01/02/2011
Marco G. B. Burlamaqui
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Leve para a sala de aula os seguintes cartolinas e materiais para a confecção de cartazes.
Aula 1:
Atividade 1:
Professor, divida a turma em grupos de três a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, pergunte se eles já ouviram falar da Alquimia. É provável que os alunos relacionem o termo alquimia com contos que eles viram na televisão ou leram em livros.Após isso, explique aos alunos que a Alquimia era uma um conjunto que técnicas que visavam a transformação da matéria. Em seguida, leve os alunos para a biblioteca da escola. Os alunos deverão pesquisar nos livros sobre a alquimia, para sistematizar a atividade, eles deverão escrever um texto falando sobre a Alquimia. Deverá ser um texto por grupo e deverá constar a respostas das seguintes questões:
1 – O que é alquimia?
2 – Quais os objetivos fundamentais da Alquimia?
3 – É possível transformar qualquer metal em ouro?
Essa atividade poderá ser feita no laboratório de informática da escola, neste caso os alunos poderão pesquisar no site a seguir:
http://www.exatas.com/quimica/historia.html
Figura 1 – Alquimista
Fonte: http://www.ribeiraopretoonline.com.br/img/image/Alquimia.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010
Aula 2:
Atividade 2:
Após a atividade anterior, informe aos alunos que eles assistirão um vídeo sobre os início da química. Para isso reproduza o vídeo em uma televisão ou com o auxílio de um data show:
Tudo se transforma - Reações químicas - Os primórdios
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27581
Figura 2: Início do vídeo
Fonte: retirada do próprio recurso
Este vídeo fala sobre a utilização do fogo pela humanidade e das transformações químicas e físicas que foram utilizadas para a evolução da humanidade. Peça para que os alunos observem como a transformação foi utilizada para o desenvolvimento do homem. Para facilitar a compreensão do vídeo os alunos deverão responder as questões abaixo:
1 – Como o fogo influenciou na história da humanidade?
2 – O que é transformação?
3 – A curiosidade do homem influenciou no seu desenvolvimento? Justifique a sua resposta.
Depois que os alunos responderam as questões propostas. Explique o vídeo direcionando o assunto para o tema da aula, ou seja, para a evolução da Ciência Química.
Professor, peça para que os alunos anotem os tipos de homens que aparecem no vídeo (homem coletor, homem agrícola, etc) esse assunto será debatido pelo professor de História da sua escola.
Atividade 3:
Com o auxílio da pesquisa feita na biblioteca e do vídeo, os alunos deverão ilustrar a evolução da Química através de desenhos. Para isso, os alunos deverão utilizar cartolinas. Cada grupo deverá apresentar o seu desenho para os demais alunos.
Leve os alunos para o laboratório de informática da escola. Em seguida, informe aos alunos que será criado um blog. Cada grupo deverá organizar as informações coletadas ao longo das aulas e colocar no blog.
Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os vídeos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor deverá ler os comentários de cada aluno e utilizá-los para a avaliação.
Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm
Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas idéias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conteúdo de outras aulas poderá ser colocado no blog.
Divulgue o blog por toda a escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Tudo se transforma - Reações químicas - Os primórdios | Vídeo |
Artigo da Revista Química Nova na Escola
Avalie a participação dos alunos ao longo das duas aulas. Avalie as atividades feitas por cada um dos grupos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/04/2013
Quatro estrelasMuito Bom!!!!
06/02/2012
Cinco estrelasExcelente aula! Gostei da maneira como o assunto foi exposto aos alunos. Aula dinamica e objetiva.