trata-se de uma versão muito antiga trazida do Porto e dos Açores com  uma lingagem típica da região.

MANUEL FEIJÃO

Dois casados viviam muito tristes por serem já velhos e não terem filhos, Vai a mulher disse uma vez:

— A cousa que eu mais queria neste mundo era ter um filho, ainda que ele fosse do tamanho de um feijão.

Passados tempos, quando menos o esperavam, a velha teve um filho, tão pequerruchinho, tão pequerruchinho, que era mesmo do tamanho de um feijão. Criou-se o menino, e puseram-lhe o nome de Manuel Feijão; a mãe nunca tirava o sentido dele, e ainda assim muitas vezes o perdia. De uma vez foi botar umas gavelas ao boi, e entre elas tinha-se perdido Manuel Feijão e o boi engoliu-o. A mãe muito apoquentada começou a gritar por toda a parte:

- Manuel Feijão! Manuel Feijão!

Ele respondia dentro da barriga do boi:

— Crós, crós!

 — Manuel Feijão, onde estás?

— Crós, crós! Na barriga do boi.

 A mãe pôs-se a aparar o que o boi fazia, e assim tornou a achar Manuel Feijão todo sujinho; lavou-o muito bem lavado, mas o pequeno era muito traquina, não tinha medo dos bois, e até os queria levar para o campo. Metia-se-lhe numa venta, e assim os guiava para pastar e para voltar para casa, e até para levar no carro o jantar ao pai.

De uma vez teve uma necessidade, e abaixou-se debaixo de uns feitos; ora andava por ali uma cabra a pastar, e indo comer os olhinhos do feito, engoliu Manuel Feijão. A mão ficou desta vez mais aflita porque o pequeno não aparecia; a cabra com as dores de barriga, corria por combros e valados, mas sempre vinha dar à horta do pobre lavrador; por fim cansado de escorraçar a cabra, temendo que fosse coisa ruim, o pai de Manuel Feijão deu uma estourada na cabra, e matou-a, e atirou com ela para o meio da estrada. Veio de noite um lobo e comeu as tripas da cabra, e lá se foi Manuel Feijão aos tombos dentro da barriga do lobo. Começou a dar-lhe voltas nas tripas, e o lobo com as dores subiu-se por um pinheiro acima. Nisto vêm uns ladrões carregados com uns sacos de dinheiro, em cima de um macho; Manuel Feijão faz com que o lobo se atire lá de cima, arrebentou no meio do chão, e os ladrões fugiram espantados. Manuel Feijão assim que apanhou o lobo com as tripas de fora, saiu lá de dentro, e subiu para o macho, meteu-se dentro de uma orelha e começou a beliscá-lo. O macho botou a fugir, a fugir, e ele guiou-o para a casa do pai, e chegou à porta ainda de noite, a fazer muito estrupido.

 Perguntaram de dentro:

— Quem é que está aí?

— Ê Manuel Feijão, crós, crós!

A mãe conheceu-o, veio abrir à pressa; abraçou-o, lavou-o, e o pai foi descarregar o macho e guardar os sacos de dinheiro, e foram todos muitos felizes.

http://www.consciencia.org/o-pequeno-polegar 

Faça a comparação com as outras histórias escrevendo como na tabela anterior.

3ª atividade:  

Proponha aos alunos que formem duplas ou trios para criarem uma nova versão da história. Chame atenção deles para o tamanho do menino, os objetos que ganha, onde ele nasceu,para onde iria, que dificuldades ele poderia encontrar pelo fato de ser pequeno, como ele resolveria os problemas e como terminaria a história.

Se quiser, coloque sua personagem no mundo de hoje, vivendo entre pessoas e objetos modernos.

Por último, cada grupo troca de história com o outro: lê o texto produzido pelos colegas, dá sugestões, corrige e elogia. Depois desfaz a troca e o grupo lê e realiza a revisão da história seguindo ou não os comentários dos outros.

Sugiro uma roda de leitura para todos poderem apreciar as histórias criadas pela turma e ainda podem ilustrá-las.

Quando chegou a hora de mandá-lo conhecer o mundo, seus pais lhe deram uma agulha para servir de espada, uma cuia de comer arroz para ser seu barco e um par de palitos para fazer as vezes de remos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie durante a realização de cada atividade:

Se o aluno leu e comparou as versões da história.

Se o aluno conseguiu identificar semelhanças e diferenças entre as histórias.

Se o aluno participou com sugestões, argumentos e foi entendido por todos.

 Se  aluno colaborou com os outros colegas na produção do texto.

Se aluno realizou a revisão do seu texto e do colega.    

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Auleni Dias Freitas de Moraes, Nossa Senhora de Fátima , Mato Grosso - dijo:
    au.leni@hotmail.com

    19/09/2010

    Cinco estrelas

    Apreciei muito a aula, pois a mesma nos permite ler e recriar os textos já conhecidos, com isso os alunos podem dar "asas" à imaginação, ir além do conhecido.


Sem classificação.
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