Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução à Química

 

01/02/2011

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as contribuições da Química para a sociedade atual;
  • Relacionar a evolução da Ciência Química com a evolução da sociedade;
  • Relacionar a evolução da ciência com a disciplina História.
Duração das atividades
Duas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Matéria.
Estratégias e recursos da aula

Leve para a sala de aula os seguintes cartolinas e materiais para a confecção de cartazes.

Aula 1:

Atividade 1:

Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, pergunte se eles já ouviram falar da Alquimia. É provável que os alunos relacionem o termo alquimia com contos que eles viram na televisão ou leram em livros.Após isso, explique aos alunos que a Alquimia era uma um conjunto que técnicas que visavam a transformação da matéria. Em seguida, leve os alunos para a biblioteca da escola. Os alunos deverão pesquisar nos livros sobre a alquimia, para sistematizar a atividade, eles deverão escrever um texto falando sobre a Alquimia. Deverá ser um texto por grupo e deverá constar a respostas das seguintes questões:

1 – O que é alquimia?

2 – Quais os objetivos fundamentais da Alquimia?

3 – É possível transformar qualquer metal em ouro?

Essa atividade poderá ser feita no laboratório de informática da escola, neste caso os alunos poderão pesquisar no site a seguir:

 

http://www.exatas.com/quimica/historia.html

Figura 1 – Alquimista

Fonte: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/img/image/Alquimia.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010 

Aula 2:

Atividade 2:

Após a atividade anterior, informe aos alunos que eles assistirão um vídeo sobre os início da química. Para isso reproduza o vídeo em uma televisão ou com o auxílio de um data show:

Tudo se transforma - Reações químicas - Os primórdios

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27581

Figura 2: Início do vídeo

Fonte: retirada do próprio recurso

Este vídeo fala sobre a utilização do fogo pela humanidade e das transformações químicas e físicas que foram utilizadas para a evolução da humanidade. Peça para que os alunos observem como a transformação foi utilizada para o desenvolvimento do homem. Para facilitar a compreensão do vídeo os alunos deverão responder as questões abaixo:

1 – Como o fogo influenciou na história da humanidade?

2 – O que é transformação?

3 – A curiosidade do homem influenciou no seu desenvolvimento? Justifique a sua resposta.

Depois que os alunos responderam as questões propostas. Explique o vídeo direcionando o assunto para o tema da aula, ou seja, para a evolução da Ciência Química.

Professor, peça para que os alunos anotem os tipos de homens que aparecem no vídeo (homem coletor, homem agrícola, etc) esse assunto será debatido pelo professor de História da sua escola.

Atividade 3:

Com o auxílio da pesquisa feita na biblioteca e do vídeo, os alunos deverão ilustrar a evolução da Química através de desenhos. Para isso, os alunos deverão utilizar cartolinas. Cada grupo deverá apresentar o seu desenho para os demais alunos.

Leve os alunos para o laboratório de informática da escola. Em seguida, informe aos alunos que será criado um blog.  Cada grupo deverá organizar as informações coletadas ao longo das aulas e colocar no blog.
Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.

Divulgue o blog por toda a escola.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tudo se transforma - Reações químicas - Os primórdios Vídeo
Recursos Complementares

Artigo da Revista Química Nova na Escola

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc01/resenha1.pdf

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das duas aulas. Avalie as atividades feitas por cada um dos grupos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.