23/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nenhum.
Materiais
Para as práticas e vivencias dessa aula será necessário um aparelho bola para cada aluno, se for difícil para a escola adquirir os materiais, sugere-se substituir por bolas de “PVC” (ou dentinho de leite).
Atividade 1
Iniciar a atividade com a pergunta: Sabemos que em vários esportes se utiliza a bola como material indispensável. Levando em consideração todo e qualquer esporte e os movimentos que os atletas fazem com a bola, quem poderia exemplificar ou descrever, ou mostrar alguns desses movimentos? A idéia é identificar o maior número de movimentos que utilizam a bola, para compor um repertório de movimentos para viabilizar a prática a seguir:
Continuar a atividade com outra pergunta: existe uma relação dos movimentos identificados anteriormente com a prática do GRD, mais específico o aparelho bola?
A idéia é levar os alunos a perceberem que os elementos corporais do aparelho bola são originários de movimentos cotidianos. Aprimorados, somados a harmonia do balé e a ginástica se tornam repertório para atletas de GRD mostrar seus espetáculos. Sugere-se assistir o vídeo “Dominika Cervenkova CZE 2004 Aeon Ball” – em recurso complementar.
Atividade 2
O professor identificará, descreverá e exemplificará os elementos corporais:
Neste momento propor um jogo de estafetas:
a) Mantendo os mesmos grupos da atividade anterior;
b) Colocar todos sentados em fila indiana;
c) Entregar a bola para o primeiro da fila;
d) A bola deve ser passada sem usar as mãos fazendo com que a bola role de uma perna para outra, passando por todos da equipe;
e) Vence o grupo que levar a bola corretamente ate o final da fila e voltar com ela, da mesma forma, ao primeiro.
a) Manter os mesmos grupos anteriores;
b) Colocar os alunos em fila indiana;
c) Cada grupo terá duas bolas;
d) Será estipulada pelo professor uma distância a ser percorrida demarcada por dois cones (ver figura);
a) O aluno deverá rolar a primeira bola sobre o solo na direção do cone e lançar à segunda para o alto, recuperando as duas bolas próximas ao mesmo cone, seguindo a direção da seta;
b) Realizado a tarefa o aluno trará de volta as bolas para o próximo colega da fila e assim sucessivamente, até que todos façam a atividade;
c) Vence a equipe que completar primeiro a tarefa.
Sugere-se assistir ao vídeo “Ginástica ritmica bola” – em recurso complementar.
Atividade 3
Propor a vivencia do circuito a seguir:
A. Realizar o elemento corporal rebote rítmico do setor “A” ao “B”.
B. Realizar 4 rolamentos livres pelo corpo e 2 lançamentos com 2 recuperação do setor “B” ao “C”.
C. Realizar um equilíbrio com a bola por pelo menos 3 segundos.
D. Rolar a bola ate o cone e retornar ao setor “D”.
E. Realizar 2 movimentos de circundução alterando com 2 movimento em oito.
F. Realizar e 3 lançamentos com 3recuperação, alternando com 3 equilíbrio da bola.
Atividade 4
Demonstra algumas possibilidades de formação para composição das séries de ginástica.
- diagonal
xx
xx
xx
xx
- circular
- dois a dois
x
x
x x
x x
- cruz
x x x
x
x
x
- reta
x x x x x x x x
- formação em "v"
x x
x x
x x
x
Atividade 5
Propor um novo momento para os alunos criarem uma estrutura de movimentos coreográficos com o aparelho bola, usando os elementos corporais trabalhados nesta aula.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/10/2013
Cinco estrelasAchei este plano de aula muito bem elaborado, nos mínimos detalhes, e com um grau de entendimento muito fácil. Parabéns!
15/09/2012
Cinco estrelasmuito bom achei essa explicaçao muito boa mesmo obrigada pela sugestao