Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corpo e Sociedade: a magreza como padrão de beleza no mundo moderno

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar diferentes padrões de beleza do corpo ao longo da historia da humanidade.

Identificar os principais riscos presentes em técnicas de emagrecimento radicais.

Identificar os principais sintomas do distúrbio alimentar conhecido como anorexia nervosa.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, essa aula faz parte de um plano de unidade que pretende debater os diferentes significados do corpo no mundo contemporâneo. Nessa aula, o professor irá apresentar para os alunos diferentes padrões de beleza do corpo ao longo da historia da humanidade. Numa perspectiva mais atual irá explorar o tema da anorexia e debater os riscos existentes em técnicas radicais de emagrecimento.   

Atividade 1:

A primeira atividade da aula será a leitura da reportagem veiculada no site www.g1.globo.com – “64% das universitárias brasileiras estão insatisfeitas com o corpo”. Essa atividade poderá ser realizada no laboratório da informática – com a leitura diretamente no site – ou ainda na sala de aula regular com uma cópia da reportagem.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/06/64-das-universitarias-brasileiras-estao-insatisfeitas-com-o-corpo.html  

Os alunos deverão ler uma vez a reportagem. Após o término da primeira leitura, o professor irá apresentar uma ficha que deverá ser respondida individualmente pelos alunos. Esclareça eventuais dúvidas dos alunos sobre as perguntas da ficha e peça aos jovens que realizem nova leitura da reportagem, porém, nesse momento, objetivando responder as questões.

1- qual o objetivo principal da pesquisa?

2- qual população que foi entrevistada na pesquisa?

3- como foi feita a pesquisa (a metodologia)?

4- quais as principais conclusões dos pesquisadores?

Atividade 2: 

Após a leitura e o preenchimento da ficha os alunos deverão iniciar, com a mediação do professor, um debate sobre a reportagem supracitada.

Caro professor, inicie o debate com uma provocação. Pergunte para os meninos e as meninas sobre a sua satisfação com o corpo. Procure seguir os passos da pesquisa analisada e observe se o índice de satisfação da turma com o corpo é semelhante com os indicados com as universitárias. Observe atentamente se os meninos apresentam índices de satisfação com o corpo semelhante aos das meninas. Em caso negativo (por exemplo, os meninos são mais satisfeitos com a aparência que as meninas) questione os alunos sobre o porquê dessa diferença.

1- Há maior pressão social para as meninas serem bonitas, quando comparadas aos meninos?

2- Na atualidade, na opinião de vocês, quais as características do corpo belo?

3- Na opinião de vocês, quais as características de um corpo saudável? Compare as respostas da pergunta 2 e 3.

Atividade 3: 

Apresente para os alunos as seguintes manchetes:  

“72 horas para mudar o seu corpo”

“Perca 8cm esse mês!”

“Dieta afrodisíaca: queima 6kg em um mês”

“Seu signo, sua dieta”

“Você + poderosa: menos 5cm de barriga em uma sessão”

Sem mencionar onde tais textos foram encontrados, pergunte para os alunos o que há de comum entre eles? Faça uma breve discussão sobre possíveis locais que essas manchetes tenham sido publicadas.

Em seguida apresente a revista “Corpo a Corpo – revista completa de beleza” – voltada principalmente para o público feminino.

http://corpoacorpo.uol.com.br/

Professor apresente para os alunos exemplares dessa revista ou de outras semelhantes no mercado e discuta os padrões de beleza veiculados pelas revistas. Como são os corpos das mulheres que estampam as capas de revistas? Discuta não apenas aspectos relacionados a magreza, mas também maquiagem, tipo de cabelo, roupas etc.

http://corpoacorpo.uol.com.br/beleza-fitness/fixos/anteriores.asp

Algumas questões para nortear o debate:

1- Há de fato um padrão de beleza nos dias atuais?

2- Em caso positivo, qual é?

3- Em diferentes sociedades ou na mesma sociedade em períodos históricos diferentes os padrões de beleza podem variar? Aponte exemplos.

Atividade 4: 

A insatisfação com o corpo constatado na pesquisa com as estudantes universitárias e com os próprios alunos em enquete realizada na atividade 2 da aula estimula comportamentos que buscam modelar corpo. Sabemos que essa modelagem do corpo conta com uma série de tecnologias: técnicas de alimentação, musculação, exercícios aeróbicos, cirurgia plástica, cosméticos, entre outras.

Essa constante insatisfação com o corpo e a culpabilização do sujeito pela não adequação aos padrões de beleza tem levado um número crescente de jovens (mulheres e homens) a desenvolverem transtornos alimentares que podem, em casos extremos, configurar um quadro de anorexia nervosa.

A última atividade da aula será uma pesquisa em grupo sobre o tema da anorexia. Cada grupo (máximo de cinco alunos) será responsável pela apresentação para os colegas de um dos temas indicados pelo professor. Cada grupo terá entre 5 e 10 minutos para realizar a exposição oral dos principais achados de suas pesquisas. Os temas sobre anorexia são:

1- Quem são as pessoas mais atingidas pelo distúrbio? (homens/ mulheres; faixa etária)

2- Como a anorexia se desenvolve? Quais são os primeiros sintomas que indicam que uma pessoa pode estar desenvolvendo anorexia nervosa?

3- Quais são os principais riscos para a saúde?

4- Quais são as formas de tratamento?

Ao final de cada apresentação, o professor deverá mediar um rápido debate objetivando aprofundar algum ponto que não tenha sido devidamente explorado na apresentação de algum grupo.

http://www.psicosite.com.br/tra/ali/anorexia.htm  

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/05/britanico-de-11-anos-trava-batalha-contra-anorexia.html  

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?138  

http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/308/anorexia-nervosa  

http://www.brasilescola.com/psicologia/a-anorexia.htm 

Recursos Complementares

Professor, leia a pesquisa na integra sobre a satisfação com a imagem corporal das universitárias brasileiras.

http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v59n1/v59n1a07.pdf 

http://www.brasilescola.com/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm 

Avaliação

Ao final da aula o professor reunirá a turma para uma revisão dos principais pontos debatidos:

1- Na atualidade, os jovens em geral estão satisfeitos com seus corpos?

2- Qual o principal conteúdo presente nas revistas sobre o tema da saúde e comportamento de jovens?

3- O que há de comum nas fórmulas de emagrecimento estampadas nas revistas?

4- Indique os principais sintomas e riscos da anorexia.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.