Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo a bola da ginástica rítmica desportiva.

 

23/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o aparelho bola da ginástica rítmica desportiva;
  • Reconhecer e vivenciar os elementos corporais obrigatórios da bola na GRD;
  • Utilizar o aparelho bola como possibilidade lúdica e de criação em grupo dentro dos trabalhos de ginástica;
  • Vivenciar as habilidades corporais para manusear a bola na prática da ginástica rítmica desportiva.
Duração das atividades
150 minutos ou 3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Materiais

  • Cone;
  • Aparelho bola da GRD;
  • Aparelho de som;
  • CDs de músicas variadas (se possível pedir aos alunos, em aula anterior, para que tragam CDs de suas preferências);
  • Aparelho de DVD, caso o professor queira ilustrar a aula com os vídeos sugeridos em recurso complementar.   

Para as práticas e vivencias dessa aula será necessário um aparelho bola para cada aluno, se for difícil para a escola adquirir os materiais, sugere-se substituir por bolas de “PVC” (ou dentinho de leite).

Atividade 1

Iniciar a atividade com a pergunta: Sabemos que em vários esportes se utiliza a bola como material indispensável. Levando em consideração todo e qualquer esporte e os movimentos que os atletas fazem com a bola, quem poderia exemplificar ou descrever, ou mostrar alguns desses movimentos? A idéia é identificar o maior número de movimentos que utilizam a bola, para compor um repertório de movimentos para viabilizar a prática a seguir:

  1. Dividir a turma em grupos menores (sugere-se 4 ou 5 grupos).
  2. Cada grupo deverá escolher uma música a seu gosto.
  3. Os grupos continuarão os estudos iniciado com a pergunta feita anteriormente, identificando e pesquisando movimentos esportivos (ou não, para ampliar as possibilidades de movimento) que usam o objeto bola de uma forma ou de outra.
  4. Os grupos escolherão oito movimentos e organizarão em sequência (um após o outro), de forma que criem uma estrutura de oito movimentos com bola.
  5. Usarão a música escolhida para organizar o tempo e a harmonia entre os movimentos.(opcional).Após a escolha dos movimentos e suas sequências, os grupos terão um tempo para memorizar esta estrutura criada.
  6. Concluída da atividade: cada grupo irá apresentar o que criou para o restante da turma.

Continuar a atividade com outra pergunta: existe uma relação dos movimentos identificados anteriormente com a prática do GRD, mais específico o aparelho bola?

A idéia é levar os alunos a perceberem que os elementos corporais do aparelho bola são originários de movimentos cotidianos. Aprimorados, somados a harmonia do balé e a ginástica se tornam repertório para atletas de GRD mostrar seus espetáculos. Sugere-se assistir o vídeo “Dominika Cervenkova CZE 2004 Aeon Ball” – em recurso complementar.

Atividade 2

O professor identificará, descreverá e exemplificará os elementos corporais:

  • Rebote rítmico, que nada mais é quicar a bola no chão ou no próprio corpo;
  • Rolamento livre sobre o corpo.

Neste momento propor um jogo de estafetas:

a)      Mantendo os mesmos grupos da atividade anterior;

b)      Colocar todos sentados em fila indiana;

c)      Entregar a bola para o primeiro da fila;

d)     A bola deve ser passada sem usar as mãos fazendo com que a bola role de uma perna para outra, passando por todos da equipe;

e)      Vence o grupo que levar a bola corretamente ate o final da fila e voltar com ela, da mesma forma, ao primeiro.

  • Rolamento sobre o solo. Neste momento proporá um jogo:

a)      Manter os mesmos grupos anteriores;

b)      Colocar os alunos em fila indiana;

c)      Cada grupo terá duas bolas;

d)     Será estipulada pelo professor uma distância a ser percorrida demarcada por dois cones (ver figura);

a)      O aluno deverá rolar a primeira bola sobre o solo na direção do cone e lançar à segunda para o alto, recuperando as duas bolas próximas ao mesmo cone, seguindo a direção da seta;

b)      Realizado a tarefa o aluno trará de volta as bolas para o próximo colega da fila e assim sucessivamente, até que todos façam a atividade;

c)      Vence a equipe que completar primeiro a tarefa.

  • v  Circundução.
  • v  Movimento em oito.
  • v  Lançamento e recuperação.
  • v Rotações
  • v Quicadas
  • v Lançamentos

Sugere-se assistir ao vídeo “Ginástica ritmica bola” – em recurso complementar.  

Atividade 3

Propor a vivencia do circuito a seguir:

A.    Realizar o elemento corporal rebote rítmico do setor “A” ao “B”.

B.     Realizar 4 rolamentos livres pelo corpo e 2 lançamentos com 2 recuperação do setor “B” ao “C”.

C.     Realizar um equilíbrio com a bola por pelo menos 3 segundos.

D.    Rolar a bola ate o cone e retornar ao setor “D”.

E.     Realizar 2 movimentos de circundução alterando com 2 movimento em oito.

F.      Realizar e 3 lançamentos com 3recuperação, alternando com 3 equilíbrio da bola.

Atividade 4

Demonstra algumas possibilidades de formação para composição das séries de ginástica.

- diagonal

 xx

         xx

                xx

                         xx

- circular

- dois a dois

                           x

                           x

  x                                              x

  x                                              x

- cruz

                      x     x    x  

                             x

                             x

                             x

- reta

 x  x  x  x  x   x  x  x

- formação em  "v"

 x                                     x

     x                          x

           x              x

                 x                 

Atividade 5

Propor um novo momento para os alunos criarem uma estrutura de movimentos coreográficos com o aparelho bola, usando os elementos corporais trabalhados nesta aula.

  • A turma será dividida em grupos menores, poderão ser mantidos os grupos anteriores;
  • Cada grupo irá escolher uma música de seu agrado para orientar o tempo e a harmonia de execução dos movimentos;
  • As estruturas coreográfica terão que apresentar 4 equilíbrios da bola, 4 lançamentos e recuperações, 1 rolo livre pelo corpo, 2 rolos pelo solo, 1 movimento em oito, 1 circundução e 3rebote rítmico;
  • Será destinado um tempo para que os alunos criem e memorizem a coreografia;
  • Concluída a coreográfica, cada grupo apresentará para o restante da turma o que criou;
  • Os próprios alunos, após todas as apresentações, irão julga se os grupos conseguiram executar todos os elementos corporais pedidos;
  • Não tem vencedor.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos identificaram o aparelho bola da ginástica rítmica desportiva;
  • Perceber se os alunos reconheceram os elementos corporais obrigatórios da bola na GRD;
  • Perguntar aos alunos de foi divertido utilizar o aparelho bola como possibilidade de vivenciar jogos e brincadeiras;
  • Reunir a turma em roda e propor uma conversa sobre o aproveitamento dos alunos nos trabalhos relativo às habilidades corporais necessárias para manusear a bola na prática da ginástica rítmica desportiva.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marcia Tegangno, Prefeitura da Cidade de São Paulo , São Paulo - disse:
    marciatete@gmail.com

    31/10/2013

    Cinco estrelas

    Achei este plano de aula muito bem elaborado, nos mínimos detalhes, e com um grau de entendimento muito fácil. Parabéns!


  • toia, toia , Minas Gerais - disse:
    vytorinhabebe@hotmail.com

    15/09/2012

    Cinco estrelas

    muito bom achei essa explicaçao muito boa mesmo obrigada pela sugestao


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.